sexta-feira, junho 02, 2006

Serviços de Informação das Autarquias - 34
Divulgação das tabelas de taxas e licenças



Cerca de 36% dos concelhos do país consideram importante divulgar as tabelas de taxas e licenças através da Internet. Nós estamos de acordo com eles, mas isso não é o mais relevante.
Ourém não cria propriamente uma lista de taxas e licenças para divulgar mas, como pode ser consultado na sua página, faz acompanhar a descrição de cada procedimento do respectivo valor de taxa. O observador do sítio considerou que isso equivalia à existência da tabela e associou a funcionalidade a Ourém.
No país, o Porto, Coimbra, Santarém e Lisboa são os distritos que apresentam um número de autarquias satisfatório com esta funcionalidade.
Castelo Branco, Viseu, Bragança e Faro (este último com muitas páginas em manutenção) serão os distritos mais pobres nesta matéria.
Serviços de Informação das Autarquias - 33
Divulgação das publicações



A divulgação das publicações através da página Internet é efectuada por 41% das autarquias do país. Ourém, inserindo-se no distrito melhor qualificado, também o faz.
Em Lisboa, quase 70% das câmaras têm essa funcionalidade e, curiosamente, um dos distritos que em outras matérias nos tem parecido menos dinâmico, Guarda, aparece aqui com um valor positivo (59%). Vila Real situa-se em último lugar não por não proceder à divulgação de publicações, mas por o fazer para um nicho de publicações que não era o que pretendíamos considerar. O valor dos Açores também pode considerar-se muito baixo nesta matéria.
Serviços de informação das autarquias - 32
Informação sobre UNIVA



As unidades de inserção na vida activa, vulgarmente designadas por UNIVA, podem desempenhar um papel importante no apoio ao emprego dos jovens. Para isso, a sua actividade e a sua finalidade deve ser amplamente documentada e difundida. Um dos meios de o fazer é a página Internet das Câmaras.
O município de Ourém utiliza esse meio de divulgação. Tal é feito por apenas 24% dos concelhos do país. Lisboa é o distrito onde essa prática está mais estabelecida, seguindo-se-lhe o Porto. Évora e Santarém ocupam os postos seguintes com pontuações pouco satisfatórias.
No outro extremo, constata-se a total ausência de acções nesta área nos Açores, Madeira, Castelo Branco, Guarda e Faro.

quinta-feira, junho 01, 2006

A indiferença da camarilha

"A câmara não joga" - diz o presidente David a propósito da eventualidade de o Juventude subir de divisão, sugerindo que o que deve imperar nos resultados não é a verdade desportiva, mas a subjugação às limitações económicas em que as associações se movem.
Estou longe de Ourém, sigo entusiasmado o percurso do Juventude, apesar de a minha geração ter vivido a época de ouro do Atlético, e sinto-me envergonhado com estas declarações daquele que é a personagem mais indicada para representar a nossa terra.
Como é possível chegar a este ponto? Eu não me admiro que outros votem nele, já que a sua atitude relativamente a outras paragens é completamente diferente. Mas os oureenses... como é possível que estas declarações passem sem uma imediata manifestação de repúdio dos outros vereadores?
Força, Juventude!
Ganhem lá isso para mostrar a todo o país a miséria que a camarilha faz de Ourém...

A bala traiçoeira




Naquele dia, a chegada das aulas teve a acompanhá-la notícia inesperada.
- O Luís Nuno levou um tiro, está no hospital...
Dita daquele maneira, aquela notícia foi um choque.
Luís Nuno, o grande amigo, tinha levado um tiro. Lá fui a correr... não era longe, aliás naquele tempo, em Ourém, nada era longe, nem sequer as pesssoas.
À porta do hospital já havia um aglomerado. A trupe do costume... das janelas as pessoas contemplavam aquele estranho movimento
- O que se passa?
- O Genito deu um tiro ao Luís Nuno...
Olhei acusatoriamente o Genito*.
Ele explicou-se...
- Que é que queres? O Jó Rodrigues veio da caça com a pressão de ar...
Já não me lembro onde estavam. Sei que o Genito tentou imitar aquele gesto dos cow-bois de fazer a pistola rodar em torno do dedo. A pressão de ar estava desactivada com o cano frontal baixo e com um chumbo no interior. O movimento fez com que o cano voltasse à posição normal e o disparo se produzisse.
Mas, naquele momento, o Luís chegou ao pé de nós.
- Então? Então?...
- Têm que me tirar o chumbo que está debaixo da pele...
E voltou para o interior.
Ficámos mais tranquilos. Pouco tempo depois, aquilo estava transformado em mais um estória para se recordar com saudade daqueles tempos. As janelas de onde nos observavam fecharam-se. O Prostes, cujo atelier era ali em frente, retomou o trabalho. O Jó voltou à caça tranquilo (os pobre bichos é que não...). O Genito e o Luís continuaram grandes amigos...

