sábado, maio 20, 2006

Pobres reformados

Diz o Expresso que o Governo prepara o ataque ao 14º mês dos reformados, correspondente ao subsídio de férias, citando o secretário de EStado do Orçamento, Emanuel Santos.
Mais uma vez mostram a coragem que o PSD e a chamada direita nunca têm, tomando as medidas necessárias contra tudo e contra todos... é pena é que se esqueçam da casta ultraprotegida em que pululam.
Dizem-se socialistas, mas o que socializam é a miséria...
Unânime deprimência

A acta de 2 de Maio das reuniões da casa amarela é o testemunho da preparação de mais um ataque urbicida à nossa terra, com pontaria para a aldeia de Castela e sob o pretexto circulação e estacionamento na envolvente Centro de Saúde. Desta vez, com a unânime conivência dos vereadores do PS.
É lamentável!

sexta-feira, maio 19, 2006

A arte do OUREM
A capa do nosso CD



Bolas!
Vocês estão de todo!
Nem um comentariozinho para animar isto. Fazem-me lembrar o presidente David que não passa cartão a ninguém.
Deixo-vos...
... com a capa que idealizei para o CD e para o segundo volume do estórias, se o houver. Antes, virámo-nos para os moinhos e encontrámos pela frente a casa do Largo de Castela, agora contemplamos os CAstelos e uma torre que me traz imensa saudade e que a trupe já destruiu.
Serviços de informação das autarquias – 15
As câmaras e a eficiência a nível de Navegação

O concelho mais eficiente em termos de concretização das condições de Navegação na página da autarquia é Vila Nova de Famalicão com um ratio de 8,71 entre o valor do critério e a despesa corrente per capita do município.
Curiosamente, Famalicão, no distrito de Braga, ainda não tem todas as funcionalidades do critério implementadas, mas mesmo assim consegue mostrar a forma mais económica de o fazer. Também é curioso o facto de, falando com pessoas que têm neste momento um relativo conhecimentos destas páginas, ninguém se ter apercebido do facto. E, se os meus amigos visitarem aquela página, descobrirão com facilidade algumas razões para muito deste sucesso.
Ourém queda-se pela 163ª posição com um valor de 1,26 no ratio calculado. Note-se que esta posição é melhor que a classificação de Ourém em Navegação.
Se Ourém tivesse a eficiência de Famalicão, poderia ter um valor para a maturidade em termos de Navegação de 2,304 o que significa que aproveita qpenas 14% do que poderia aproveitar. Por outro lado, aquele número significa que Ourém poderia ter todas as funcionalidades de Navegação implementadas gastando cerca de 2,3 vezes o que os mais eficientes gastam.
Enfim, valha-nos o novo edifício... será que vai ter ratios semelhantes?

Notas: se quiserem encontram aqui a folha de cálculo de que me servi para estes resultados. Podem brincar com ela e, se virem algum erro, avisem...
Giro

Giro é o que está para vir...
Destroem-nos Ourém.
Poluem-nos o ambiente.
Lixam-nos o estacionamento.
E mandam-nos um autocarro para deslocações que ainda por cima temos de pagar.
É Giro, não é? Quer dizer, ainda brincam com o pessoal!

Notícia no NO.
042240

Já falta pouco para mais um número giro. Claro eu sei que, lá mais para a frente, estará o 044440, mas temos de comemorar estas coisas.
E vamos fazê-lo...
À sua passagem, divulgarei, na nossa secção A arte do OUREM, a imagem tratada da nossa terra que utilizarei para capa do nosso CD e, eventualmente, no segundo volume do estórias.
Acelerem então as vossas consultas...
Serviços de informação das autarquias - 14
A eficiência da Navegação

Esgotámos as funcionalidades da Navegação, mas podemos falar um pouco acerca da eficiência da construção das condições de Navegação nas páginas das autarquias.
A solução a que recorremos é rebuscada, de recurso, mas interessante.
Como sabem, fizemos um inquérito às autarquias acerca dos seus gastos. A taxa de não resposta levou a que não possamos utilizar o seus resultados.
Mas há alternativas.
O INE tem dados acerca da despesa corrente das câmaras e da população residente dos concelhos.
É discutível, mas eu julgo que posso utilizar o valor da despesa corrente como um elemento para apoio à análise da eficiência. Na realidade, nessa despesa, as câmaras integram, entre outras, a que realizam com o seu serviço de informação. Está lá uma fatiazinha de tudo que, tendencialmente, irá para valores estardizados.
Podemos construir um ratio entre a despesa corrente e a população, e utilizá-lo para calcular um índice de eficiência do critério, neste caso, Navegação.
Depois, podemos escolher o concelho com o melhor ratio. Não vemos razão para as câmaras não trabalharem em termos de sistemas de informação de acordo com as melhores práticas. Isto é importante, porque significa que podemos utilizar como referência um concelho que nem sequer tenha todas as funcionalidades da Navegação implementadas. O que interessa é que não gaste rios de dinheiro no que faz...
Escolhido o melhor, podemos determinar os valores que os concelhos teriam se trabalhassem nas condições do melhor e, seguidamente, medir o desperdício.
Vamos lá então...

