sábado, junho 17, 2006

Serviços de informação das Autarquias - 47
Relação da Abertura dos sítios com a despesa corrente per capita



Famalicão continua a ser o concelho cuja página autárquica apresenta o melhor ratio entre o critério (neste caso, Abertura) e a despesa corrente per capita. Seguem-se-lhe os concelhos em que aquele critério apresenta os melhores valores (Gaia, Pombal...)
Ourém situa-se numa modesta 141ª posição, aproveitando apenas 9% do que poderia aproveitar caso utilizasse mais eficazmente os seus recursos.
É entretanto possível estabeler uma associação entre o ratio e as variáveis que nos têm servido. Se considerarmos os 74 concelhos melhor classificados, podemos determinar que existe uma forte associação entre o ratio e a despesa corrente municipal per capita, sugerindo que os melhores valores se encontram ligados a menores despesas. Reparem, aquele valor R2 implica uma correlação elevada e o sinal menos da expressão diz-nos que a inclinação é negativa. Isto permite concluir que Ourém poderia melhorar a sua posição sem ter necessidade de aumentar a despesa. Se calhar, isso é que não convém.

Nota: consulte aqui a folha de cálculo que usámos nos nossos cálculos...

sexta-feira, junho 16, 2006

Realidade e números

Dizem-me que ao dar tanta atenção aos números me estou a afastar da realidade, da naturalidade.
Pode ser, mas não estou muito de acordo.
Na minha perspectiva, os números reflectem a realidade, embora não se confundam com ela. Eles dão-me alguns argumentos para tentar, de uma forma ponderada, compreender e modificar essa realidade.
Por exemplo, no nosso caso concreto...
Todos dizem mal da câmara, da página da câmara. Os números permitem ir um pouco mais longe. Permitem ver que, em termos de informação municipal, a página da câmara não é assim tão má e que peca fundamentalmente por não se abrir ao munícipe e por se estar nas tintas para a situação social no concelho. Isto é importante.
Claro que não devemos restringir aos aspectos que se manifestam em números a nossa compreensão da prática dos autarcas. Por isso, dou também toda a atenção a posts como o publicado no Castelo acerca do turismo e das trocas turísticas em que esta câmara agora anda empenhada com o Ceará, contribuindo obviamente para empenhar mais os oureenses...
Serviços de Informação das Autarquias – 46
Outro apoio online ou Acesso ao Portal do Cidadão




Mas se pensarmos em outro apoio online como, por exemplo, a emigrantes, a pessoas com dificuldades de deslocação ao município ou inclusivamente acesso a serviços que não são da autarquia mas que, pela sua natureza, poderão encontrar nela um apontador como os característicos de um portal do cidadão, vemos que, em Ourém, a preocupação continua a ser nula.
Não julguem que isto é exigir demais. Concelhos com a dimensão ou em tudo semelhantes ao nosso, há muito que integram essas faciliades. Vejam, por exemplo, o Cartaxo.
A verdade é que, por todo o país, já existirão cerca de 12% de concelhos cuja página da câmara exibe algo de parecido com esta funcionalidade.
Lisboa comanda com 31%, seguindo-se-lhe Braga (21%) e Santarém (19%).
Ourém está com os mais lentos, isto é, com a Madeira, Viana do Castelo e Bragança.
Canção do amor escondido

Originalmente era dos Beatles, mas os tais rapazes da praia resolveram parodiá-la e surgiu o som que os amigos oureenses aqui podem ouvir. E quem não tem uma estória de amor escondido? Título original: "You got to hide your love away". Nabo como sempre em inglês, tenho dificuldades para traduzir isto...

Oiça You got to hide your love away pelos Beach Boys
Serviços de Informação das Autarquias – 45
Dinamização e Participação em fóruns



Em todo o país, cerca de 10% das câmaras utilizam a sua página Internet para dinamizar e participar em fóruns acerca dos problemas concelhios. Surpreendentemente quando comparado com outros resultados, o distrito de Beja dá o exemplo com 36% dos concelhos a exibirem esta funcionalidade. Depois, Faro, Leiria e Viseu apresentam uma simpática concretização de 25%.
De Ourém nem vale a pena falar. "As pessoas que lá estão já sabem tudo", "o povo já foi ouvido" e, por isso, o seu autismo é total...

quarta-feira, junho 14, 2006

Serviços de Informação das Autarquias - 44
Univa ou Bolsa de Emprego online(s)




Apenas 4% das câmaras utilizam a Internet para disponibilizar apontadores para serviços onde se poderão encontrar bolsas de emprego no concelho a que respeitam.
Em termos relativos, Lisboa é o distrito que apresenta os melhores valores, seguindo-se-lhe Santarém, Porto, Viana do Castelo e Leiria.
Ourém não foge à regra.
Admitindo alguma interesse por parte dos que nos leem aqui fica a indicação dos concelhos: Oeiras, Chamusca, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Boticas, Alcanena, Mafra, Paredes de Coura, Pombal, Odivelas, Ferreira do Zêzere,Óbidos, Sintra, Seixal e Abrantes. Conseguem descobrir a página facilmente com uma pesquisa no Google por "câmara" e nome do concelho. Geralmente é a primeira...
Detestava esta música

... e o Zé Domingos é disso testemunha se por aqui passar.
Era pior que bárbara, como o seu nome (Barbara Ann) parece querer sugerir.
Assim, vou contribuindo para o afastamento do Ourem...

