sábado, novembro 09, 2019

Lenda da Capela da Valada

Há uns treze, catorze anos andei a visualizar as páginas das escolas do concelho procurando matéria para publicação. 
Entre as coisas interessantes, encontrei este desenho e este texto relativo a uma lenda do nosso concelho, centrada na Valada. Será verdadeira? Será falsa? Não sei…, mas sei que praticamente o mesmo texto me surgiu na mesma altura para a Atouguia e que há tempos o Mirante o republicou relativamente uma terreola do distrito: Abitureiras.
Pela sua graça, aqui fica omitindo a autoria.




Dizem os meus avós que os avós deles contavam ter ouvido às pessoas mais antigas que quando foi a guerra das invasões francesas, as tropas montadas coma cavalos passaram aqui pela Valada e tentaram entrar na Capela com os cavalos.

Uns tentaram entrar pela porta da frente que tinha dois degraus e outros pela porta de trás que na altura era uma rampa com terra, mas nunca conseguiram entrar na Capela porque os cavalos ajoelhavam-se sempre recusando-se a entrar.

A Capela tem como Padroeira a Imagem da Nossa Senhora da Penha de França em homenagem a este acontecimento.



sexta-feira, novembro 08, 2019

A lenda da Mulher Morta

Ourém foi uma terra de cavaleiros e amazonas desde os mais longínquos tempos. 
Deambulavam por todo o lado subindo e descendo a colina do Castelo. 

Quem os via suspirava. Como seria bom acompanhar, fazer parte da vida daqueles seres tão dotados e abandonar as relações de servidão. 

Eu próprio, um dia me deixei apaixonar por uma amazona e sonhei visitar o seu castelo. Ela fugiu e tudo acabou… 

Mas esta história é mais triste, é-o tanto que o nome de uma terreola é o espelho da desgraça.




Conta-se que, em tempos idos, uma jovem se teria apaixonado por um cavaleiro e o seu amor foi correspondido. Mas o pai não aprovava a relação. Um dia, a filha tentou fugir, para se juntar ao amado. Escapou de casa e pôs-se a correr pela rua fora. 


O pai, completamente enlouquecido, iniciou uma perseguição atrás dela, com uma enxada na mão. Alcançou-a pouco depois, lançando com violência a enxada sobre a cabeça dela, o que a matou instantaneamente.


As pessoas do lugar ficaram tão impressionadas com a tragédia que decidiram prestar homenagem à desafortunada moça, enterrando-a no mesmo sítio onde a vida lhe havia sido retirada. E ergueram o cruzeiro que hoje ali se encontra.







Fonte: página de Facebook de Antonio Verdasca Verdasca

quinta-feira, novembro 07, 2019

Quem te avisa teu amigo é

Perguntámos ao simpático anfitrião qual a razão para uma capoeira tão estranha à entrada de casa.
- Sabem – explicou ele – quando tinha quinze ou dezasseis anos, em Ourém havia a mania de assaltar galinheiros e fugir com a bicharada cozinhando-as logo de seguida. Um dia, o João pôs-me ao corrente de uma tentativa de assalto à nossa quinta e eu tomei de imediato as providências. Claro que, para o compensar, eu próprio cozinhei aqui uns sete ou oito frangos e galinhas e convidei-o a ele, aos irmãos e aos primos.
Grande manhoso este João Passarinho. Avisa a potencial vítima para receber a compensação.
- Mas que medidas tomou?
- Abati as aves, cozinhei-as e pus estas imitações na capoeira. Na noite escura, eles não se aperceberiam…
- Nem com o estranho silêncio das aves?
- Galinha adormecida não faz barulho…
- Mas nunca lhe levaram as imitações…
- Curiosamente, não. Fizemos aqui uma grande festa com os frangos e as galinhas, mas os ladrões nunca vieram. Nem sequer tentaram…
Pois não, já lá estavam dentro…

