terça-feira, junho 20, 2006

Já está

Tive de acelerar para vos deixar uma visão completa acerca das funcionalidades das páginas das câmaras.
Agora, parto descansado.
O trabalho não terminou, mas uma fase importante que me permitiu ter alguma sensibilidade e melhorar a qualidade dos dados está concluída.
Vou aceitar os dados da miudagem e prosseguir utilizando-os noutro contexto.
Quanto ao OUREM, devido à minha ausência, vai possivelmente calar-se (isto é uma força de expressão, já que Ninguém calará a voz...) durante alguns dias, já que duvido que lhe tenha acesso.
Até breve.
Serviços de Informação das Autarquias - 64
A câmara não fez e pretende adiar o diagnóstico social do concelho




É o que pode deduzir-se desta acta.
Não o entenderam assim 26% das câmaras do país que pensaram o plano ou realizaram o pré-diagnóstico ou realizaram o diagnóstico, cientes de que a condição social das pessoas era bem mais importante que toda uma série de outras questões.
Lisboa é o distrito mais avançado neste processo com 75% das autarquias a documentarem o seu projecto de construção da rede social no concelho.
Madeira e Açores apresentam valores nulos, mas Coimbra (11%) e Castelo Branco e Beja, ambos com 14%, não são famosos.
Serviços de Informação das Autarquias - 63
Newsletter sobre empreendimento no concelho




Contrariamente ao que preconiza o projecto Leiria Digital, a câmara de Ourém não produz nem divulga através da sua página qualquer newsletter sobre o empreendimento no concelho.
Esta funcionalidade apenas foi encontrada em 16% das câmaras do país. Lisboa é o distrito melhor classificado com um valor pouco satisfatório (44%). Açores, Bragança, Faro e Madeira apresentam valor nulo.
Serviços de Informação das Autarquias - 62
Directório das Empresas do Concelho



Ter uma página listando as empresas do concelho, apontando para a sua página caso ela exista, informando sobre a sua actividade económica, localização e mantendo-a actualizada é, com certeza, tarefa árdua, mas depende apenas da organização e afectação de recursos da câmara.
Na câmara de Ourém, uma enganadora entrada no menu da câmara parece prometer o directório. O problema é que, debaixo do mesmo, não há mais nada e o problema nem é temporário uma vez que já se manifesta há mais de dois anos.
Convenhamos que a resolução disto não parece fácil. No país, apenas 19% das câmaras integram esta funcionalidade em página Internet. O Porto (44%) e Portalegre (40%) apresentem os melhores valores. Viana do Castelo, Bragança, Madeira e Açores optaram pela omissão.
Serviços de Informação das Autarquias - 61
Informação sobre feiras e mercados no concelho



Todos sabem ao que me refiro. Lembram-se da Feira do mês?
Pois bem, este tipo de acontecimentos, que se integra na cultura das pessoas, é visto com extrema curiosidade pelos forasteiros que apreciam conhecer as datas das suas realizações. Na página da câmara de Ourém, não descobrimos nada que satisfaça essa curiosidade. Isso passa-se com 50% das câmaras do país que não vêm necessidade de publicitar na Internet essas realizações.
Mas Vila Real encontra qualquer coisa de especial nesses factos pelo que 86% das camaras do concelho procedem a essa publicitação. De referir ainda os casos de Évora, Coimbra, Beja, Viseu e Viana do Castelo com valores na casa ou superiores a 70%.
Os Açores (11%) e Aveiro(16%) são os distritos cujos concelhos estão mais perto da catarineta Ourém...
Serviços de Informação das Autarquias - 60
Informação sobre os Parques Industriais do Concelho



Apenas 21% das câmaras do país informam, na página Internet, acerca dos parques industriais existentes no respectivo concelho. É um facto que esses parques podem não existir e, como tal, não haver lugar à sua descrição. Mas a inversa também é verdadeira: o parque existe e não é descrito ou listado. É este, por exemplo, o caso da câmara de Ourém...
Os concelhos de Castelo Branco (55%) e Évora (50%) são aqueles onde a página da câmara apresenta esta funcionalidade com mais frequência. No outro extremo, Bragança, Faro e Madeira ficam-se pelo valor nulo.
Não me é fácil compreender e aceitar esta propensão autarca para a não informação na área económica em local que pode significar informação para o investidor externo. Será que andam a guardar os parques para os locais, escondendo-os dos outros? Enfim, não sejamos tão pessimistas...
Serviços de Informação das Autarquias - 59
Descrição económica e social do concelho


