sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Farison, oil on canvas




Este é Vic Farison, conhecido lacaio de Ó Bössta, aqui disfarçado de vaqueiro, mas alma valente e traiçoeira para levar as maiores malfeitorias a Golden City. Usa bigode e o chapéu tapa-lhe preocupante calvície que os anos teimam acentuar.
Vem apressado com fogo no cu para cumprir ordens do governador.
Ó Bössta quer novo palácio e exige que seja construído sobre as cinzas do velho depósito de água que serve a população da cidade. Está-se nas tintas para o prejuízo. Borrifa-se no projecto. O dinheiro a aplicar é do povo.
Farison puxa do seu laço que é um ás a manejá-lo. Atira-o.
Pouco depois, o depósito range num lamento semelhante ao dos corações dos habitantes de Golden City e cai por terra...

quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Um inquérito relevante?


Diz-se que a informação é relevante quando apoia a tomada de decisão ou a actividade de quem a recebe...
Hoje, por todo o lado se procede a inquéritos sobre os mais variados assuntos, constituindo-se interessante material de investigação. Em momento de publicação, somos surpreendidos com dezenas de quadros, belíssimos gráficos (de barras, em formato queijo, de tipo radar e até de dispersão). Tudo isso é possível através de programas de tratamento estatístico com relativa facilidade de uso. Por vezes, no entanto, fica a sensação que não se utilizaram os dados em todas as direcções que era possível.
Vem isto a propósito de um inquérito aos hábitos alimentares promovido pela gestão de autarquia "em parceria com o Centro de Saúde de Ourém e o extinto Agrupamento de Escolas Oureana" e cujos resultados podem ser consultados aqui.
Olhando para o que se diz como conclusão, olhando para os diversos quadros, tudo parece normal e o trabalho conclui cândidamente que a proporção de crianças com peso a mais ou com obesidade está dentro da média nacional (+ ou - 30%).
Interrogo-me se tudo terá sido analisado. E, reparem, o que digo é interrogo-me, pois tenho todo o respeito pelos autores do trabalho. A verdade é que, fazendo algumas contas, a situação quanto aos alunos que responderam ao inquérito, na escola dos Coroados e na escola de Alburitel, parece preocupante já que mostra proporções superiores aos 50% no primeiro caso e perto deste valor no segundo. Não será isto relevante para a autarquia ser mais proactiva nesta matéria?
O descanso do guerreiro


O mistério permanece.
O que teria dado ao blogger enquanto jovem para, após um período de profícua produção, com um plano para 60 obras 60, pousar a pena?
Não tenho qualquer resposta neste momento, julgando que alguma revolução se terá operado na sua vida. Não que cessasse o interesse por estes temas. Na realidade, a problemática de Golden City, uma cidade de passado maravilhoso, com um presente espezinhado por Ó Bössta e seus lacaios, justificava que se continuasse a falar sobre a mesma. Temas não deixam de existir... vejam só:
- por que é que em 42 estados da união o nível de tributação seria inferior, estando os habitantes de Golden City sujeitos a carga agravada? com certeza para continuar a alimentar os desvarios do governador como o que concretizou com o palácio...
- por que é que, estando na vizinhança de um local de passagem de múltiplas caravanas, não existiria nem se faria por existir uma cuidada urgência médica? consta que o governador estaria empenhado no apoio à viabilização de uma unidade de saúde privada...
Mas esta foto parece desmentir o interesse por essas questões. O blogger foi encontrado deitado a ler, borrifando-se para tudo à sua volta. Talvez estivesse a carregar baterias. Na realidade, uma das suas características sempre foi nunca desistir, embora dando a entender o contrário. Por isso, acreditemos que, em futuro próximo, algo mais surja por aqui...

