segunda-feira, junho 19, 2006

Serviços de Informação das Autarquias - 51
História, monumentos e lugares históricos, figuras ilustres, lendas e outros elementos sobre concelho e freguesias





Ourém é a expressão viva de um concelho em movimento!

Os fitotopónimos (Matas e Olival), os hidrotopónimos (Ribeira do Fárrio e Rio de Couros), os hagiotopónimos (N.ª Sr.ª da Piedade e N.ª Sr.ª das Misericórdias), os arqueotopónimos (Urqueira e Vale das Antas) e outros mais topónimos espelham a diversidade Oureense.

É assim que começa a descrição denominada História produzida pela nossa autarquia acerca do concelho e disponibilizada na página.
A descrição não é longa ao contrário do que se passa em outros concelhos do país que nos brindam com saborosas lendas e feitos romanceados das suas figuras históricas.
Por todo o país, 76% das autarquias utilizam a INternet para proceder a este tipo de divulgação. Setúbal, com uma taxa de 100%, é o distrito mais produtivo. Depois vem Bragança (97%) como que a dizer: "estamos aqui tão sózinhos! Olhem um bocadinho para nós e para a nossa história". Seguem-se Vila Real, Santarém e Viana do Castelo, com valores iguais ou superiores a 90%.
Na cauda, Faro parece um outlier com uma diferença de 33 p.p. para a média do país. A recente criação de região digital não parece ter beneficiado muito o distrito neste aspecto, preocupando-se mais com outro tipo de pormenores...

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...