sexta-feira, março 28, 2008

A galeria de arte



Junto ao Art Saloon de Golden City existia uma verdadeira galeria de arte. São de lá as ilustrações que reproduzimos nesta obra e que marcam alguns dos momentos mais interessantes que nela são narrados. Estas reproduções ocupam as páginas centrais, frente e verso e posso garantir-vos que o impacto proporcionado é deveras agradável. Materializa-se assim um segundo aspecto do nosso tributo às BDs que nos acompanharam na juventude.
A actividade editorial sobre Ourém fica, portanto, enriquecida em múltiplos aspectos. Já não falamos na qualidade literária e na capacidade de geração de interesse comercial. É a presença permanente da Arte, não de uma arte em abstracto, mas da arte atravessada pelas formidáveis contradições que se manifestam na sociedade oureana e só não se traduzem em desfecho diferente dada a formidável força de um dos lados. Recordem, por outro lado, os momentos de poesia que este blog divulgou, alguns bem decalcados da Ourém actual.
Enfim, tudo isto podem encontrar no sensacional número 5 do projecto "Ourém em estórias e memórias" que, breve, esperará por vós em algumas livrarias e tabacarias da nossa terra...

quinta-feira, março 27, 2008

Um tributo à colecção Condor

Decerto todos se lembram do Condor Popular. Era BD minúscula com os heróis já conhecidos do MA, as vinhetas mais pequeninas ou em menor número por página. Organizava-se em volumes de dez, saía aos fins de semana, e chegou longe. Para além desse Condor, existiu uma colecção Condor com um formato relativamente maior possibilitando uma publicação com melhor qualidade, características semelhantes ao MA da primeira série na fase iniciada no 512 embora sem capa em papel forte e brilhante. Desta, poucos números se encontram actualmente.
A nossa obra integrada no projecto "Ourém em estórias e memórias" surge como um tributo à magnífica colecção Condor que nos acompanhou na juventude em qualquer dessas versões. Para a celebrar e para lembrar este nosso tributo, a capa foi elaborada a partir da que acompanhava uma aventura de Tomahawk Tom publicada no Condor Mensal número 3, lá para 1952, cujo desenho magnífico se deve ao saudoso Vítor Péon. Dado o mau estado do original, pode apresentar algumas mazelas, mas esse é o sabor do antigo. Tivemos de fazer algumas modificações para integrar o título: o anterior era "Colt City, cidade sem lei" e substituir a parte inferior que não se adaptava ao nosso projecto.
Mas que estranho. O nosso teste de mercado começou ontem e ninguém nos liga: não há qualquer reserva na secção de comentários. Um convite decerto à desistência fomentado pelo famigerado governador...

quarta-feira, março 26, 2008

E, depois de três anos a torturar-nos, aí estão as benesses

Ontem, a IC9.
Hoje, a redução do IVA de 21 para 20%. O governo entrou em acelerada campanha eleitoral e esperemos que não estoire agore com todos os resultados dos sacrifícios que nos obrigou a suportar.
A notícia é do Público e já foi saudada pelo PCP (que considerou que deveria ter sido tomada mais cedo) e por um economista prestigiado: João Ferreira do Amaral. O Dr. Menezes também já manifestou o seu confrangedor azedume...
E Sócrates não afasta a possibilidade de nova descida.
O OUREM sente que esta descida tem potencialidades para beneficiar os portugueses, para lhes dar um certo alívio perante tendencias crescentes em preços motivadas pelas dificuldades do capital financeiro. Isto é, funciona como uma espécie de compensação que só peca por ser curta...
E, para já, perguntamos: e qual a próxima benesse, senhor engenheiro? Vamos, chegue-se à frente, não se acanhe...
Actividade editorial do OUREM

Vai ser produzido o elemento número 5 do projecto “Ourém em estórias e memórias”. Contrariamente ao que se indicou anteriormente (ver publicados e a publicar dos Poemas Entrelaçados...), ainda não vamos prosseguir com a tentativa de descoberta de quem matou Branca Flor.
Entretanto, algo de muito importante se passou na nossa terra e suplantou em interesse o desvendar esse mistério que fica para melhor ocasião e inspiração: a política insensata dos nossos autarcas conduziu à destruição da Rua de Castela levando as nossas memórias para o reino da fantasmagoria.
Abordámos a questão visualizando Ourém numa povoação do Oeste selvagem. Que mais selvagem se pode ser do que conduzindo uma política como aquela que se vai sentindo na nossa terra? Assim, a obra “Golden City, cidade sem lei” vai ser produzida em livro.
Mantendo algumas características do projecto, verão a luz do dia 50 exemplares utilizando o conceito que definimos por Literatura de Agrafo. A obra será assim semelhante em formato aos dois elementos anteriores.
Mas vai haver uma modificação muito importante. Desta vez, não haverá borlas. Vamos procurar chegar ao mercado, interessando as livrarias e tabacarias da nossa terra na sua venda por um preço que cubra os custos e integre uma margem que as mesmas julguem satisfatória. A distribuição, essa, será exclusivamente operada em Ourém.
Enfim, já estamos a antever que vamos ficar sózinhos, mas o projecto, o ter isto a andar, este fervilhar, é giro...
Nos próximos posts divulgaremos mais alguns pormenores. Entretanto, se houver interessados em receber a obra, podem desde já reservar o vosso exemplar na secção de comentários.

terça-feira, março 25, 2008

Tomar – Nazaré em auto-estrada com escala em Ourém

Olha que bela ideia!
Os meus parabéns ao senhor Ministro Lino e a sua excelência o Eng. Sócrates.
Como sabem, adoro a Nazaré, terra de mil aventuras em momento de crescimento.
Vêm-me logo à ideia as dormidas na esplanada e no interior das barracas, os bailaricos, o Zé Manel, o Rui e o Jó, o "Get off my Cloud", o casino, os Corsários de Apolo, os convites da malta amiga para pastar sem gastar.
Isto mexe mesmo cá dentro.
Ai se fosse nos meus tempos, naqueles tempos...
Espero, e não julgo estar a ser exigente, que os excelsos governantes e autarcas, que assim mostram quanto valem e ganham o nosso apreço, não se lembrem de partir povoações ao meio para a passagem da dita e dotem a Nazaré de estacionamento decente que responda ao acréscimo de procura que vão gerar e à procura que já não satisfaz. Caso contrário, será melhor ir a pé...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...