sábado, março 03, 2007

Semana de La GAffe no Centrão






A semana que passou contou com o cinquentenário dessa figura incontornável e meio sonâmbula que parece haver em cada um de nós e a mesma pareceu habituar as democráticas assembleias em visita de executivos.
Assim, de acordo com o Castelo, na Assembleia Municipal de Ourém, sua excelência, o venerado presidente DAvid, afirmou, no seu elegante estilo, a Miguel Mangas: "o senhor pergunta o que quer e eu respondo ao que quero". Notável.
Mas que não se riam as hostes socialistas. Como que a fazer esquecer o prestigiado autarca, sua excelência, o Ministro das Finanças, Dr. Teixeira dos Santos (o Ourem mais uma vez curva-se respeitosamente e garante a total correcção e transparência da sua situação fiscal), em plena Assembleia da República, afirmou a um deputado da oposição: "eu não respondo a questões na praça pública". Um bocadinho arrogante, não é?

sexta-feira, março 02, 2007

A polícia já lá está

Anuncia-se para logo à tarde mais uma manifestação de contestação à acção do Governo.
Nas imediações do Palácio de São Bento, já se nota algo de diferente com a polícia a impedir a livre circulação e guardando estacionamento para os choques que, logo à tarde, aparecerão.
Esperemos que seja uma grande manifestação e que consiga mostrar ao Eng. Sócrates e restantes Ministros quanto nos sentimos desiludidos pela sua acção. Nunca sou contra um Governo socialista, mas este conseguiu reunir muitos ingredientes para o detestar, especialmente pelo seu autismo, arrogância e impiedade.

quinta-feira, março 01, 2007

Lady Jane

Lá para 1970, o Vitória Fernandes - um colega de curso - chegou-se junto junto de mim, conhecedor do meu sofisticado gosto musical:
- Ó Luís, comprei um gira-discos. Anda ajudar-me a escolher discos.
Aproveitei logo para o fazer adquirir as minhas preferências da altura. Ele foi na conversa e, daí a uns dias, amaldiçoava a hora em que tinha falado comigo.
Mas eu acho que não tinha razão. Uma canção rezava assim:

My sweet Lady Jane
When I see you again
Your servant am I
And will humbly remain

Just heed this plea my love
On bended knees my love
I pledge myself to Lady Jane

My dear Lady Anne
I've done what I can
I must take my leave
For promised I am
This play is run my love
Your time has come my love
I've pledged my troth to Lady Jane

Oh my sweet Marie
I wait at your ease
The sands have run out
For your lady and me

Wedlock is nigh my love
Her station's right my love
Life is secure with Lady Jane
Há loucos para tudo



Consta que um dos projectos levados por David, ontem, à Assembleia Municipal, era a instalação de algo semelhante à gravura, na muralha do Castelo virada ao Vilar.
Consta...
... ou será uma Gaffe que alguém irá desmentir?
Mas gostavam não gostavam? Confessem lá...

quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Like I do

Lá para os inícios da década de sessenta, apareceu uma canção hoje relativamente difícil de encontrar. Todos os dias se ouvia na rádio quer estivéssemos em casa, na escola ou no café. Era um êxito sem igual.
A menina que a cantava chamava-se Nancy e era filha do famoso Sinatra. Ela também ficou famosa alguns anos mais tarde por causa das botas e cantando com o papá.
A versão que tenho não está no melhor estado, mas dá para entreter a actualizar isto enquanto o diabo da próxima aula não começa.
Isto são dias de espera terrível...

Oiça Like I do por Nancy Sinatra
Em honra do anunciado Presidente - 2
Serviço de quartos

Atenção: este post tem cenas que podem chocar os mais sensíveis. Se está nestas condições, abandone imediatamente o OUREM


A minina, escultural, se aproxima da porta e toca campainha.
- Meu garanhão estará? - pensa consigo mesma.
A porta se abre...


- Oh! Meu garanhão está em casa...
- Que fazes aqui?
- Venho dar uma forcinha para você, para assembleia...


- Meu garanhão, tão generoso você é...
- Vem sempre que quiseres, minha querida.


- Que vais tu fazer?
- Se ponha em posição, meu garanhão... vai ganhar uma outra alma.


-Ai! Que bom que é...
- Não lhe tinha dito?
- Uau!!!! Prende minhas mãos na cama...

