segunda-feira, abril 07, 2008

Eduardo Barrento no OUREM

O OUREM não precisou dos prémios da Visão para se aperceber da qualidade do trabalho de Eduardo Barrento. Em 2005, dois posts chamavam a atenção para a sua actividade. Ei-los:


Um passatempo para o fim de semana


Mais simpático que muitos autarcas Posted by Picasa

Isto hoje não anima, os acessos estão muito inferiores ao que aconteceu ontem pelo que resolvi deixar-vos um passatempo e ir de fim de semana.
No entanto, quero testemunhar que, aqui da minha janela sobre São Bento, tenho assistido a algumas manifestações que se têm sucedido de forma impressionante. O Eng. Sócrates parece apostado em virar o país todo contra ele. Não é que não tenhamos de fazer sacrifícios pelo país, mas assim... de um modo tão autoritário... a tirarem-nos o direito ao descanso como se o tivessemos ganho criminosamente (eles é que dizem: a reforma do ex-vice do Banco de Portugal está dentro da lei - e só descontou 6 anos; a minha não deve estar e já lá vão mais de trinta).
Bom, mas vamos ao assunto. O autor da foto é obviamente um artista e teve uma relação com Ourém. Vejam lá se descobrem: quem é? por onde andou em OUrém? outros trabalhos...
E, se não for antes, até segunda...

Passatempo para o fim de semana - 2


A garça vermelha Posted by Picasa

Ninguém respondeu...
Tratava-se de Eduardo Barrento nascido em 1968 em Torres Novas. Cresceu em Vilar dos Prazeres, Ourém, onde contactou pela primeira vez com os animais selvagens: répteis, que um velho sábio o ensinou a conhecer e a respeitar.
Ainda antes de saber ler ou escrever, começou a desenhar e a pintar, e, claro está, os seus temas favoritos eram animais.
Mais tarde, na Faculdade de Belas Artes de Lisboa descobriu uma nova paixão: a fotografia. Desde então, na última década, tem registado a Natureza em Portugal, com especial incidência para os animais selvagens. Ao mesmo tempo tem exposto em galerias, como artista plástico, sempre com o tema da Natureza presente, embora apresentado de maneira diferente.
Trabalha também como fotojornalista, primeiro na área do desporto, agora dedica-se quase em exclusivo à Natureza.

Alguns prémios:

1º. Prémio - Concurso Nacional de Fotografia Científica, Coimbra, Abril de 1999;
1º. Prémio e Menção Honrosa - Cor é Vida da Minolta, Lisboa, Janeiro de 2000;
1º. Prémio - concurso on line fotoclube.com, Outubro de 2000.

Curiosamente, o nosso blog não era indiferente ao artista. Em 11 de Fevereiro de 2007 este deixou-nos um comentário ao post Nada de Novo no concelho de Ourém: "Pela abstenção: que vergonha ser português; pelos resultados: que vergonha ser de Ourém!"
Mas ele exagerava. Ourém tem coisas muito melhores que os resultados eleitorais. Basta olhar para as gentes de cá...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...