sábado, agosto 06, 2005

O invejoso



Por que é que os portugueses têm cada vez menos dinheiro e compram cada vez mais descapotáveis (+ 10% nos primeiros seis meses) e Porsches (+1300 e tal% no mesmo período)?

Via Expresso
Mais apontadores para blogs e páginas oureenses

O panorama oureense está definitivamente mais rico com o blog "Anónimo Sec. XXI" da responsabilidade do Sérgio Ribeiro.
Actualizámos a nossa lista, substituindo a entrada que tínhamos para o Trombone uma vez que este abandonou a luta...
Juntámos ainda apontadores para entradas de candidaturas conhecidas, designadamente, da CDU, de José Manuel Alho e do presidente David. Este continua a fazer propaganda com base no dinheiro do povo que andou a gastar. É pena não apresentar lá os dejectos da ribeira, a lixeira do cemitério de automóveis e o deserto frente ao Central...
Uma voz calma e responsável

20 casas destruídas.
80 desalojados.
Idosos queimados.
Animais mortos.
Há pouco vi uma entrevista do Julito que considerou a situação um pouco menos grave do que ontem, mas não deixou de manifestar a sua estranheza pelo posicionamento de alguns autarcas que atacaram verbalmente os bombeiros.
O OUREM deixa um grande abraço para todos os que estão neste combate e manifesta toda a amizade, agradecimento e confiança ao seu comandante.
O País está a arder!
O País está a arder!

Como nos anos anteriores. Mais que nos anos anteriores

E as pessoas apenas têm um pensamento: os incendiários e a justiça que não funciona.
E a prevenção?, e os guardas florestais que deixaram de existir na privatização das funções públicas – “nas celuloses não há incêndios… têm a sua guarda privada!" –?, e quem apoia os pequenos proprietários, na educação, no esclarecimento, no que só pode ser feito em cooperação?

O País está a arder e a desgraça cai sobre os mais desprotegidos.
Como sempre.
Que sofrem – e muito sofrem! – com resignação e indignação…
Com indignação para com os incendiários e para com a justiça, com resignação porque a culpa está (também) ao lado e não a vêem.
É preciso continuar, incansavelmente, a avisar toda a gente.
É a nossa luta. Contínua, incansável.
A política não são as manobras totalmente ausentes de ética do senhor Soares, do senhor Cavaco, do senhor Sampaio, do senhor Alegre, do senhor. Sócrates, do senhor Mendes, do senhor Ribeiro (e Castro!) e de todos esses senhores, não são as lutas pelo poleiro, qualquer ele seja, não são as entrevistas absolutamente irrisórias com alguns destes senhores como com o senhor Lopes em muitas e muitas páginas da revista do Expresso.
(Sérgio Ribeiro)

Via Anónimo Sec. XXI

sexta-feira, agosto 05, 2005

Apresentação dos candidatos da CDU a 15 de Agosto

A apresentação dos candidatos CDU por Ourém será no dia 15 de Agosto (feriado), no Centro de Trabalho de Ourém do PCP, com a presença de responsáveis nacionais e regionais da coligação e do membro da CPolítica do CCentral do PCP José Casanova.

O cabeça de lista à Assembleia Municipal, Sérgio Ribeiro lembra que esse é o dia de várias festas em aldeias e lugares do nosso concelho e, sem qualquer menosprezo pelas outras, sublinha a festa do Zambujal, para que, após a apresentação, convida todos os amigos.