36% das câmaras do país inserem na página Internet texto descritivo da situação económica e social do concelho. Referimo-nos aqui a algo relativamente informal, exclusivamente da autoria da câmara que não se confunde, por isso, com o diagnóstico social.
O município de Ourém não nos dá essa descrição alinhando assim com grande parte dos da Madeira, Viana do Castelo e Faro.
Mas nos distritos de Évora (64%), Porto, Viseu, Lisboa e Coimbra mais de 50% das câmaras produzem essa descrição o que nos leva a considerar que encontram nela alguma utilidade em termos de informação ao cidadão.
Serviços de Informação das Autarquias - 58
Informação sobre os elementos do serviço de saúde no concelho





Em todo o país apenas 36% das câmaras disponibilizam informação sobre o serviço de saúde no respectivo concelho. Como podem confirmar aqui, a página da câmara de Ourém presta alguma informação nessa área embora a possamos considerar pobre (mas não é isso que está em questão neste momento).
Porto e Portalegre são os distritos que apresentam os melhores valores, claramente acima da média nacional e, no outro extremo, Bragança, manifesta clara desatenção ao problema.
Estranho fado o dos portugueses com autarcas que dão mais atenção à gastronomia e aos circuitos turísticos do que ao serviço de saúde...
Serviços de Informação das Autarquias - 57
Lista de entidades culturais, desportivas e de lazer



Ora aqui está mais um caso que exige revisão. Se repararem, ali mais para baixo, já existe um post sobre as associações do concelho. É natural que haja sobreposição entre os resultados deste caso com esse, aliás, se repararem bem, eles são muito semelhantes. Isto não tem grande perigo para a compreensão da funcionalidade isolada, mas em termos de resumo dos dados, por exemplo, indicador de maturidade, significa que a mesma coisa pode estar a ser contabilizada duas vezes, beneficiando os que a implementaram e prejudicando os outros. De qualquer forma, não sei se vou ter tempo para vos mostrar, mas disponho de uma ferramenta que vai conseguir despir os dados destas associações e levar-nos ao seu exame através de variáveis não correlacionadas. Isso proporcionará resultados muito engraçados (como calculam, eu vou um pouco à frente do que estou aqui a apresentar...).
Bom, voltando ao caso em questão, lá temos Santarém, Porto e Aveiro com incidências superiores a 80% e, no outro extremo, Faro, Setúbal e Guarda com valores muito fracos.

segunda-feira, junho 19, 2006

044440

Ora aqui está um número com muita pinta ou muitos quatros, atingido pelo OUREM, desta vez sem promoções de saldos ou promessas, mas com a minha inestimável ajuda em acessos perante a ameaça de ninguém nos ler.
E que dizer nesta altura?
Que falta pouco para atingirmos 3 anos...
que não sabemos o que isto vai ser no futuro...
e, portanto, o que for logo se verá.
Serviços de Informação das Autarquias - 56
Informação sobre estabelecimentos de ensino



Apesar de, por vezes, com informação incompleta ou desactualizada, as autarquias manifestam razoável tendência para informar sobre os estabelecimentos de ensino do concelho, disponibilizando na maioria dos casos apontadores para os mesmos. Em Ourém, grande parte das páginas arroladas não tem conteúdo.
Porto e Lisboa apresentam os melhores resultados com uma incidência superior aos 80%.
A região autónoma dos Açores, e os distritos Viana do Castelo e Bragança com uma frequência inferior aos 30% apresentam os piores resultados.
Serviços de Informação das Autarquias - 55
Informação sobre gastronomia, hotéis, restauração, ...



