sábado, outubro 01, 2005

Manhã em campanha

Eu quero dizer que estou muito contente com Ourém e com os oureenses.
O pessoal da CDU que me tem acompanhado é do melhor que há. Há um que vai sempre comer uma sandocha e paga a despesa toda.
Mas, hoje, o dia foi interessantíssimo não só pelo contacto com as pessoas, mas também com as outras listas. É de salientar o relacionamento irrepreensível e amigável que tenho notado e vivido com candidatos das outras candidaturas. Até desejamos felicidades uns aos outros.
É uma verdade. É tudo boa gente. Quem estraga tudo isto é o presidente David. Unamo-nos todos e corramos com ele!

sexta-feira, setembro 30, 2005

Ferroadas – 2

Também em “a cafeteira”, Pedro Figueiredo diz cobras e lagartos da minha prestação e do programa CDU. Eu até tenho alguma estima pelo Pedro, mas acho que ele não foi honesto. Deixei uma resposta no blog do Pedro, mas como a mesma não apareceu (talvez por minha culpa na utilização) resolvi-me a responder aqui. Vejamos então alguns dos seus argumentos:

Pfig: Apoiou (aliás, durante algum tempo cheguei a pensar se não estaria a fazer campanha por eles) a proposta do cds/pp que visa premiar quem mais água gasta, quando a água é possivelmente o bem mais escasso do planeta
Luis: Não é verdade. Disse que a ideia do CDS de acordo com a qual a taxa poderia variar em função do tamanho da família, com o objectivo de a tornar mais baixa para as famílias numerosas, era interessante.

Pfig: · Tirando uma referência a esses filhos do planeamento centralizado que são os anéis de asfalto, o concelho de ourém resumiu-se, neste debate, à sede de concelho.
Luis: É falso. Os sistemas de reservas beneficiariam dominantemente a hotelaria de Fátima. As agressões urbanísticas são por todo o concelho. A descentralização de funções da Câmara envolveria todas as freguesias e eventualmente outras localidades. O apoio aos jovens é destinado aos jovens de todo o concelho. A rede digital de bibliotecas envolve as unidades de todo o concelho. Qualquer medida da CDU não é restringida a Ourém

Pfig: A sugestão de levar pessoas à ópera... é um discurso completamente ultrapassado
Luís: Pobre Pedro Figueiredo! Os seus gostos é que comandam! A sua cultura é que é! Ele é o centro do mundo. O génio! Talvez o génio do insulto.

Pfig: No meio da discussão sobre a derrama conseguiu dizer que a mantinha, dando a entender que até se devia aumentar
Luís: Não é verdade. O que disse é que acho demagógico que se faça campanha com impostos e taxas sem um plano claro de reduzir a despesa. Disse ainda que podem baixar a derrama e o IMI, mas, se nada mais mudar, serão todos os portugueses quem, por outra via, vai pagar.
Ferroadas – 1

O autor da coluna do centro no NO diz que este vosso amigo parecia ter vindo de Marte e que não sabia sequer que havia aquilo para as pessoas que querem trabalho, da Univa, onde os sobrinhos do dito tinham arranjado trabalho.
Há que esclarecer uma coisa. O que se disse no debate é que o Univa deveria passar a ser um serviço em linha, utilizável na Internet e não uma coisa tão escondida como a enunciada pelo presidente David já que um sistema destes tem, pela sua natureza, de ser transparente.
Dadas as preferências manifestadas pelo autor da coluna do centro não me admira, aliás, absolutamente nada, que os seus sobrinhos tivessem arranjado trabalho através do actual sistema pouco transparente. É mesmo isso que queremos que acabe.
Pensei em enviar resposta ao NO, mas a argumentação do autor da coluna é de tão baixo nível que prefiro reduzir-me a este espaço e não fazer os leitores do jornal perder mais com ela.
Aquela noite de Natal



No dia 1 de Outubro, a partir das 17 horas, apresentação do livro de José Casanova.
Depois de O Caminho das Aves, o novo romance de José Casanova.