*Cabeça Aguda mais novo, irmão do Duarte que há poucos dias nos visitou...
Serviços de Informação das Autarquias - 31
Informação da localização de multiplos elementos do património municipal como paços do concelho, serviços técnicos, bibliotecas, museus, espaços internet, piscinas, parques, pavilhões desportivos, equipamento turístico e centros de negócios



O observador associado à nossa terra arriscou um 100% nesta área. Aceito o número, mas convenhamos que pode sempre existir alguma elemento que falta, representando este resultado mais uma predisposição do que uma concretização.
Vila Real (93%), Viana do Castelo (80%) e Madeira (74%) são as regiões (distritos e região autónoma) que melhor cumprem esta funcionalidade.
Os piores são Setúbal (9%), Guarda (29%) e Évora (33%), com valores bem inferiores à média do país que se situa nuns 55%.
Serviços de informação das autarquias - 30
Disponibilização do PDM e documentos afins



45% das câmaras do nosso país consideram importante disponibilizar o PDM aos munícipes através da INternet. Isso não se passa em Ourém como pode ser constatado aqui... a casa amarela brinda-nos apenas com a referência da legislação sem associar qualquer apontador à mesma.
Nesta matéria, o Porto lidera, seguindo-se-lhe Santarém, Braga e Lisboa.
Os piores classificados são Bragança (17%) e Évora onde apenas 9% das câmaras apresentam esse serviço.

quarta-feira, maio 31, 2006

Esquema geral da aldeia de Castela

Isto pode ter erros, não está à escala, mas não resisti a elaborá-lo num momento em que ainda lamentamos a destruição do depósito. Facilmente descobrem onde era o centro da vida em Ourém, complementado exemplarmente pelo Fernão Lopes, pelas escolas do Roque e da Dona Iria, pelo Cinema, pela Feira do mês, Pelo Lagar do tenente, pelo Central e pelo Avenida. Admirem a riqueza de profissões ali existente.
Pois, é saudosista... porque a camarilha não merece a nossa estima.



1 – Casa do largo de Castela
2 – Albergue da Dona Aurora
3 – Mansão do senhor José Maria
4 – Mélita, Zeca, Chico Zé
5 – Peru
6 – Ás do pedal
7 – Anexo do albergue: quintal que guardava burros, mulas e cavalos em dias de feira
8 – Isidro das galinhas
9 – Olaria do Patica
10 – Carvoeira
11 – Alfaiate (Torrejano) e, mais tarde, sapateiro que tinha a mania que era manipulador de calçado
12 – Lelita Chouriça (futura grande cantadeira oureana)
13 – Dona Branca
14 – Costureira (Rosalina)
15 – Manuel Maria
16 – Afonso das Botijas
17 – Marceneiro
18 – Chapeleiro que saudava com um original “Boas Falas...”
19 – Ezequiel Casimiro
20 – Taxista (Cabeça Aguda)
21 – Ferraz, o Senhor dos Latões
22 – Chafariz
23 – Nicolau
24 –
25 – Toná
26 – Guerra dos leitões
27 – Septenta, grande guarda-redes do CAO
28 – Natureza
29 – Orlando
30 – Padaria (Júlia Padeira)
31 – Atelier do Ezequiel Casimiro: fabrico de jaulas
32 – Jácome, um homem Seguro
33 – A espanhola (Zinha e Rafael)
34 – Picalimas
35 – Casa virada ao sol poente ( Luis Nuno e Avião)
36 – Funileiro (Adelino)
37 – Quingosta
38 – Largo de Castela
Serviços de informação das autarquias - 29
Agenda de Eventos