quinta-feira, maio 18, 2006

Serviços de informação das autarquias - 13
Facilidade de utilização



Como nem tudo pode ser mau nesta vida, a nossa página foi considerada "fácil de utilizar" pelos seus observadores.
Isto está de acordo com o que se passa no país, onde o distrito de Bragança tem a honrosa marca de 100% dos concelhos com páginas com essa característica (de acordo, com informação dos observadores, isto passou-se porque, prejudicando a diversidade de páginas, alguém aplicou o mesmo formato a todos os concelhos de distrito e só varia o que está lá escrito...).
Os piores distritos serão Beja, Açores e Faro de qualquer modo com valores superiores aos 50%.
Serviços de informação das autarquias – 12
Serviço de ajuda



Integrando-se num distrito onde 52% das páginas das autarquias dispoem de Serviço de Ajuda à sua utilização, a página da nossa câmara contribui para uma pior imagem do distrito que, apesar de tudo, é o que apresenta melhor valor a nível nacional.
Seguem-se-lhe o Porto com 33% e Braga com 29%.
No outro extremo, nos distritos de Castelo Brano, Vila Real e Beja essa funcionalidade não se encontra em qualquer concelho.
A média nacional queda-se pelos 15%
A arte do OUREM



Consta-me que eles também querem destruir este convidativo e relaxante espaço.
Aqui fica uma das suas últimas imagens obtida enquanto ainda se mantém de pé.
É a arte do OUREM a acompanhar, passo a passo, o lamentável processo da sua descaracterização...
Worried life time blues

Gente!
Dia para passar com essa coisa horrível das avaliações.
Não preparei nada, perdoem... talvez lá para a tarde.
Deixo-vos com uma daquelas canções do Clapton de oito minutos e solos intermináveis.
Melodicamente não é das mais engraçadas, de acordo com o meu gosto. Arranha um bocadinho, tem solavancos... mas tem pormenores notáveis.
Então oiçam, se resistirem...

Oiça Worried Life Blues por Eric Clapton

quarta-feira, maio 17, 2006

Serviços de informação das autarquias - 11
Indicador de localização



Muitas páginas fazem acompanhar a sua consulta de um indicador permanente de localização, que, naturalmente, ganha mais relevo em sítios com uma estrutura complexa.
Este é um daqueles casos em que eu não confio muito nos resultados da observação que vos estou aqui a disponibilizar já que senti nos alunos muitas vezes a confusão com o anterior. De qualquer modo, aqui ficam os resultados.
Ourém não apresenta esse indicador. De acordo com os nossos observadores, ele existirá em 64,3% dos sítios do país.
Os distritos referência são Aveiro, Porto e Bragança com valores superiors a 90% e o mais carente será o de Vila Real apenas com indicador em 14% dos sítios. O distrito de Santarém, com a ajuda da nossa terra queda-se por uns 71%.
A formosa amazona - 2

Esqueci-me de coomprar o Woody desta semana, por isso, há pouco, voltei ao posto de venda de jornais.
Resolvi atravessar o jardim onde me tinha parecido reencontrar a formosa amazona que nunca mais esqueci. A esta hora não são precisos cuidados especiais, mesmo que encontre algum ser desagradável, tenho com certeza antídoto para ele...
Mas a preocupação era outra...
Por onde andaria ela?
Será aquela na clareira que parece dar descanso à montada?
No jardim, procedia-se à actividade de rega. Cascatas e cascatas de água derramadas por tudo que é sítio. Rega que parecia não deixar um bocadinho de caminho disponível. Tantas vezes que os vi, mesmo em momento de seca, regarem o lixo...
Os pombos esperavam a um canto que aquele dilúvio que nada poupava parasse para começarem a deslocar-se de um lado para o outro. Mais ao lado duas senhoras tentavam distribuir imagens de santos a quem passava. Ao fundo, o imponente edifício da Assembleia.
E recordei: voltou um estranho silêncio. Que andará o nosso primeiro a congeminar?
Mas da formosa amazona nem sinal...
Serviços de informação das autarquias – 10
O mapa do tesouro