quarta-feira, novembro 06, 2019

O primeiro casting no CFL

Quando a Lena regressou da reunião com o diretor, trazia um sorriso a iluminar-lhe a face. Todos ficaram admirados uma vez que as visitas àquela santa criatura acabavam sempre em sova.
- Então, Lena, tem alguma coisa para nos dizer? – perguntou a professora.
- Sim – respondeu a Lena – O Dr. Armando também quer falar com outra menina. Parece que há um grande desenhador de nome Garcês que vai criar a História de Ourém em BD. Ele pretende encontrar duas meninas que sirvam de modelo para as figuras da moura Fátima e da rainha D. Mécia. Será feito um casting aqui no Colégio, mas para já seremos as indicadas…
Claro que as outras miúdas ficaram todas ciumentas por aquela já ter sido escolhida e por suspeitarem de quem seria a outra. Havia lá raparigas tão bonitas: a Gracelinda, a Nicha, a Manuela, a Luísa… e aquelas já pareciam escolhidas… decerto alguém tinha praticado tráfico de influências.
- Já sabia disso – afirmou a professora. – Não calculava que o sr. Diretor o revelasse já. A verdade é que esperamos a visita do grande desenhador na próxima semana.
Mas, quando Garcês chegou ao CFL, pretendeu ser ele a escolher as meninas modelo. Assim, um dia vieram para o colégio todas bonitas, perfumadas, com um saiote até aos pés e uma blusa branca vaporosa para se proceder ao Casting. Não vos vou dizer quem o grande desenhador escolheu para seu modelo, quem assistiu lembra-se muito bem.
E a aula em que Garcês desenhou aquelas duas meninas processou-se à nossa frente e apreciámos os seus gestos, a maneira como olhava para as que desenhava, o modo como esboçava, o modo como sombreava as suas curvas. Era mesmo bom, o desenhador…
Do resultado deste trabalho vamos dar conta aos amigos desta página, publicando por inteiro a História de Ourém desenhada por Garcês. Avisamos desde já que alguns problemas com a legendagem a qual está muito esbatida na origem tornam por vezes as palavras difíceis de serem lidas. Não percebemos como uma edição que se pretendia de qualidade, patrocinada pela própria Câmara, tem legendas que mal se veem.
Quanto às meninas, deixo um desafio: quem acham que foram as escolhidas?

terça-feira, novembro 05, 2019

A aula de desenho no CFL

A verdade é que nunca tive jeito para desenho, mas recordo que as aulas não eram de todo desagradáveis. As cores, os instrumentos, o cheirinho dos materiais dava ao tempo ocupado nas mesmas um ar lúdico e relaxante.
Apesar dos dissabores, eu achava um piadão ao compasso e ao tira-linhas pelo menos na fase de esboço. E as magníficas retas que conseguia desenhar com o auxílio de uma régua estimulavam a autoconfiança. Quando era para passar a tinta é que borrava a pintura toda. As pobres circunferências que desenhava nunca acabavam no ponto em que começavam, não sei por que motivo havia sempre um desvio e o que aparecia era uma espécie de caracol.
Também gostava muito de colorir com guaches e as cores mais simpáticas eram o vermelho e o amarelo que utilizava abundantemente em livrecos para colorir. Mas mesmo as cores que usava eram geralmente tremendo borrão. Enfim, total falta de jeito.
Um dia, surgiu algo de novo, uma surpresa agradável. A Dra. Nazaré apareceu com uma garrafa e um banquinho. Pôs o banquinho em cima da secretária e aproveitou para colocar a garrafa sobre o mesmo, ficando assim à vista de todos nós embora em perspetivas diferentes.
- Vamos fazer o primeiro desenho à vista. Da posição em que estão, olhem na direção da garrafa e tentem passar a sua imagem para o papel. Reparem que há zonas mais e menos sombreadas. Experimentem sombrear de acordo com que veem.
E eu passei quase uma hora a sombrear, sombrear, sombrear. Como estava lindo o meu desenho e eu estava quase a dá-lo por acabado após alguma ajuda da professora.
Mas eis que um elemento novo veio perturbar a aula que tão bem estava a correr. Era o Sr. Nunes.
- A menina Borda d’Água é chamada ao Sr. Diretor.
A Lena tremeu como varas verdes. É que tinham passado poucos dias sobre o famoso assalto ao CFL em que uma loira de meias negras quase tinha enfeitiçado o simpático contínuo. Será que alguém desconfiava de alguma coisa em relação à Lena? A verdade é que ela nunca mais tinha usado as suas fantásticas meias, mas desde pequenino nos andavam a dizer que «todas as maldades que fizéssemos cá na terra, seriam pagas cá na terra» e ela pensou que era o dia em que iria pagar tudo…
O certo é que ficou aterrorizada e, quando passou junto ao banquinho, com um movimento involuntário, derrubou-o. A garrafinha partiu-se em mil bocados, espalhando-se completamente pelo chão.
E assim ficou estragada a minha aula de desenho. Não consegui concluir o gargalo da garrafa e a nota acabou por não premiar o meu esforço e apego. Tudo por causa de uma colega que um dia se disfarçou de loira com meias negras e ficou aterrorizada por ser chamada ao diretor…