É bem a ilustração de que onde não há comidinha, todos ralham...
Consegue ser a única funcionalidade que se encontra disponível na INternet para a maioria dos concelhos do país (71%). Não se garante que esteja lá tudo, mas, como temos dito noutras ocasiões, o que vale é a intenção.
Bragança e Vila Real comandam com mais de 90% dos concelhos a disponibilizarem esta informação.
No outro extremo, nos Açores, pelo menos 53% das câmaras também o fazem.
Quanto à nossa câmara apresenta aqui umas ementas fabulosas. Abençoada gente!
Serviços de Informação das Autarquias - 54
Informação sobre circuitos e roteiros turísticos



Ourém tem alguma informação interessante nesta matéria como pode ser constatado aqui.
Os valores de incidência são positivos a nível de país, destacando-se Vila Real, Bragança e Viana do Castelo pela positiva (lá está de novo o solitário apelo...) e Açores (!!), Braga, Setúbal e Faro pela negativa.
Serviços de Informação das Autarquias - 53
Informação sobre as Associações do Concelho




Por todo o país, 59% das câmaras municipais utilizam a página Internet para informar acerca das associações do concelho. Algumas chegam a criar algum texto sobre elas, outras limitam-se à sua localização ou ao endereço Internet o que é um passo importante para as conhecer melhor ou pelo menos para conhecer a ideia que fazem de si. Ourém está neste caso como podem verificar aqui.
O exame dos resultados, com Setúbal na cauda e uma incidência na ordem dos 15%, leva-me a desconfiar dos mesmos pelo que eles serão sujeitos a revisão quanto a esse distrito. De qualquer modo, podemos apontar bons resultados para Santarém (86%), Porto (83%) e Aveiro (74%).
O OUREM a um passo da glória
Sinto que vou conseguir cometer a proeza de o número de posts ultrapassar neste dia o número de leitores. É o reflexo do profundo interesse que este humilde blog desperta entre as gentes oureanas...
Serviços de Informação das Autarquias - 52
Informação sobre as freguesias do concelho



Na figura acima, a altura da barra mede a distância para a plenitude. Como podem apreciar, a quase totalidade das nossas câmaras (76%) informa em página na Internet sobre as freguesias que a compõem. Isso passa-se também com Ourém como podem confirmar aqui.
Não se julgue que as ausências de informação se devem à não existência de página. Para além desses e dos que têm os sítios em manutenção optando por nada informar, há efectivamente câmaras que se esquecem das suas freguesias.
Bragança, Aveiro e Porto são os distritos que apresentam os valores mais elevados. No outro extremo, Faro, Viana do Castelo, Açores e Beja deveriam fazer um esforço para apresentar melhor informação neste campo.
Serviços de Informação das Autarquias - 51
História, monumentos e lugares históricos, figuras ilustres, lendas e outros elementos sobre concelho e freguesias





Ourém é a expressão viva de um concelho em movimento!

Os fitotopónimos (Matas e Olival), os hidrotopónimos (Ribeira do Fárrio e Rio de Couros), os hagiotopónimos (N.ª Sr.ª da Piedade e N.ª Sr.ª das Misericórdias), os arqueotopónimos (Urqueira e Vale das Antas) e outros mais topónimos espelham a diversidade Oureense.

É assim que começa a descrição denominada História produzida pela nossa autarquia acerca do concelho e disponibilizada na página.
A descrição não é longa ao contrário do que se passa em outros concelhos do país que nos brindam com saborosas lendas e feitos romanceados das suas figuras históricas.
Por todo o país, 76% das autarquias utilizam a INternet para proceder a este tipo de divulgação. Setúbal, com uma taxa de 100%, é o distrito mais produtivo. Depois vem Bragança (97%) como que a dizer: "estamos aqui tão sózinhos! Olhem um bocadinho para nós e para a nossa história". Seguem-se Vila Real, Santarém e Viana do Castelo, com valores iguais ou superiores a 90%.
Na cauda, Faro parece um outlier com uma diferença de 33 p.p. para a média do país. A recente criação de região digital não parece ter beneficiado muito o distrito neste aspecto, preocupando-se mais com outro tipo de pormenores...
Serviços de Informação das Autarquias - 50
Indicadores genéricos, demográficos, económicos e sociais do Concelho