- Meu garanhão, você é tão docinho...
Nesse instante, se abre a porta e... ele gritava derretido em prazer...


Sua Dona Maria faz um pequeno gesto a minina: "não fales... empresta-me o chicote".
- Me dá mais, minha querida - grita ele.
- Espere, meu garanhão...


Sua Dona Maria se aproxima de chicote na mão e mais coisa ordinária...
- Toma! Toma! Toma, meu malvado... ias então para a assembleia?
- Ai! Pára, mulher... me solta daqui... preciso trabalhar...

Autarquias na Net #1: arranque

O meu pessimismo matinal do dia de ontem foi completamente ultrapassado ao fim do dia em que a atitude participativa da segunda turma foi mui diferente. Está assim lançado o segundo projecto de avaliação de maturidade dos serviços de informação autárquicos cujos resultados serão divulgados mais oficialmente entre Julho e Setembro, mas que os meus privilegiados amigos poderão ir conhecendo à medida que os for obtendo.
Este ano, seguindo a sugestão de um aluno participante na anterior avaliação, a organização foi diferente. As funcionalidades foram divididas em Grupos de Pesquisa e são estes que são distribuídos pela força de trabalho para avaliação tendo qualquer grupo de avaliação a obrigação de examinar a totalidade dos sites. O argumento do promotor desta forma de organização, com o qual concordei, foi o de que a recolha do ano passado terá, por vezes, usado critérios incoerentes devido à divisão por distrito. Sem dúvida que, nos novos moldes, vamos ter mais coerência para além do facto de que cada Grupo de Pesquisa pode ser, após eventual integração com outro, a base para os três trabalhos que os alunos terão de produzir em seguida sobre os dados que criaram.
Os Grupos de Pesquisa criados respeitam a:
Economia e Ambiente
Informação sobre os eleitos
Informação Municipal
Interacção A
Interacção B
Local
Navegação
Prestação de contas e acesso online a processos
Publicação A
Publicação B
Atenção ao Social
Atenção aos aspectos turísticos
Integração em Região Digital
E, agora, mãos ao trabalho...

terça-feira, fevereiro 27, 2007

Primeiro lote de marcadores

A partir deste momento, o OUREM exibe na coluna da direita os marcadores que tem vindo a construir.
A ciclópica tarefa ainda não está terminada, mas estes ficam já provisoriamente arrumados e oportunamente procederemos aos rearranjos que julgarmos necessários.
Neste momento, a utilização de um destes marcadores levará a até 20 posts relacionados com a marca seleccionada.
No OUREM, como podem ver, as marcas são nomes de pessoas, locais e, claro, têm de existir alguns que nos relacionem com a bicharada.
Afinal, o PEPAL chegou a Ourém

E ao 27º dia do mês de Fevereiro, muito perto do prazo limite para concorrer, desvanecem-se as dúvidas. Há vagas para 3 pessoas estagiarem: um licenciado em Engenharia Civil, um licenciado em Arquitectura e um licenciado em Informática. Dois salários mínimos durante um ano é a oferta...
A informação vem aqui e remete para a página da Casa Amarela onde apenas se encontra um link para poder descarregar o formulário que, ainda por cima, demora horas.
O constante recomeço

Hoje é dia de recomeço de mais uma das rotinas da vida - até que um dia não se recomeça mais. As oito da manhã trouxeram-me o contacto com uma nova turma e as seis da tarde trarão outro (amanhã virá a terceira, mas numa disciplina diferente). Claro que não vou reclamar com os horários tanta a sorte de haver trabalho para executar.
O interessante da história reside na tristeza com que as pessoas encararam ter de trabalhar para a elaboração do segundo ranking dos serviços de informação das autarquias. Parecia que lhes estava a dizer algo a que não estavam habituados, tendo um chegado a abandonar imediatamente a disciplina sem fazer uma mínima tentativa de pensar o trabalho. Nem o facto de poderem ficar livres da disciplina em meados de Maio sem exame, e de isto ser relativamente oficial podendo ser considerada uma experiência curricular importante os motivou... decerto foram comprados pelo Orelhas Moucas que continua a teimar em não me responder ao inquérito.
Pois é, desta vez não vim muito contente, ao contrário de outros anos. Esperemos que logo à tarde seja melhor, pois já conheço alguns dos que integram a força de trabalho.
Ao longo dos próximos meses, darei conta aos oureenses, neste espaço, e antes da publicação oficial, de aspectos organizacionais, dos diferentes passos e de alguns apuramentos.
Mas temos de mudar o título. Proponho "Autarquias Digitais". É pomposo, armadão, soa melhor que o anterior... que acham?

