sábado, outubro 17, 2009

Ourém, semana 1 Pós-Queda

É o meu primeiro passeio pela terra…
Até o Sol brilha mais intensamente!
Estranho fenómeno este que parece associar-se ao natural regozijo de muitos oureenses que vão ter no próximo dia 30 a festa da transferência de poderes.
Mas, com a aceitação dos resultados eleitorais pelos derrotados, embora a ressaca seja grande, os costumes das pessoas não se alteraram. Por todo o lado, qual formiguinha laboriosa, os oureenses prosseguem o seu trabalho, a sua vida. O ambiente não mudou. Tirando o sorriso maroto e cúmplice de conhecidos socialistas tudo permanece igual. Com novas esperanças: de acordo com os jornais, até os indicadores do Banco de Portugal anunciam uma “aceleração da recuperação”… e com novos/velhos receios: oxalá ele não vá substituir uns caciques por outros (“mas tudo indica que vai fazer mesmo isso”).
Para já, muitos discutem a questão da distribuição dos pelouros. E, aqui, a minha posição é firmamente anti-demagógica: atendendo a que qualquer dos outros conhece mais da câmara com os dois olhos fechados, não há razão para distribuição de pelouros aos vereadores eleitos pelos derrotados, enquanto a situação não estiver apreendida e controlada…

segunda-feira, outubro 12, 2009

Uma vitória estrondosa

A vitória até nem foi grande... mas foi estrondosa pelo seu significado: A camarilha caiu!
Como gostaria de ter acordado hoje em Ourém e saboreado o momento!
Há alguns anos, ainda a doença não o minava, o Luís Nuno dizia-me: "o Paulo Fonseca é um jovem muito promissor para a nossa terra". Não alinhei muito na sua esperança, o meu voto vai para organizações que preconizam mudanças mais substanciais na sociedade em que vivemos. Mas Ourém estava minada pelo compadrio laranja. E esta vitória é importante para ver esses rabinhos bem instalados a saltar dos poleiros que julgavam eternos. Esta vitória é o início da mudança.
Como é costume dizer para os meus lados, a partir de agora, não interessam os nomes mas as políticas. Por isso, parafraseando algo de uma campanha anterior, esperemos que o Paulo Fonseca consiga "devolver aos oureenses aquilo que os sem-amor à terra lhes retiraram". E cá estarei para ver...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...