Como podem ver aqui, a Câmara de Ourém publica, com base em estatísticas do INE, alguns indicadores sobre o concelho. Não é grande coisa, mas já representa uma intenção o que é assinalável quando comparado com outras ausências de intenção dos nossos autarcas. Claro que, se em vez de terem esse trabalho todo, apontassem para aqui ou para aqui, talvez a utilidade do acto fosse melhor.
Por todo o país, 36% das câmaras utilizam a página para disponibilizar este tipo de indicadores. Os melhores classificados são o Porto, Évora e Lisboa, com valores entre 60 e 70%. No outro extremo, Guarda (14%), Castelo Branco (14%), Viana do Castelo (10%) e Vila Real (0%!!) parecem não valorizar este tipo de disponibilização.
Serviços de Informação das Autarquias - 49
Geografia do Território, Localização, Acessos e Vias de Comunicação



Por todo o país, 68% das câmara utilizam a página na Internet para dar informação acerca da Geografia do território, da localização, acessos e vias de comunicação.
Ourém segue este bom exemplo.
Os distritos com mair incidência são Porto (94%), Vila Real (93%), Santarém (90%) e Aveiro (84%). No outro extremo, encontramos os distritos de GUarda (29%)e Setúbal (31%)e a região autónoma da Madeira (38%).
Serviços de Informação das Autarquias - 48
A informação sobre o concelho

Trata-se de uma informação que tanto interessa a pessoas do concelho como a pessoas que o visitem, servindo, de certo modo, para medir o pendor turístico da autarquia, mas também a atenção que dá a alguns problemas que só podem ter uma solução a nível nacional.
As funcionalidades que aqui considerámos foram as seguintes:
1 - Informa sobre Geografia do Território , Localização, Acesso e Vias de comunicação
2 - Faz Descrição Económica e Social do Concelho
3 - Disponibiliza Directório de empresas
4 - Informa sobre realização e resultados do Diagnóstico Social do Concelho
5 - Disponibiliza Indicadores Genéricos, Demográficos, económicos e sociais do Concelho
6 - Informa sobre História, Monumentos e Lugares Históricos, figuras ilustres, lendas e outros elementos sobre concelho e frequesias
7 - Informa sobre Freguesias do Concelho
8 - Lista Associações do Concelho
9 - Descreve Circuitos Turísticos do Concelho
10 - Informa sobre Gastronomia, hoteís, residenciais, restaurantes, bares, discotecas
11 - Lista e aponta Estabelecimentos de Ensino
12 - Lista Entidades culturais, desportivas e de lazer
13 - Informa sobre Parques industriais
14 - Informa sobre Serviços de Saúde
15 - Informa sobre Feiras e Mercados
16 - Apresenta Newsletter mensal sobre empreendimento no concelho.
A grande maioria das respostas a estas funcionalidades é do tipo 0 (não), 1(sim). No entanto, a nível de Diagnóstico Social foi considerada a existência de dois estádios intermédios 0,25 (Plano de realização) e 0,5 (Pré-diagnóstico).
Inicialmente, foi considerada mais uma funcionalidade relacionada com a área florestal cujos resultados não foram considerados apresentáveis.
Neste contexto, Ourém ocupa a 92ª posição com a mesma classificação do 91º e do 111º no ranking provisório que pode ser elaborado a partir dos dados dos alunos do ISEG que temos vindo a utilizar. O seu valor, 0.63, pode considerar-se positivo, mas indicia que ainda existe um bom conjunto de actividades a desenvolver para melhorar este tipo de informação. A página da câmara não nos dá informação sobre os parques industrias, sobre feiras e mercados e não faz a descrição económica e social do concelho. Por outro lado, apesar de ter uma entrada sobre directório de empresas, ela nunca está preenchida, tenta adiar as actividades relacionadas com o diagnóstico social e, contrariando objectivos do projecto Leiria Digital, não publica mensalmente qualquer newsletter sobre empreendimento no concelho.

Como podem ver na figura acima, Ourém situa-se num grupo um pouco abaixo dos melhores que, de acordo com os resultados do ranking, têm forte associação ao distrito de Évora. Pombal, apenas com o défice de uma funcionalidade, ocupa o segundo lugar.

domingo, junho 18, 2006

Country comercial ao melhor estilo de Ourém

A selecção ganhou, as festas de Ourém estão a chegar...
... temos de celebrar.
Penso que um bocadinho de country vem mesmo a propósito para acompanhar no blog esta hora feliz para os oureenses. Aquelas guitarras com aquele som ...
Eles aí vêm: os Bellamy Brothers...

Oiça I love you (more and more...) pelos Bellamy Brothers
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...