Muitos desenhadores de páginas web consideram útil a existência de um mapa geral do sítio.
Isso não aconteceu em Ourém nem em quase 52% dos concelhos do país.
São referência quanto a esta matéria Vila Real com 93% das páginas dos concelhos a ostentarem mapa, Setúbal e Bragança onde as percentagens descem para 85% e 83%, respectivamente.
A Madeira (27%), Coimbra (24%), Évora (21%) e Beja (21%) são os distritos onde é mais raro encontrar esta funcionalidade nas páginas das autarquias.
Navegar, Navegar
Fausto

Navegar navegar
Mas ó minha cana verde
Mergulhar no teu corpo
Entre quatro paredes
Dar-te um beijo e ficar
Ir ao fundo e voltar
Ó minha cana verde
Navegar navegar

Quem conquista sempre rouba
Quem cobiça nunca dá
Quem oprime tiraniza
Naufraga mil vezes
Bonita eu sei lá

Já vou de grilhões nos pés
Já vou de algemas nas mãos
De colares ao pescoço
Perdido e achado
Vendido em leilão
Eu já fui a mercadoria
Lá na praça do Mocá
Quase às avé-marias
Nos abismos do mar


navegar navegar...


Já é tempo de partir
Adeus morenas de Goa
Já é tempo de voltar
Tenho saudades tuas
Meu amor
De Lisboa
Antes que chegue a noite
Que vem do cabo do mundo
Tirar vidas à sorte
Do fraco e do forte
Do cimo e do fundo
Trago um jeito bailarino
Que apesar de tudo baila
No meu olhar peregrino
Nos abismos do mar

terça-feira, maio 16, 2006

Serviços de informação das autarquias – 9
Facilidades de extracção



Contrariamente ao que poderia pensar-se, a página da nossa autarquia até cria algumas facilidades de extracção de informação, organizando ficheiros Adobe para alguns relatórios, formulários e outros documentos. É um elemento positivo que registamos.
O valor médio do país estará para os 73% de concelhos, o que é um número muito satisfatório. Os concelhos dos distritos de Bragança, Aveiro, Santarém, Porto e Viseu são os que realizam esta funcionalidade na quase totalidade.
No outro extremo, Beja queda-se por uns modestíssimos 21% obrigando o alentejanito a ir buscar o papel à Câmara sempre que precisa dele...

Nota: o facto de registar com agrado a presença desta funcionalidade na nossa página não significa que esteja muito satisfeito com o modo como a disponibilização é feita o que será retomado mais à frente. Por exemplo, os documentos de prestação de contas apenas são disponibilizados por períodos curtos. Neste momento tenho acesso ao Relatório de gestão, daqui a dois ou três meses posso não ter, tal como já não tenho ao Orçamento.
A arte do OUREM



Apreciem agora este magnífico exemplar da arte do OUREM que consiste mais ou menos em pegar numa tela original e dar-lhe uns retoques com o microsoft photo editor.
O cavaleiro parece estar com receio de voltar à sua terra:
- Que mais andarão eles a destruir? - interroga-se.
As últimos informações não foram de molde a deixá-lo descansado.
A verdade é que já não tem muitas razões para se preocupar.
A nau Catarineta tem conduzido Ourém para um porto bem lamentável. Mas as pessoas não querem ver e, quando acordarem, será irremediável...
Serviços de informação das autarquias - 8
A pesquisa na Página



Contrariando a tendência manifestada por todo o país e no próprio distrito, a página da nossa autarquia não tem qualquer facilidade de pesquisa.
A sua existência permitiria ao utilizador procurar os locais nessa página onde fosse tratado determinado tema que não estivesse imediatamente visível na página presente. Lisboa, Aveiro, Porto, Braga e Santarém são a referência quanto a esta funcionalidade. Em qualquer desses distritos, mais de 70% dos concelhos têm serviço de pesquisa na página.
A simplicidade da nossa página não o torna necessário, dir-se-á. É verdade, mas esperemos que, em futura revisão, eventualmente com uma organização mais complexa, tal funcionalidade não seja esquecida.

ps: serviço de pesquisa no blog? Já sabem, em casa de ferreiro, espeto de pau... contentem-se com o índice que já custa bem a fazer...

segunda-feira, maio 15, 2006

Serviços de informação das autarquias - 7
Navegar, navegar... em ducentésimo quadragésimo quarto...