Como pode ver-se na figura acima, é mais comum informar sobre eventos do que sobre concursos ou sobre o que se passou nas reuniões dos órgãos autárquicos. Isto demonstra uma certa vertente turística nas autarquias do país.
Lisboa comanda com a totalidade das suas autarquias a disponibilizarem uma agenda de eventos. Seguem-se Porto, Évora, Santarém e Setúbal com valores bem acima da média do país.
No outro extremo, destaca-se a Guarda a uma distância de 38 p.p. da média do país.
Em Ourém não foi encontrada uma verdadeira agenda de eventos. Foi detectada uma Agenda Cultural, mas como nem todos os acontecimentos são cultura, apesar de nela se poderem transformar, o valor atribuído pelo observador foi de 0,5.
Serviços de informação nas autarquias - 28
Concursos públicos e lugares a concurso



Apenas 25% das câmaras do país disponibilizam informação sobre os concursos públicos e lugares a concurso na Internet. Ourém está entre elas. Não se garante que o faça para todos, mas a existência daquela entrada no menu e o seu preenchimento actual garante uma predisposição...
O distrito melhor classificado é Lisboa com 63% dos seus concelhos a apresentarem esta funcionalidade, seguindo-se-lhe o Porto, Évora e Beja já com valores abaixo dos 50%.
O pior classificado é o distrito da Guarda onde a funcionalidade não foi encontrada em qualquer concelho...
Serviços de informação das autarquias - 27
Actas da Câmara e da Assembleia Municipal



A Câmara de Ourém está entre as 44% que publicam as actas da Câmara e da Assembleia Municipal na página Internet.
Atendendo à importância deste elemento informativo é um valor que pode considerar-se baixo para o país.
Santarém, com 83% dos seus concelhos a gozarem esta funcionalidade, é o distrito mais avançado. Seguem-se Aveiro e Viseu a alguma distância (63%).
No outro extremo, não se detectou na Mdeira qualquer autarquia onde esta funcionalidade estivesse presente. É curioso, não é? (de qualquer forma, fica como caso a rever...)

terça-feira, maio 30, 2006

A olaria do Patica


Será que, após tanta deceção, ainda é possível desfrutar algum prazer por viver ou visitar esta terra?
Ourém não é nada do que foi. As pessoas que a dominam foram moldadas em condições de profunda ignorância relativamente à vivência no meu tempo e os seus actos manifestam uma doentia raiva ao que sentem que a caracterizava.
Foram moldadas…
Já repararam na identidade dos membros da camarilha*? Tão diferentes e, ao mesmo tempo, tão unidos no objetivo de destruir a terra…
Noutro tempo, naquela rua que vai da Avenida para a casa do Largo de Castela, junto ao Isidro das galinhas, do outro lado, mas mais abaixo da casa do Luís Nuno, também houve em Ourém alguém que moldava…
Não moldava a consciência, o comportamento, mas o barro. Era delicioso ver aquelas peças saírem da conjugação das suas mãos com a matéria prima e o instrumento que transmitia àquelas um movimento circular, mais abaixo, mais acima, de acordo com a pressão. Mais tarde, beber água saída daqueles cântaros, ênfusas, era delicioso.
O artista era o Patica, uma das pessoas simples de Ourém. Decerto não teve qualquer responsabilidade nos moldes transmitidos à doentia e destruidora mentalidade dos (ir)responsáveis autárquicos.



* De acordo com o dicionário do OUREM, camarilha significa aqui “os que dominam, em conjugação de interesses contra a história da nossa terra, a Câmara".
Isn't it a pity?

Não é pena?
Não é pena o confrangedor comportamento da nossa autarquia em relação ao património urbano?
Não é pena que não divulguem sistematicamente orçamento, plano e contas?
Será que não se sentirão envergonhados por serem tão maus?
Voltemos ao George
Oiça Isn't it a pity por George HArrison
Serviços de informação das autarquias - 26
Prestação de contas