Via CDU por Ourém
O diabo no meio deles

A reportagem que o NO faz sobre o colóquio sobre Fátima, realizado pela parceria Câmara * PSD, permite a seguinte estatística quanto à utilização de palavras:
: 0 vezes;
culto: 0 vezes;
negócio: 4 vezes.
Desinteressadas criaturas, estas!
Mais uma voz contra Catarino e companhia

Surgiu sob a forma de blog, admite comentários e já tem vários artigos.
É a voz da CDU de Ourém que se designa CDU por Ourém.
Amigos oureenses, vão até lá. Sempre é mais reconfortante que o ameaçador NO deste fim de semana.

quinta-feira, agosto 04, 2005

Profeta da desgraça

Se as eleiçoes se realizassem neste momento, Catarino daria mais uma grande vitória ao PSD, arrancando 40,1% dos votos, enquanto Alho se ficaria por uns magros 18,9%.

É do NO de hoje. É um balente, esse Catarino, como se dizia na nossa terra. Mas que se cuide: o candidato que a CDU anuncia tudo irá mudar.


Ourém precisa de mudança no poder autárquico - 30
A lista da CDU – o cabeça de lista à Câmara

Desde Abril que se vêem elaborando e tentando divulgar estas “notas”/comunicados numa das facetas mais relevantes das pré-campanhas e campanhas eleitorais: dizerem as candidaturas porque se candidatam e porque são estes os seus candidatos.

Insiste-se nisto. Mais importante que os candidatos são as razões de uma candidatura.

A CDU candidata-se, em Ourém como em todo o País, para tentar concretizar um programa eleitoral que se baseia no conhecimento das realidades e numa acção política que sirva as populações. Por isso se diz o que se pensa dos problemas, e se procura saber o que pensam desses problemas e dificuldades as pessoas que os vivem e sofrem. E também o que pensam do que nos parece oportuno apresentar como propostas de trabalho.

A CDU – Coligação Democrática Unitária – apresenta, com esta, a sua 30ª reflexão, com um objectivo eleitoral muito claro, que é o de fazer regressar Sérgio Ribeiro à Assembleia Municipal, porque entende que o projecto autárquico que tem, e que vai procurando concretizar mesmo sem ter eleitos, melhor o será se eleitos tiver e se Sérgio Ribeiro voltar à Assembleia Municipal..
Também procurará a CDU, nesta “batalha política”, ajudar a que haja uma vereação em que se faça oposição, assim contribuindo para a mudança que todos – ou muitos! – reconhecem que é urgente. E que não se fará se apenas houver mudança de nomes ou de composição estatística dos eleitos. Há que haver mudança de políticas!

A CDU é uma coligação de dois partidos – o PCP e o PEV-partido ecologista os Verdes – e está aberta a todos os independentes que pretendam os mesmos objectivos, passando a ser nossos companheiros a “parte inteira”, sem quaisquer distinções entre quem é militante dos partidos e quem é independente nas nossas listas, não havendo reservas de lugares e só estando de antemão atribuído aquele lugar que é um objectivo prioritário da candidatura: o de cabeça de lista à Assembleia Municipal.

Afirmamo-lo porque, não tendo considerado prioritário apresentar quem compõe as nossas listas, está na altura de o fazer, particularmente quanto ao cabeça de lista para a Câmara, personalizando o objectivo de uma vereação em que haja oposição. Ele será um oureense, independente dos partidos, que se salienta pelo grande amor que tem à terra e concelho onde nasceu, com uma carreira profissional e académica que virá dar maior credibilidade e mais força ao nosso compromisso: trabalho e competência.

Na próxima semana se fará a apresentação pública desse e de outros candidatos.

Concelhia de Ourém da CDU



Sérgio Ribeiro de volta à Assembleia Municipal
Uma vereação em que haja oposição

Os nossos heróis (3)


Contra todos os adversários Posted by Picasa

Quinta-feira. Dia que, em Ourém, pode ser um verdadeiro Mundo de Aventuras, aliás, um dia recheado de surpresas.
Ajudar à mudança


A Pintainha aponta o nosso herói ao Garanovsky voador e ao Serranovsky Posted by Picasa