A propósito de números - uma declaração de Sérgio Ribeiro

Com alguma estranheza, li que o candidato a Presidente da Câmara pelo PS falou em 1500 votos, de que precisaria para ganhar o lugar.
Embora tivesse a intenção de não comentar declarações ou tomadas de posição de José Manuel Alho, por várias razões mas sobretudo porque privilegio a possibilidade de futura colaboração, ao nível autárquico, com respeito pelas respectivas identidades, esta afirmação (e contas) exigem um reparo.
As contas foram explicadas: sendo de 3000 a diferença entre PS e PSD, 1500 votos que viessem do PSD para o PS levariam a que o PS ganhasse. Ora isto é de um simplismo assustador e revela o menosprezo, ou até o desprezo, de que a campanha do PS faz alarde, querendo que seja ignorado totalmente que há outras forças políticas além do PS e do PSD.
Só venho dizer que a CDU existe e que bom seria que o PS, aqui como noutros lugares, não nos visse, aos que compõem a CDU, como o empecilho que ou se ignora ou se quer abater para que a batalha política se reduza a uma luta entre dois galos pelo mesmo poleiro.

Sérgio Ribeiro

quinta-feira, setembro 29, 2005

Entrevistas aos candidatos

A ABC Radio vai apresentar entrevistas aos candidatos à Câmara de Ourém, em directo e tendo como foco aspectos da sua vida como humanos (não política, percebem?).
A minha ocorrerá na próxima quinta-feira pelas onze horas (da madrugada...).
Apareçam para ouvir. É minha intenção disponibilizar alguma da música que se ouvia na década de sessenta e que, com certeza, não conhecem (não se trata nada de parecido com Rádio Nostalgia e companhia, é mais uma espécie de memórias do vinil que tenham tido reedição em CD, dada a indisponibilidade do respectivo leitor). Vamos ainda falar de namoricos da época e, possivelmente, de leituras e obras da juventude. Será um momento de boa disposição, prometo que não haverá qualquer tipo de propaganda eleitoral...
Oportunamente, relembrarei.
Jornal de Leiria

Os quatro candidatos à Câmara de Ourém apresentam, na edição de hoje, as suas posições relativamente a prioridades, Intermarché e Fátima.
Peço imensa desculpa aos leitores do OUREM, a minha contribuição está em Lisboa e só segunda-feira a poderei divulgar.
Entretanto, este contacto com o jornal foi um verdadeiro retorno ao passado. Imaginem que, na segunda página, deparei com a professora que, nos meus dezasseis anos, mais me aterrorizou e fez sentir mal em aulas, no caso presente, de Filosofia. Nada mais nada menos que a Dra. Helena Carvalhão. Juro-vos, sexto e sétimo ano, com ela, em Leiria foram verdadeiro pesadelo.

quarta-feira, setembro 28, 2005

Um galã dos anos 60



As sensações de um candidato perante a campanha e a reacção à campanha não podem ser mais aterradoras.
Primeiro, esta versão da minha pessoa publicada por um gajo que não tem juízo nenhum: olhos em bico, bigode excessivamente aparado, sem qualquer cabelinho no tecto superior apesar de, no real, teimosamente os manter. Um honroso fato de jardineiro.
Depois, antes das acções... como calculam tenho viajado muito de carro. Deslocações longas. Pelo caminho, vou idealizando os discursos. Sinto-me um verdadeiro Karl Marx. E acreditarão que o que digo pelo caminho faz muito mais sentido, é muito mais forte do que o que disse no debate? Por que será isto? Parecia um cordeirinho ao pé deles...
Enfim, prometo preparar-me melhor para o próximo. O presidente David que se cuide!
O primeiro debate a quatro

