quarta-feira, setembro 28, 2005



Ourém precisa de mudança no poder autárquico - 42
Os votos roubados

Não faltam engenheiros da aritmética eleitoral para ir ajustando as leis aos lugares/resultados eleitorais tradicionais, e estes aos seus interesses. Pesem embora os meios e a propaganda das candidaturas nos resultados eleitorais, a verdade é que acima de todos os históricos, previsões e sondagens, no acto de votar é que se consuma a vontade do eleitor. Quer isto dizer que, à partida, qualquer candidatura pode ganhar, mesmo admitindo o vício da nossa democracia de o cidadão votar com frequência apenas em quem pensa que tem hipótese de ganhar!
Pois bem, num sistema representativo, representar vontades pode ser bem mais útil do que presidenciar interesses. Por isso, a eleição de candidatos da CDU à autarquia de Ourém, constituirá um contributo importante para a nossa terra. São as pessoas, é a autenticidade das propostas, é trabalho desta coligação nas autarquias visto e reconhecido por este país dentro.
Quando falamos por aí destes factos e discutimos as ideias, muitos concordam mas a verdade é que esta verdade não se traduz por vezes em resultados eleitorais. Importa perguntar aos que concordam, porquê? Importa reconhecerem que a representação de mais um eleito PS com D ou sem D, não tem paridade com o trabalho e a mais valia que reconhecidamente se espera de um potencial vereador Luís ou deputado Sérgio - ou os que se lhe seguem!
Mas, porquê falar de votos roubados? - É que é frequente ouvir dizer-se que a candidatura da CDU apenas contribui para roubar votos ao PS. Esta ideia primária assenta no princípio de que os votos, a pressuposta consciência do eleitor, têm dono, que a intervenção política autárquica se resume à chancela do retrato presidencial.
Seguíssemos nós a mesma lógica de boletim, e poderíamos – face ao histórico dos resultados da praça – retribuir que, neste caso, o PS rouba mais votos à CDU do que a CDU ao PS!
Esta ideia é tanto mais rudimentar quanto parte do princípio que a candidatura da CDU não vale por si e que, portanto, se ela não existisse os seus votos seriam somados ao PS. Pois senhores da aritmética, não pensem assim, os votos da CDU são de gente que não pensa como vós, o que não quer dizer que não se possam somar aos vossos para tirar Ourém das mãos tentaculares das famílias senhoriais que sob a sigla do PSD têm tomado conta da nossa terra.
Os que concordam connosco mas que ainda não decidiram votar em nós, têm que reconhecer que Luís Vieira valerá mais, que mais ou menos um vereador dos outros que se esperam! Que Sérgio Ribeiro terá mais voz que não sei quantos “acenadores”.
E se formos mais!? - Melhor! Melhor! Melhor!
E é facto aceite e assente que, por estes lados, querer ser eleito não significa estar à espera de um lugar!
CDU-Ourém


Sérgio Ribeiro de volta à Assembleia Municipal
Luís Vieira no executivo camarário
Por uma vereação em que haja oposição!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...