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Colecção Caravana making of - #3



Este documento foi encontrado dentro do Vol IV da Colecção Caravana. Nele, manifestava-se a intenção de produzir 60 obras. Fiquem descansados os amigos oureenses porque não vamos insistir em sinopses já que as produzidas chegam para caracterizar a situação em Golden City. Neste momento, não fazemos a menor ideia de que alucinações padecia naquela altura o blogger enquanto jovem.
Alguns títulos ainda são interessantes. Reparem:
- "A casa maldita" provavelmente para referir aquele local (o palácio do governador) a partir do qual era decidido aplicar a maioria dos danos a Golden City;
- "A revolta dos mortos", retratando o que sentiriam os anteriores habitantes da cidade, entretanto desaparecidos, perante a obra de destruição a que a mesma ia sendo sujeita pelo poder de Ó Bössta, já que aos vivos parecia faltar qualquer coisa para o contrariar ou afastar;
- "Caminhos sem horizonte", uma referência indubitável à tímida acção de alguns que anunciavam opôr-se a Ó Bössta, mas com ele pareciam conluiar-se dada a confragedora ausência de propostas e acções que deles emanavam;
- "O amigo dos índios" para referir a atitude de alguém que, triste com o comportamento oportunista e subjugado à materialidade do benefício imediato dos seus semelhantes, tantas vezes intolerantes à liberdade e à diferença, se afastou e isolou tentando acreditar na força da razão, embora sem força para a impor...
Estranhas ideias estas que nos parecem tão actuais!

terça-feira, fevereiro 12, 2008

Colecção Caravana making of - #2



Esta é a máquina com que naquele tempo era possível registar alguns dos formidáveis acontecimentos agora desvendados na famosa Colecção Caravana. Se a máquina resistiu, o mesmo não se pode dizer dos produtos que ajudava a fabricar e que são, hoje, raros.
Há, lembro-me, um registo interessante em que Ó Bössta agarra no ar a facada que Farison lhe enviara e aproveita para lha cravar com toda a força, afastando-o do poder por algum tempo. Acção vã, diga-se, apesar de muito saudada no Golden City News e no seu rival Golden City and its State, já que os que substituiram Farison em tudo lhe eram iguais em termos de (in)competência, pelo que Golden City continuou a estiolar.
Hoje, a máquina repousa, incapaz de funcionar, na casa dos meus fantasmas, mas ainda ajuda a lembrar muitos factos interessante antes vividos.

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Ai! Do que é que eles se terão lembrado?



Segundo o NO, a autarquia, a troco da cedência de algumas facilidades na construção de moradias unifamiliares, é neste momento detentora do edifício do estórico Colégio Fernão Lopes e projecta requalificá-lo bem como a sua envolvente com o objectivo de ali instalar um local de formação.
De longa data temos vindo a denunciar a incúria relativamente às referências da história recente de Ourém, designadamente das que acompanharam as gerações de cinquenta, sessenta e setenta... Este foi um desses locais.
Terão estes senhores ganho algum juízo? E será mesmo para USO Oureense?
Duvido muito...
...mais, a avaliar pelo que realizaram noutros pontos de Ourém é de acreditar que vão fazer qualquer coisa que descaracterizará totalmente o espaço pelo que breve diremos: "antes morto que assim torto!".
Colecção Caravana making of



Afinal ainda há mais algumas coisas para dizer acerca da já famosa Colecção Caravana. E uma delas é que a máquina em que algumas das suas páginas foram escritas é a que este post mostra a qual foi limpa e cuidadosamente guardada na última passagem por Ourém.
Imaginem o blogger frente àquela máquina a dar com toda a força nas teclas. Sim, os tempos não eram fáceis como agora em que a mais pequena gralha pode ser imediatamente corrigida. Antes, ou ficava ou gerava nova folha perdendo-se o restante texto já que o próprio corrector era um luxo que as pobres bolsas de adolescente não comportavam.
Ainda a propósito: o papel para os textos provinha de sebentas adquiridas na mercearia do senhor Moreira, no local onde agora existe uma livraria frente à lateral da igreja. Era papel muito bom, suave, já dobrado e, pelo que se vê, resistente...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...