segunda-feira, novembro 04, 2019

Escalada para a prisão


Terminado o pequeno-almoço, tentámos reter a imagem identificativa daquele local que nos deixou a mais profunda gratidão.
VALBOM, um vale a meio de uma encosta, passe a contradição. Um vale bom, ou melhor, um vale de gente boa.

Cá fora, o grande chefe apontou a torre virada a Santo Amaro.
- Meus amigos, após visita aos nossos amigos desaparecidos, temos de escalar aquela encosta para termos acesso ao local do nosso almoço. Dali, desceremos à antiga prisão, onde, como sabem, um dia foi prisioneiro o célebre João Passarinho.
- É, pá, aquilo custa muito a subir, eu vou de automóvel.
- É convosco, se não querem um bom treino para abrir o apetite.

Por volta da uma da tarde, começámos a convergir para a prisão. Lá estava o grande chefe sempre pronto a indicar-nos o caminho com ar de quem não tinha escalado a encosta, fresco como uma alface.
«Ucharia do Conde», que raio de designação, que se comerá por aqui?
Aos pouco começaram a chegar: uns, um pouco atrapalhados, a subir. Outro, mais afoito, a descer. A demonstração de que «quem sabe, sabe».
Seguiu-se um magnífico «Pernil à Ucharia com castanhas».
Bem regado, a todos deliciou, enquanto se ouviam constantes estórias da nossa Ourém onde a principal vedeta foi o Zé Domingos.
No final, o grande chefe fez o balanço do dia, das contas e novo encontro ficou marcado para 7 de Novembro do próximo ano. Claro que fica a questão: «E agora, Julito? Como vais encontrar pessoas tão boas como as que nos receberam este ano?»

A formosa amazona caiu do cavalo




Consta que em tempos passou pela nossa terra.
E logo pensou em desfrutar o prazer de um passeio com o seu fiel cavalo.
Saltou-lhe para o dorso e picou-o com as esporas.
O cavalo desatou a correr pela encosta: Catapum! Catapum! Catapum!
- Anda, cavalinho, corre, corre bem... leva-me depressa até Ourém...
E o cavalo corria o mais que podia.
Nisto, um cão atravessou-se-lhes no caminho. A formosa amazona esticou as rédeas com prontidão. O cavalo ergueu-se nas patas traseiras e quase tocou a copa das árvores que rodeiam a estrada. A menina foi frágil para aguentar esse movimento. Caiu para trás, bateu com o braço no chão...
Não tardou muito, foi socorrida. Permanecia desmaiada. O fiel cavalo estava junto dela, contemplando-a desalentado. Por todo o lado, as aves cantavam pedindo que acordasse. O próprio cãozito parecia triste com o mal que tinha provocado.
Pouco a pouco, foi recuperando...
- Ai o meu braço, que coisa horrível sinto...
- Vamos levá-la ao hospital. Pode ter algo partido...
- Não, não deixo o meu cavalo. E que podem lá fazer-me se nem o Raio-X têm activo? Vou pelos meus meios.
E afastou-se, deixando os diligentes oureenses boqueabertos...

domingo, novembro 03, 2019

A invasão da quinta do Valbom

No primeiro sábado deste Novembro nevoento, um grupo de cerca de vinte oureenses, quase todos nascidos no final da década de quarenta, reuniu-se junto à antiga casa do Manuel do Raul.
Após controlo de presenças, o grande chefe anunciou:
- Meus amigos, este ano vamos proceder a uma invasão da quinta do Valbom onde nos espera um delicioso pequeno almoço. A caminho…
E fomos por ali acima direitos a Santo Amaro, estacionando nas imediações da quinta. A aproximação foi feita em ritmo lento mas seguro, nada comparável à invasão de Alcochete.