- É ele! É ele! Um arruaceiro! - grita ela.
- É um bloguista - grita o Neto (que não se vê na imagem) - Pior que um comunista. Chamou elefante branco ao nosso projecto para a Câmara. Partam-lhe a tromba!
Tudo parece correr mal ao nosso herói. Nada parece poder salvá-lo. As forças do mal tomaram conta da sua terra.
Mas eis que inesperado apoio acorre em sua ajuda e tudo se modificará.
Estejam atentos ao OUREM

quarta-feira, agosto 03, 2005


Ourém precisa de mudança no poder autárquico - 29
Apoiar a comunicação social local

A imprensa local pode – e deve – ser um elo importante entre oureenses (residentes e afastados da sua terra de origem ou eleição), e entre eles e o poder autárquico.
Por ela passam factos e ideias acerca das nossas aldeias, vilas e cidades, relevantes para as vivências presentes e futuras. Nela fica perpetuado um registo para consulta noutro tempo mais ou menos longínquo. E dessa consulta alguns jovens dão exemplo!
Tal como noutras áreas já referidas, a relação da autarquia com os órgãos da comunicação social local segue a regra da manipulação ou do desprezo. Usa-os quando necessita, despreza-os quando têm problemas e necessidades.
É preciso modificar esta situação. É preciso apoiar a comunicação social local, seja qual for a sua expressão, qualidade, mercado e integrar na estrutura camarária uma função que garanta a ligação privilegiada aos mesmos.
Um apoio sistemático, na forma de aquisição de um certo número de exemplares de cada edição de qualquer dos jornais hoje em actividade, ou de outros que venham a surgir, a distribuição equitativa da publicidade obrigatória pelos jornais e rádios, pode ser a diferença entre a viabilidade e o fracasso. Esses exemplares seriam disponibilizados aos utentes dos serviços públicos, designadamente nos camarários, nas juntas de freguesia, nas escolas, nos centros de saúde, contribuindo para aumentar o número de leitores. A VerOurém teve, no início, objectivos contrários a estes, mas divergiu na sua prática, embora o risco se mantenha latente e as publicações oficiais sejam um exemplo do que não deve ser feito.
A CDU (Coligação Democrática Unitária) sempre apoiou o desenvolvimento da comunicação social local e dos seus órgãos que respeitem a Constituição, as liberdades e as instituições democráticas. Os seus eleitos elaborarão e apoiarão propostas cujo objectivo seja o apoio e desenvolvimento dos órgão de comunicação social local que, nesse contexto, estejam ao serviço dos oureenses.

CDU Ourém


Sérgio Ribeiro de volta à Assembleia Municipal
Uma vereação em que haja oposição

Imagem do dia


Um castelo que se vê de todo o lado Posted by Picasa

... mas ...
... por vezes temos de nos afastar para bem longe da sua majestosa protecção.

terça-feira, agosto 02, 2005



Ourém precisa de mudança no poder autárquico - 28
Imóveis de interesse municipal

Ao longo dos últimos anos, temos assistido, impotentes e algo silenciosos, à destruição da imagem que caracterizava Vila Nova de Ourém e à sua substituição por edifícios de vários andares e de arquitectura de gosto duvidoso (com raras excepções).
Verdadeiras aldeias dentro da nossa cidade foram destruídas e alguns verdadeiros símbolos da vila antiga estão ameaçados.
Uma candidatura autárquica só é digna dos eleitores quando preserva o seu passado recente. Esta não é a posição da actual gestão que tem executado verdadeiras destruições e se prepara para avançar com ela no futuro, por exemplo, ao longo da rua de Castela e dos edifícios da antiga “feira do mês”.
A CDU exorta os oureenses a uma afirmação clara contra a destruição da recordação do seu passado. Há muitos terrenos para construção sem necessidade de abater os espaços que sempre nos habituámos a ver, e de que temos recordações relativamente aos nossos ancestrais. E, apesar de algumas destruições estarem programadas, se os oureenses reagirem antes da sua consumação, é possível parar e inverter este processo.
Assim, os nossos eleitos bater-se-ão pela declaração de interesse municipal, e da sua recuperação em conformidade, para um conjunto de edifícios de características especiais e que são como que um cartão de visita da cidade.
Estão aqui considerados imóveis como aqueles onde funcionaram o Colégio Fernão Lopes e o café Avenida, a casa do Tenente Moreira Lopes e anexos, a casa do Largo de Castela, a casa de Luís Rito, a oficina do Sr. Moreira frente às escadinhas, a prisão da GNR, o depósito de água, todas as casas de traço antigo, como algumas das referidas e outras que um inventário mais elaborado venha a considerar no futuro. E o mesmo defendemos para todas as outras cidades, vilas e aldeias do concelho
O voto na CDU é o voto na manutenção e reabilitação do concelho de Ourém que conhecemos, que recordamos e de que nos orgulhamos.
CDU Ourém