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

60000

Daqui a pouco, chegaremos às 60000 visitas. Um número bonito, mesmo sabendo que eu sou responsável por cerca de metade. E satisfatório quando, na dezena de milhar anterior, eu julgava não ter capacidade para prosseguir e, afinal, sem esforço de maior, a caminhada foi feita e sinto algum aumento de visitas nos últimos tempos.
Haverá temas para o futuro para chegarmos aos 100000? Talvez... Ourém está mais interessante, o governo desgasta-se, podemos acompanhar, de novo, o trabalho sobre as autarquias que amanhã vai ser agarrado por novo grupo de estudantes e tudo isto pode dar matéria para posts...
Portanto, como não é pelo cansaço que nos vergam (já o dizia o Sérgio ao acordar), vamos em frente para o objectivo 100000.
Marca #13: Kansas

Do grande Dicionário Castelaico-Oureense extraímos mais esta definição:

Kansas. Não sei se se lembram, mas, na época, o Mundo de Aventuras (e a esta distância não percebo o que é que deu na cabeça ao Roussada Pinto e amigos para fazer este disparate) só publicava histórias de cow-boys. Os nossos ídolos eram então o Cisco Kid, o Buck Jones, o Kit Carson e o Kansas Kid. O nosso Ramiro Arquimedes, pelo seu porte, pelo modo como pegava no cigarro e extraia baforadas, pelo seu temperamento que ninguém vergava, tinha notáveis semelhanças com o Kansas Kid e assim ficou para a posteridade. É desconhecido o autor da alcunha.

Cabe ainda dizer que o Kansas, que incluo no restrito grupo de Distintos Oureenses, passou muitas vezes pelo Largo de Castela, acompanhou-nos largo tempo pela adolescência, foi vítima da pólvora a que deitou fogo, jogou King no Avenida e no Parque, mas tem vindo a afastar-se de uma forma inexorável. Importa aqui destacar a sua amizade e companheirismo na nossa juventude...
O Zeca passou por Ourém



Hoje, fomos surpreendidos por esta notícia proveniente do blog da Som da Tinta:

No sábado, 23 de Fevereiro, fez 20 anos que morreu Zeca Afonso. Um grupo de jovens pediu o espaço Som da Tinta para promover uma iniciativa que homenageasse
o cantor e o homem.

O espaço foi cedido com todo o gosto e, além disso,
a Som da Tinta mostrou toda a disponibilidade para colaborar na iniciativa.

Foi uma noite linda, pá!

O facto de Zeca Afonso tanto dizer a jovens e a menos jovens, vinte anos passados sobre a sua morte, revela bem a importância da sua mensagem em poema e música, da sua forma de resistência, que tão actual parece. Tão dos nossos dias!

À livraria Som da Tinta só resta agradecer aos jovens promotores e à Vanessa (que bela voz!), ao professor José António e ao João, a excelente noite que a todos proporcionaram.

Venham mais 5... noites como esta!

Afinal, nem toda a Ourém está presa, alienada nas negociatas ao nível da sucessão no poder local. Fico feliz com esta constatação.

domingo, fevereiro 25, 2007

Dois Pontos

Ao longo da década de setenta, produziu-se uma transformação interessante nos gostos musicais deste vosso amigo que foi dando mais atenção ao álbum completo em detrimento da canção. Claro que essa transformação accompanhou o que era dominante na época e que a própria rádio ajudava a estabelecer-se.
Lembro-me de um programa de uma hora, diário, onde eram passados completamente os álbuns mais recentes. Bastava uma cassete e um gravador para se ficar a dispor da obra completa. E eu juntei muitos albuns nessas condições embora a gravação deixasse um pouco a desejar. Esse programa chamava-se "Dois Pontos".
Um dia, no entanto, lembro-me de uma concretização completamente diferente. Em vez do álbum completo, faz agora uns trinta anos, o seu autor "entremeou" Animals, Spriguns e Albion Band. Não consigo esquecer o magnífico efeito daí decorrente. Uma das canções á a que vos deixo.

Oiça "It's all over now baby blue" pelos Animals
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...