- Ali está – disse o grande chefe.
Começámos a entrar e logo se ouviu:
- Béu! Béu!
Um belo canino amarelado olhava-nos com ar de poucos amigos. Todos se meteram com ele pois estava preso e não tinha corrente suficiente para esfacelar as pernas de algum dos septagenários.
Mas, mais à frente, apareceu uma figura muito amistosa:
- Venham à vontade tomar o vosso pequeno almoço.
E fomos por ali dentro apreciando tudo o que nos era dado ver.
Um anúncio de uma antiga taberna. Um lagar para pisar uvas, imensos objetos interessantes. Lá à frente uma sala com três mesas enormes, muitas cadeiras e o simpático convite:
- Podem sentar-se. Comam, divirtam-se eu ainda tenho um bocado de borrego guisado que vou trazer.
O ataque às chamuças, pastéis de bacalhau, rissóis e brindeiras de mel e canela processou-se logo, bem acompanhado por excelente Medieval da lavra do Luís Sampaio Reis.
Mas que amabilidade a do nosso anfitrião! Eu acho que nunca fui tão bem tratado em Ourém.
Cabe dizer que o José Carlos de Oliveira Santos confraternizou, nos nossos catorze / quinze anos, com muitos de nós, sendo até conhecida uma fotografia em que ele e o célebre João Passarinho faziam mil tropelias em cima de um simpático burro que nem queixar-se podia tal era o peso.
E o borrego estava divinal como podem ver na foto que com certeza vão invejar.
Bem comidos, o anfitrião contou-nos um pouco da história daquele espaço.
- Sabem, esta quinta foi comprada pelo meu avô ao Álvaro Mendes (posso estar a indicar mal o nome). Mas era adorada pelo padre Ferreira.
- O padre Luís Ferreira.
- Sim ele morreu há algum tempo e consta que gostava tanto deste espaço que, de quando em quando, sente-se a sua alma a passar por aqui.
Comecei logo a sentir coisas. Então aquela sala estava assombrada e logo pelo terrível padre Luis Ferreira, o homem que de antes do 25 de Abril me perseguia com artigos reacionários na imprensa local, o homem que utilizava a liberdade trazida naquela data para tentar combater os que a queriam gozar. O mesmo Luís Ferreira (LF) que há uns dez anos me acusou de o querer enviar para o Campo Pequeno. Não, aquela casa tão acolhedora não pode estar assombrada por aquela alma que eu considerava de todo maquiavélica…
Afastei rapidamente aquele pensamento e o leve esvoaçar que se sentiu na sala permitiu ver que a maléfica presença se tinha evadido.
O simpático anfitrião concluiu a sua narrativa e o grande chefe do Poço aproveitou para fazer a história de como os nossos encontros terão começado. Foi um momento empolgante, muito sentido que terminou com mais um convite:
- Tenho aqui um bolo para comemorarem os vossos 34 encontros. Podem comê-lo já, mas será melhor fazerem o vosso almoço e virem cá depois para o saborearem.
Claro que o grande chefe convidou aquela simpática criatura e a esposa para o nosso almoço, convite que foi declinado por motivo de outros compromissos,
Antes de sairmos ainda pudemos ouvir a história de amor que uniu aquele simpático casal e os trouxe até à nossa terra para nos poder ofertar maravilhas como a que de ontem fomos objeto. Já não há pessoas assim…

O baú da casa dos fantasmas



Resultado da última colheita no baú oureense, apreciem esta gravura de um "diploma" conferido pela Sociedade Protectora dos Animais" lá para os anos 30 do século passado.
Encontrei-o um dia que vadiava, abrindo e fechando gavetas, pela casa dos fantasmas.
Os desenhos - gatos, cães, veados,... - pela simplicidade e perfeição são engraçadíssimos. A motivação também: alguém foi declarado sócio efectivo daquela incontornável associação. As letras préviamente impressas eram como que desenhadas...
Há ternura, ingenuidade em tudo o que repousa naquela página.
Um mundo já tão diferente do nosso!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...