Já agora permitam que deixe aqui algumas impressões sobre o debate de ontem.
Já antes o tinha dito, confesso-o, não tenho jeito nenhum para aquelas coisas. As palavras escapam-se-me, surgem as ideias a meio das frases, tudo fica um tanto atrapalhado. Mas penso que tornei claro o conteúdo do programa da CDU que defendo em quatro pontos principais:
1) Devolver aos oureenses o que Catarino e companhia lhes têm destruído.
2) Apoiar o desenvolvimento cultural.
3) Apoiar o desenvolvimento económico, acelerando a utilização da INternet em aplicações utilizáveis globalmente.
4) Dar maior eficácia aos serviços da Câmara.
Há outras ideias como a devolução das localidades aos seus habitantes e o apoio aos jovens que também foram abordadas.
Curiosa foi a afirmação do presidente David quando disse que o UNIVA, um sistema de apoio ao emprego de jovens, não tinha de funcionar através da Internet e que os outros candidatos desconheciam o seu funcionamento.
Vejam bem, se nós que consultamos diariamente a página da Câmara o desconhecemos, o que não se passará com os que têm o problema? Parece um sistema que só alguns devem conhecer para canalizar os processos pela pessoa certa. Posso estar a ser ofensivo, mas parece...


Ourém precisa de mudança no poder autárquico - 42
Os votos roubados

Não faltam engenheiros da aritmética eleitoral para ir ajustando as leis aos lugares/resultados eleitorais tradicionais, e estes aos seus interesses. Pesem embora os meios e a propaganda das candidaturas nos resultados eleitorais, a verdade é que acima de todos os históricos, previsões e sondagens, no acto de votar é que se consuma a vontade do eleitor. Quer isto dizer que, à partida, qualquer candidatura pode ganhar, mesmo admitindo o vício da nossa democracia de o cidadão votar com frequência apenas em quem pensa que tem hipótese de ganhar!
Pois bem, num sistema representativo, representar vontades pode ser bem mais útil do que presidenciar interesses. Por isso, a eleição de candidatos da CDU à autarquia de Ourém, constituirá um contributo importante para a nossa terra. São as pessoas, é a autenticidade das propostas, é trabalho desta coligação nas autarquias visto e reconhecido por este país dentro.
Quando falamos por aí destes factos e discutimos as ideias, muitos concordam mas a verdade é que esta verdade não se traduz por vezes em resultados eleitorais. Importa perguntar aos que concordam, porquê? Importa reconhecerem que a representação de mais um eleito PS com D ou sem D, não tem paridade com o trabalho e a mais valia que reconhecidamente se espera de um potencial vereador Luís ou deputado Sérgio - ou os que se lhe seguem!
Mas, porquê falar de votos roubados? - É que é frequente ouvir dizer-se que a candidatura da CDU apenas contribui para roubar votos ao PS. Esta ideia primária assenta no princípio de que os votos, a pressuposta consciência do eleitor, têm dono, que a intervenção política autárquica se resume à chancela do retrato presidencial.
Seguíssemos nós a mesma lógica de boletim, e poderíamos – face ao histórico dos resultados da praça – retribuir que, neste caso, o PS rouba mais votos à CDU do que a CDU ao PS!
Esta ideia é tanto mais rudimentar quanto parte do princípio que a candidatura da CDU não vale por si e que, portanto, se ela não existisse os seus votos seriam somados ao PS. Pois senhores da aritmética, não pensem assim, os votos da CDU são de gente que não pensa como vós, o que não quer dizer que não se possam somar aos vossos para tirar Ourém das mãos tentaculares das famílias senhoriais que sob a sigla do PSD têm tomado conta da nossa terra.
Os que concordam connosco mas que ainda não decidiram votar em nós, têm que reconhecer que Luís Vieira valerá mais, que mais ou menos um vereador dos outros que se esperam! Que Sérgio Ribeiro terá mais voz que não sei quantos “acenadores”.
E se formos mais!? - Melhor! Melhor! Melhor!
E é facto aceite e assente que, por estes lados, querer ser eleito não significa estar à espera de um lugar!
CDU-Ourém


Sérgio Ribeiro de volta à Assembleia Municipal
Luís Vieira no executivo camarário
Por uma vereação em que haja oposição!