Sem certificado digital, mapa geral do sítio, indicação de localização, serviço de pesquisa, serviço de ajuda, com uma utilização relativamente simples e com facilidades de extracção de ficheiros, o sítio da nossa autarquia queda-se por um modesto posicionamento com um score de 33% nas funcionalidades procuradas idêntico ao 219º e ao 258º, no ranking das páginas dos concelhos em termos de Navegação. Há alguns um bocadito pior, mas muitos deles nem página têm.
É verdade que o certificado digital nada vale a sítios em que não há interactividade com o munícipe, mas é um passo seguro para o mesmo e, por isso, passaremos a considerá-lo nos resultados definitivos.
O gráfico que ilustra este post refere-se à situação nacional que evidencia a fragilidade da posição da nossa terra.
Ao longo da semana apresentaremos indicadores mais detalhados das funcionalidades da navegação a nível nacional, comparando-as com a situação local.

Tem aqui acesso a uma listagem do ranking provisório estabelecido pelos alunos do ISEG

domingo, maio 14, 2006

Navegar é preciso



Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
"Navegar é preciso; viver não é preciso".

Quero para mim o espírito [d]esta frase,
transformada a forma para a casar como eu sou:

Viver não é necessário; o que é necessário é criar.
Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.
Só quero torná-la grande,
ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo.

Só quero torná-la de toda a humanidade;
ainda que para isso tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso.

Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue
o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir
para a evolução da humanidade.

É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.

Nau catrineta

Lá vem a nau Catrineta
Que tem muito que contar!
Ouvide, agora, senhores,
Uma história de pasmar.

Passava mais de ano e dia
Que iam na volta do mar
Já não tinham que comer,
Já não tinham que manjar.

Deitaram sola de molho
Para o outro dia jantar;
Mas a sola era tão rija
Que a não puderam tragar.

Deitaram sorte à ventura
Qual se havia de matar;
Logo foi cair a sorte
No capitão general.

-- Sobe, sobe, marujinho,
Àquele mastro real,
Vê se vês terras de Espanha,
As praias de Portugal.

"Não vejo terras de Espanha,
Nem praias de Portugal;
Vejo sete espadas nuas
Que estão para te matar".

-- Acima, acima gajeiro,
Acima ao tope real!
Olha se enxergas Espanha,
Areias de Portugal
"Avíçaras, capitão,
Meu capitão general!
Já vejo terra de Espanha,
Areias de Portugal.

Mais enxergo três meninas
Debaixo de um laranjal:
Uma sentada a coser,
Outra na roca a fiar,
A mais formosa de todas
Está no meio a chorar".

--Todas três são minhas filhas,
Oh! quem mas dera abraçar!
A mais formosa de todas
Contigo a hei-de casar.
"A vossa filha não quero,
Que vos custou a criar".

-- Dar-te-ei tanto dinheiro,
Que o não possas contar.
"Não quero o vosso dinheiro,
pois vos custou a ganhar!

-- Dou-te o meu cavalo branco,
Que nunca houve outro igual.
"Guardai o vosso cavalo,
Que vos custou a ensinar".

--Dar-te-ei a nau Catrineta
Para nela navegar.
"Não quero a nau Catrineta
Que a não sei governar".

-- Que queres tu, meu gajeiro,
Que alvíçaras te hei-de dar?
"Capitão, quero a tua alma
Para comigo a levar".

-- Renego de ti, demônio,
Que me estavas a atentar!
A minha alma é só de Deus,
O corpo dou eu ao mar.

Tomou-o um anjo nos braços,
Não o deixou afogar.

Deu um estouro o demônio,
Acalmaram vento e mar;

E à noite a nau Catrineta
Estava em terra a varar.



Nota: O Romanceiro Português é um conjunto de romances tradicionais populares. Sem autor conhecido nem texto fixo, os romances são transmitidos por via oral, o que origina um grande número de variantes. A sua origem está ligada aos cantares de gesta.
Maria Augusta Seabra Dinizin As Fadas não foram à Escola, Lisboa, Edições Asa, 1994.

A Nau Catrineta foi uma das recolhas efectuadas por Almeida Garrett, entre 1830 e 1851 e que juntamente com outra poesias de tradição popular deram origem aos três volumes do Romanceiro.



Severo Portela

Oiça Fausto em "Nau Catrineta"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...