A utilização da página para divulgar o orçamento, apresentar o plano e prestar contas é uma prática que não está solidamente instituída entre as autarquias do país.
Repare-se, no entanto, que pode existir aqui um elemento que distorça os resultados. Trata-se de ser possível que essa divulgação seja feita apenas por determinado período. Ao ser consultada a página para avaliação, se o elemento não estiver lá, considera-se que não existe apesar de já ter por lá passado ou poder vir a passar (por exemplo, a nível de destaques).
Pensamos que esta é uma visão correcta. Os elementos de planeamento, controlo e prestação de contas devem estar sempre presentes, inclusivamente com algum carácter histórico, para ser consultáveis a qualquer momento.
O país apresenta um monumental défice informativo nesta área: a disponibilização permanente desta informação na página Internet não existe em 82% das nossas autarquias. Aveiro terá sido o melhor classificado (não chegando aos 50%), seguindo-se-lhe Santarém com uns humildes 35%.
Fica a questão: por que é que as autarquias não têm estes elementos em permanente divulgação? Será que não interessam?
Serviços de informação das autarquias - 25
Destaques, notas de imprensa, boletim municipal, outros...



Nesta secção avaliámos em que medida as páginas são utilizadas para divulgar alguns dos seguintes elementos: destaques, notas de imprensa, boletim municipal, outros...
Ourém usa e abusa dos destaques o que vai ter a sua contrapartida negativa mais à frente já que introduz nos mesmos elementos que deveriam ter um carácter permanente como o orçamento e as contas. Em contrapartida, não nos brinda com o seu excelente boletim municipal. De qualquer forma, a questão era: "divulga algum?", "utiliza para divulgar", e daí a consideração da presença da funcionalidade.
Os distritos melhor classificados são Vila Real (que faz o pleno), Santarém com 90% dos concelhos e Lisboa, situando-se a média do país nos 70%.
Guarda é o distrito que apresenta o valor mais fraco com apenas 29% dos concelhos...

segunda-feira, maio 29, 2006

O carteiro do médico veterinário

Aquela casa tinha sempre lindas serviçais.
Um homem não é de ferro. Todos os dias batia àquela porta e aparecia-lhe uma linda menina pronta a receber a correspondência. Brindava-o com um sorriso e um olhar cheio de promessas.
Um dia não resistiu.

Deixou cair a noite. Então, pé ante pé, desceu aquela estreita rua que há defronte do hospital. Lá mais em baixo o portão não foi obstáculo à sua passagem. A lua, cheia, convidativa, incitava-o a avançar. Lá dentro podia ver os movimentos dela, deslocando-se de um lado para o outro.
Avançou cuidadosamente até atrás de uma árvore. Tentou fazer-lhe um sinal. Mas ela não via certamente, cá fora estava mais escuro que no interior.
Andou um pouco mais. De repente, sentiu que algo se desfazia debaixo dos seus pés. Sentiu-se cair, mergulhar. Uma massa gordurenta e aquosa cobriu-o rapidamente, mas debateu-se e conseguiu pôr a cabeça de fora.
Que cheiro nauseabundo sentiu! Tinha caído na fossa da casa do médico veterinário…

domingo, maio 28, 2006

Serviços de Informação das Autarquias - 24
Informação Municipal



Em Informação Municipal, o nosso foco é constituído por:
- Destaques, Notas de Imprensa, Boletim, outros elementos informativos
- Prestação de Contas, Orçamento, Plano (em termos sistemáticos)
- Actas da Câmara e da Assembleia Municipal
- Concursos públicos, Lugares a concurso
- Agenda de Eventos
- UNIVA - insercão activa no mercado de trabalho
- Lista de Publicações
- PDM
- Tabelas de taxas e licenças
- Qual a percentagem de informação sobre Paços do Concelho, Serviços técnicos, bibliotecas, museus, espaços internet, piscinas, parques, pavilhões desportivos, estádios, equipamento turístico, centro de negócios

Até que ponto esses elementos são disponibilizados pelas diferentes páginas?
A disponibilização oureana está na ordem dos 55% que nos parece um pouco melhor que a do país se atentarmos na gravura inicial.
Também neste caso foi elaborado um Ranking Provisorio que pode ser consultado. Ao longo da semana, vamos esclarecendo alguns destes aspectos...
All our past times

Pois é...
... o depósito já é coisa do passado. Segue-se a aldeia de Castela...
E já repararam que a eira da pedra virou parque de estacionamento anárquico junto ao Jeremias? Viva o urbanismo catarineta!!!
Silenciemos o George por uns dias. Volta o Eric com "All our past times". Tem a ver, não é verdade?

Oiça All our past times por Eric Clapton
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...