sexta-feira, novembro 11, 2011

Ourém e o poder de compra

Em 2009, Ourém apresentava um valor de 71,91% relativamente à média nacional no indicador do Poder de Compra concelhio per capita. Este valor, já de si baixo, é substancialmente inferior a alguns concelhos das redondezas, designadamente, Entroncamento, que ultrapassa a média nacional, Torres Novas e Abrantes.
Agora, já não se pode dizer que “as pessoas vão fazer as compras a Leiria” como, em 2005, argumentava o presidente David de má memória para a nossa terra. Aliás, tal valor não é uma acusação ao poder autárquico, mas mais uma constatação de uma situação.
E agora? Com a aprovação de cortes nos subsidios de reformados e da função pública anunciados por Coelhinho e Gasparinho para os próximos anos, subsídios que com certeza não voltarão, qual o impacto para o concelho e as suas gentes? Será curioso ver o estudo do INE apontado para 2013 ou 2014.
E se o pessoal for obrigado a sair do euro? Parece que Sarkozy e Merkel conspiram para isso, apesar de o Coelhinho garantir que a caminhada é só uma e bem definida. Mas, para o pior e o melhor, preparar a coisa talvez não seja má ideia…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...