sexta-feira, outubro 28, 2005

O som de um sorriso

"Como comunista que sou, sou a favor de uma educação pública,..." - é assim que começa um post de um blog com que tomei hoje contacto e de que gostei muito.
Aquele Galamba é um verdadeiro furacão e, curiosamente, é ouvido e estimado por colegas com outras ideias.
Esperemos que esta juventude seja o sinal de uma verdadeira mudança na nossa terra.
Visão estratégica

Paece que o TGV vai parar em quatro apeadeirozecos (Ota, Leiria, Coimbra e Aveiro) entre Lisboa e Porto, bem afastados da nossa terra e a "jóia da coroa", tão necessitada de visitas de todo o mundo, fica a ver navios.
É interessante como os nossos autarcas mantêm silêncio, mostrando assim o seu repúdio ao socrático despesismo.
O homem ageado é que faz o jantar

A sentença já foi dada, como vão longe os tempos em que tudo me era oferecido. Agora, aproveitam-se da minha arte para saborear o seu resultado.
Mas vou tramá-los.
Portal do Minho do Lidl disfarçado em Alvarinho topo da gama.
Maruca convertida a lagosta suada.
Agulha Pingo Doce bem malandrinho envolvendo a maruca entretanto sujeita a cozedura e refogado.
Miolo de camarão congelado com ligeira fervura no agulha.
E, no topo, em massa bem vermelhinha, bocadinhos de caranguejo e respectivas cascas moidos e transformados em delícias do mar.
É a vingança do homenageado!
Nascido a 28 de Outubro

... na casa do Largo de Castela.
Não, não é para me darem os parabéns, que isto de festejar este dia já terminou há alguns anos quando comecei a pensar que “mais um” significava afinal “menos um”. Acontece que o último foi excitante, motivador e, não fosse a ressaca pós-autárquicas, seria quase excelente.
Voltemos entretanto à Feira Nova. Associo a este dia a minha veneração pela dita. Já se imaginaram numa terra sombria, sorumbática como Ourém, onde definitivamente nada acontecia e, de repente, chegava o dia de anos e vinha a festa com carrocel, automóveis, circo e tudo? Obviamente que me sentia o centro e a razão de tanta alegria com todo o povo a visitar-me na quinta-feira e no domingo...
Este ano, estou longe, até é preferível para não assistir à aviltante tristeza que David traz progressivamente para a nossa terra com a aprovação do tal que é soberano.

quinta-feira, outubro 27, 2005

Tempestade

Lá fora, o uivar do vento e a chuva lembram-me a Ourém do meu tempo. Ainda havia árvores na cidade. Com temporal assim, no entanto, o melhor era ficar em casa e digerir este ruído entediante talvez junto a uma braseira e, obviamente, com o gato a dormir no quentinho. Um dia a tempestade foi mais forte, veio com trovoada e um raio caiu bem perto. A sensação da bola de fogo ainda não se me apagou...
Hoje, celebra(va)-se o dia principal da Feira Nova. Não creio que, com temporal como este, muitos arrisquem a rua. Mas havia muito mais frio. Já andávamos de samarra, com gola de raposa e tudo, e muitos éramos bafejados pelas frieiras nas orelhas.
Tudo muda, é verdade. A própria Feira converteu-se num conjunto de divertimentos ruidosos sem graça que só aborrecem quem mora perto. David continuará a afastar a Ourém do meu tempo cada vez mais para o espaço fantasmagórico da recordação. E nenhuma tempestade se abate sobre ele...

quarta-feira, outubro 26, 2005

E em Ourém será assim?

O fisco não é eficiente na informação que dá aos contribuintes, nem ajuda a fazer cumprir as obrigações fiscais. A conclusão é da DINHEIRO & DIREITOS de Novembro, após ter realizado um estudo que envolveu 126 repartições de Norte a Sul do País e das Regiões Autónomas.

Ainda não li a revista, não sei se a repartição de Ourém foi uma das consideradas, mas, como oureenses, podemos pensar o que sentimos quando nos dirigimos à mesma.

1) Será que, na nossa terra, os Serviços de Finanças não respondem a, pelo menos, metade das situações apresentadas ou fornecem informação errada?
No que me toca, quando me dirigi às Finanças, em OUrém, tive a resposta ao que precisava

2) Existirá em Ourém a Moda do “Passe por cá mais tarde”?
Segundo a revista da DECO, ao longo do estudo, muitos funcionários do fisco adiaram a resposta às dúvidas e os esclarecimentos, por exemplo, para a entrega da declaração de rendimentos, o que só atrasa este procedimento. Outros remeteram os colaboradores anónimos para os serviços de apoio ao contribuinte. Nestes últimos, os resultados não foram melhores.

3) Estarão os serviços encerrados para almoço?
Aqui posso eu garantir que sim e, o que é mais grave, encerram sem qualquer respeito por quem está na bicha. Em Julho de 2004, estive em Ourém durante mais de uma hora na bicha relativa ao IMI, tive de sair da mesma, almoçar e voltar a esperar e, só depois, fui atendido.

terça-feira, outubro 25, 2005

O espelho mágico

De acordo com notícia do Público, durante quatro meses, o sol não toca nas ruas da aldeia de Rattenberg, no Tirol Austríaco. A escuridão contribui para a depressão colectiva dos habitantes, mas estes estão determinados a vencer o fenómeno que persiste há nove séculos e decidiram instalar 60 reflectores solares comandados por computador.
E nós, oureenses, que podemos fazer condenados que estamos às trevas de David por quatro anos sem que nada garanta a sua interrupção?
O ranking das escolas

Este fim de semana, quase todos os jornais falavam sobre os rankings das escolas baseados em resultados do 12º ano.
Que pensarão os nossos jovens?
Será que acham que, se frequentassem aquelas escolas ditas excelentes, os seus resultados seriam melhores? Ou as escolas de Ourém estão mesmo condenadas a posicionar-se ali do cem para baixo?

segunda-feira, outubro 24, 2005

Uma tarde no Castelo


Ontem escrevi:
Isto não está completo, mas o blogger teima em não me aceitar as fotografias. Eventualmente, já excedi qualquer limite...
Foi preciso muita paciência. Agora há que mudar alguns caracteres. Fica para amanhã...

Olhem quão bela é Ourem vista de tão perto do seu Castelo Posted by Picasa

Ginjamentos a caminho da lua branca Posted by Picasa

Noivamentos e lua branca Posted by Picasa

Musica com cão e lua branca Posted by Picasa

Leitura sob protecção do grande artista e do seu modelo Posted by Picasa

Jogos de cabra cega com viola e lua branca Posted by Picasa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...