terça-feira, outubro 11, 2005

E valerá a pena continuar?

É muito engraçado ouvir a crítica dos outros quando ela não produz efeitos relevantes. Dá um ar de tolerância, pluralismo, sociedade moderna. A verdade é que continuando nestes moldes, critica-se, mas eles farão o que querem. Por mandato dado pelo povo, vão continuar a destruir a minha Ourém. É sinistro, não é?
Dirão: daqui a quatro anos, há nova escolha. Então pode intervir de novo e fazer ouvir a sua voz. Posso. Com Ourém destruída. E qual a diferença em relação ao que se passou agora? Se os meios fossem exactamente iguais para cada candidato... se os programas fossem votados pelo seu conteúdo e sem as siglas partidárias a dar-lhes paternidade... De contrário, o poder fixa-se naqueles que o exercem ou vão alternando.
Interrogo-me: será mais positivo participar, ou proclamar um não à participação para deixá-los sozinhos e o sistema mostrar a sua perversidade?

8 comentários:

Unknown disse...

Apenas uma pergunta.

Como seria se, durante 48 anos, todos apelassem à não participação e esperassem que o "sistema" mostrasse a sua perversidade?

Dinis CorteReal disse...

Luís,

claro que vale a pena continuar. Os seus textos esclarecem todos os visitantes deste blog, e mais do que isso geram debate e deixam-nos a pensar.

Força Luís, por si, pela Ourém que conheceu outrora e que eu nunca tive a oportunidade de conhecer.

Abraço,

TP disse...

Se todos desistirmos, não vale a pena. A participipação cívica e liberdade de expressão são as mais
importantes conquistas do 25 de Abril. Não somos obrigados a concordar com os outros, mesmo que sejam a maioria!

Anónimo disse...

Luís,
Vale sempre a pena continuar! Imagine-se num distrito como o meu (Aveiro), onde tudo é criticado e quando vai a votos, a direita ganha sempre! Fizemos uma boa campanha, fomos muito bem aceites, concordaram com o nosso programa e no final, a CDU tem uma votação quase miserável! O Zé Povinho vota, em homens desonestos!E nós!!! Somos os mais prestigiados! Para que serve o prestigio??? não dá votos!!! Durante uns dias, tudo nos vem à cabeça!
Revoltamo-nos, questionamo-nos, mas … Vale a Pena Lutar! Sempre!
Que teria sido de nós e todos os portugueses, se todos os homens e mulheres que sofreram e morreram nos anos mais negros da nossa história, tivessem baixado os braços! Temos que os ver como heróis e tentar seguir-lhes os passos, mesmo sendo passos muito pequeninos, comparado com os deles! Em Ourém, deverão ter mais (!),mas um é, o Sérgio Ribeiro. Quanto mais não seja devemos continuar, por tudo o que passou(ram). Torturas, humilhações, dias difíceis,S.R. nunca baixou os braços e hoje continua a Lutar! Sempre!E teve um excelente resultado!São estes heróis do nosso tempo que devemos respeitar, admirar!São estes homens que em dias de revolta e desânimo nos devemos lembrar! E com orgulho e convicção dizermos:
A LUTA É PARA CONTINUAR!
VALE A PENA LUTAR!

O Luís também me ajuda a continuar!
Mesmo tão longe, este blog dá-nos muita força!
Desculpe sendo eu do distrito de Aveiro, estar a ocupar a lista dos vossos comentários!Foi só hoje!
Um forte abraço solidário,
GR

Lobo Sentado disse...

Calma aí, meus amigos...
não podemos assimilar a situação política que hoje temos à de antes do 25 de Abril.
Antes, tinhamos de aproveitar todos os espaços.
No caso presente, só foi lançada a dúvida: será que com a monumental desproporção de meios vale a pena participar, ou será melhor não o fazer explicitando claramente porquê?
Meus amigos, eu vi bem a diferença. O candidato teso está lixado. E eu ainda usava a Internet...
Não é desculpa de mau perdedor: as condições de que gozam as diferentes candidaturas são completamente distintas e tendem a prejudicar os mais fracos que não são necessariamente os que têm os piores programas.

Unknown disse...

Curto e grosso.

Oh homem, vai dar cabo da paciência a outro.

Toca a planear a campanha de 2009!

Unknown disse...

vale sempre a pena quando a alma não é pequena... e terá de se agir tendo em conta o mote resistir\batalhar... em ourém só assim se lá vai... e com quanto mais pluralismo político melhor...

Anónimo disse...

Luís a campanha da CDU foi excelente e embora o indivíduo se dilua neste colectivo, ter o Luís e o Sérgio como cabeças de lista e a Margarida como mandatária muito contribuiu para tal.
Os meios não fazem a diferença mascaram-na, as candidaturas são projectos políticos não são brindes publicitários nem cromos gigantes com parangonas. A sua entrega a esta campanha reforçou a democracia, a expressão eleitoral não quer dizer que não o tenham ouvido muito pelo contrário, a sua maneira de ser e as propostas que o acompanhavam deixou um legado para ir sendo relembrado e debatido ao longo de mais este mandato dos caciques mandatados por um povo que acredita mais no que não vê do que na realidade que lhe bate no focinho todos os dias. Até pode ser que nunca se mude o sentido de voto do actual eleitorado, mas também as nossas propostas não são só para aqueles que votam actualmente, são pensadas não a uma esperança média de vida (ou de mandato) mas a uma escala sustentável para as gerações vindouras. Batemo-nos com os valores que não sendo exclusivos desta coligação são condição sine qua non para nela estar. Estamos na CDU não porque não temos lugar no PSD como algumas figurinhas de outros partidos ou porque almejamos vingar na vida à custa da política. Estamos na CDU porque sabemos que faríamos mais com muito menos, porque sabemos que votar na CDU é aproximar as populações do poder e não governar para clientes.

Um grande abraço e faço minhas as palavras do Bispo do Porto vulgo Santa Cita.
A LUTA CONTINUA!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...