Oiça Barbara Ann pelos Beach Boys
Serviços de Informação das Autarquias - 43
Biblioteca - descrição do serviço, consulta do catálogo, reserva



Num mundo em rede, não faz sentido que organizações muito interrelacionadas estejam como que de costas voltadas. É o que acontece muitas vezes entre bibliotecas municipais e câmaras municipais.
Procurámos assim determinar até que ponto, partindo do site da câmara era possível chegar ao catálogo da biblioteca ou mesmo proceder à reserva de livros. Esta última funcionalidade foi tão rara em termos de frequência que acabámos por desistir da mesma. Já o mesmo não acontece em relação ao acesso ao catálogo pelo que passámos a considerar a funcionalidade implementada pela sua concretização e considerámos um nível inicial quando era possível obter uma descrição relativamente pormenorizada do serviço.
Como se pode ver no gráfico, no país, apenas 15% da funcionalidade está implementada. Lisboa (0,38), Viana do Castelo (0,38) e Setúbal (0,37) apresentam os melhores resultados. No outro extremo, o de Ourém, os concelhos do distrito de Bragança e Castelo Branco não encontram qualquer referência na página da câmara à utilização das suas bibliotecas municipais com eventual excepção da sua localização física.

terça-feira, junho 13, 2006

Serviços de Informação das Autarquias - 42
Descarga de formulários



E por que haveremos de ir gramar as bichas da câmara para buscar formulários se os podemos descarregar utilizando a Internet? Jardim e Catarino dão uma lição ao mundo. A Madeira lidera com 73% dos seus concelhos a exibirem esta funcionalidade. E o presidente David encontra aqui um meio para evitar maus encontros com os oureenses.
Com 5% dos concelhos, os Açores nem couberam no gráfico ( e não esperem os amigos oureenses que o vá refazer, porque não me apetece nada)...
Serviços de Informação das Autarquias - 41
Conteúdo de página em mais do que um idioma




Ourém acompanha os 91% de concelhos do país que não têm página em mais do que um idioma.
Lisboa e Setúbal, onde 31% dos concelhos apresentam essa funcionalidade, obtêm os melhores resultados, manifestando uma vertente turística que seria mais expectável no Algarve, nos Açores ou Madeira. Claro que neste caso não basta ter lá a bandeirinha a anunciar página noutro idioma. Os observadores tentaram ver se esse símbolo correspondia à verdade.

segunda-feira, junho 12, 2006

Serviços de Informação das Autarquias - 40
Consulta online de processos



Em todo o território nacional, apenas 10% das câmaras permitem uma consulta online aos processos que lhe são são submetidos pelo munícipe. Compreende-se este atraso já que se trata de uma função que exige um módulo que garanta a identidade do interessado e que a mesma corresponda ao responsável pela submissão do processo. Há sítios em que esta garantia vai mais longe chegando inclusivamente a certificar a fonte de informação.
O distrito melhor classificado nesta matéria é Santarém a uma razoável distância dos restantes onde a função tem surgido de uma forma esporádica. Por outro lado, é visível que, em alguns distritos, nenhuma das câmaras ainda seguiu esta via, mantendo-se fechada em métodos ancestrais.
Também nesta matéria, Ourém não seguiu o exemplo dos seus congéneres de distrito, manifestando razoável isolamento em relação aos mesmos e dando uma significativa parecença com o que se passa no distrito de Leiria onde Pombal, isolado, se caracteriza pelo dinamismo…
Serviços de Informação das Autarquias - 39
Caixas de questões, sugestões, reclamações e livro de visitas




Na nossa perspectiva, constituem um verdadeiro convite ao diálogo com o órgão autárquico. Nada garante, no entanto, que cheguem ao destinatário ou que venham a ter resposta.
Aquela linha vermelha mais ou menos ao meio representa a média nacional. As barras da parte de cima, negras, referem-se aos distritos que têm uma densidade da função entre os seus concelhos superior à média nacional. As barras da parte de baixo, brancas, representam o défice a nível distrital.
Bragança e Santarém são os distritos com os melhores resultados. Não admira. No primeiro, o desenvolvimento da página de todo o concelho foi confiado a uma só entidade que aplicou o mesmo modelo a todas. Santarém apresenta a mesma particularidade para um número menor de concelhos. Ourém não segue esta prática. Compreendemos a lógica: se nem responde aos emails porque haveria de gastar dinheiro nisto numa altura em que é tão necessário ao financiamento de projectos da iniciativa privada?

domingo, junho 11, 2006

Serviços de Informação das Autarquias - 38
Publicações das câmaras – a viabilidade da encomenda


As publicações municipais, por vezes, são extremamente ricas e oferecem grande interesse para estudiosos de toda a parte que poderão pretender a sua aquisição sem necessidade de se dirigirem ao local onde se situa fisicamente o órgão autárquico.
Faz sentido que os sites das câmaras criem condições para a encomenda online ou pelos menos informem sobre a viabilidade ou a forma de as mesmas poderem ser obtidas.
São poucos os municípios que o fazem e Ourém segue o exemplo das piores práticas.
A figura acima mostra que Viseu é o distrito com mais câmaras onde esta funcionalidade está presente, existindo um número significativo de distritos onde ela não se encontra em qualquer câmara. Em termos relativos, a preponderância vai para Setúbal.
Isto está a mudar

... e há-de mudar mais!
O nosso Juventude subiu de divisão e no próximo ano estará entre os grandes. Lampeões e tripeiros que se cuidem!
Aqui ficam os parabéns do Ourem com nova música para celebrar.

Oiça The times they are a-changing pelos Beach Boys
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...