Sérgio Ribeiro de volta à Assembleia Municipal
Uma vereação em que haja oposição

Um Centro de Negócios em lugar a evitar


Um convite à bicharada e às doenças Posted by Picasa

De um lado a ribeira poluída cheia de ratazanas gordas que nem coelhos, do outro este cemitério de automóveis...
Não pode dizer-se que os empresários utilizadores da nossa vaidade em termos de Centro de Negócios tenham motivo para se sentir muito felizes.
Com o tempo verão que os destinos de Ourém são comandados com muito desleixo à mistura...

segunda-feira, agosto 01, 2005


Ourém precisa de mudança no poder autárquico - 27
Rever objectivos de médio e longo prazo

Uma das acções que os futuros eleitos para os nossos órgãos autárquicos terão de executar, terá a ver com a questão do médio e longo prazo: que deverá fazer-se, ou como nos deveremos situar daqui a um certo número de anos?
Há que dizer que o legado da actual gestão autárquica não é dos mais satisfatórios. Efectivamente, permanece a dúvida quanto à integração ou não no distrito de Leiria e não está clarificado o papel que os diversos sectores de actividade económica virão a assumir:
Serão as actividades ligadas ao turismo esmagadoras?
O móvel terá algum papel? E o palhete? E o azeite?
E os sistemas de informação?
Não encontramos este esclarecimento nas práticas dos actuais detentores do poder na autarquia. Em contrapartida, sentimo-los muito definidores, mas algo impotentes, em termos de alguns projectos como é o caso da Circular de Ourém, do Centro de Negócios de Fátima, do Campo de Golfe de Caxarias, do Solar do Medieval, do comboio turístico do Agroal, da reabilitação do moinho para o Núcleo de Astronomia.
Se é evidente que a circular exterior a Ourém terá imensos benefícios para a qualidade de vida no seu interior, já realizações como o Centro de Negócios, o Campo de Golfe, o comboio turístico deverão ser equacionados em função daquilo que se espera e deseja que Ourém seja.
A CDU sempre se bateu por uma clarificação dos objectivos de médio e longo prazo das regiões e por uma melhoria efectiva das condições de vida das pessoas decorrente da visão estratégica que orienta a actividade económica. Assim, a CDU preconiza a revisão dos objectivos estratégicos do desenvolvimento do concelho e, em função da sua redefinição, a revisão das realizações que estão programadas para o médio e o longo prazo.
Sérgio Ribeiro, candidato da CDU à Assembleia Municipal, quando eleito proporá, com todos os outros eleitos que a CDU consiga, a discussão da visão estratégica do concelho a médio e longo prazo e a reavaliação de todos os projectos em aberto.
CDU Ourém


Sérgio Ribeiro de volta à Assembleia Municipal
Uma vereação em que haja oposição

domingo, julho 31, 2005

Imagem do dia


Olá! Posted by Picasa

Em Ourém, pela manhã, é sempre possível encontrar algum amigo.
Este estava entre a casa do Luís Nuno e da Dona Gracinda.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...