terça-feira, setembro 27, 2005

Votos roubados

A CDU divulgou mais um comunicado que, amanhã, publicaremos no formato habitual e que os amigos oureenses podem, desde já, consultar no CDU por Ourém.
Tenho de deixar algumas notas sobre o mesmo.
A primeira é a de que não me sinto a roubar qualquer voto ao Partido Socialista com a candidatura à Câmara. Esta foi motivada exactamente pelo facto de que os pontos que defendo e constantes do programa da CDU para Ourém, na sua quase totalidade, não são contemplados no seu programa, nem no de qualquer outro concorrente. Portanto, somos candidatura diferente onde, à mudança de pessoas, corresponde mudança de políticas. O que já não acontece com o PS relativamente ao PSD como, oportunamente, o reconhece João Filipe Oliveira no NO e no Acreditar por Ourém.
A segunda observação é a de que, a existir roubo de votos, a probabilidade de o mesmo ser operado pelo PS relativamente à CDU é bem mais real dado as pessoas pensarem que esta candidatura não tem hipótese e vão pelo mal menor.
Mas é preciso e fundamental deixar esta ideia: votem de acordo com a vossa consciência, eliminando o efeito das eleições anteriores. Precisamos de novas políticas para Ourém. Reconheço ideias e competências ao PS, às outras organizações concorrentes, mas é preciso mudar e a CDU é a verdadeira mudança, a verdadeira alternativa.
Debater Ourém

Será logo, pelas 19 horas, o primeiro debate a quatro perante as pessoas que tiverem a amabilidade de nos ouvir através da ABC Rádio ou utilizando o endereço que o Dinis teve a bondade de nos oferecer no post anterior.
Lá estarei para apresentar as razões que me movem e que este blog incansavelmente tem explicitado. Poderei não ter campanha de rua, ofertas de televisores, essa é uma prova de que para aqui não mora a demagogia, embora pareça inércia e jogue a favor da casa. Também é obrigação para os oureenses a procura do programa que melhor os serve.
De qualquer modo, não esqueçam a grande festa da CDU no próximo domingo. Oportunamente daremos pormenores.

segunda-feira, setembro 26, 2005

Tempos de Antena


Utilizar toda a tecnologia disponível

Penso que terão começado hoje os tempos de Antena dedicados à nossa terra na ABC Rádio (103.7).
Vão até lá...
Às 11 e às 19 horas, os tempos de antena da CDU transmitem aos amigos oureenses, agora em diálogo entre os seus candidatos, o que podem esperar do seu programa caso venham a ser eleitos.
É pena a televisão não nos considerar granjeadores de largas audiências, mas esta iniciativa da ABC Rádio já é extremamente positiva para diminuir a monumental desproporção de meios bem visível nos outdoors por aí espalhados...
Primeira aula do ano

Afinal a miudagem apareceu e este candidato, chegado de Ourém, retomou a actividade normal procurando não prejudicar aqueles que procuram no conhecimento uma forma de enfrentar melhor o futuro.
Não vieram muitos, e nas próximas será pior já que a recepção ao caloiro os vai agarrar durante quase toda a semana (a avaliar pela tradição). Mas foi bom (isto ajuda-nos a desenrolar a conversa que parece ficar enferrujada com o tempo de férias, o que é importantíssimoa para o debate de amanhã), é sempre engraçado o início de um ano lectivo, o sentir a novidade para eles, as nossas próprias ilusões em que tudo correrá bem (que se vão desfazendo no tempo)...

domingo, setembro 25, 2005

O prometido é devido


O gato do Jeremias Posted by Picasa

E aqui está o amigo que, logo no primeiro dia de Tertúlias do Central, nos veio saudar.
Entretanto, o Central vai de férias pelo que as tertúlias têm que se socorrer de outros locais. Vamos surgir por toda a parte...
Na terça-feira, pelas 19 horas, na ABC Rádio, 103.7, oiçam o sensacional debate.
O assessor para a segurança em acção


Para a tranquilidade do candidato... Posted by Picasa

Apesar de tudo, não conseguiu evitar que acontecesse tudo aquilo que pode acontecer para atrapalhar a acção de um candidato, pelo que a semana que passou foi uma colecção de desaires e não acredito muito na próxima.
Houve um sujeito, de nome Murphy, que disse algo relacionado com isto, não foi?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...