sábado, maio 27, 2006

Ourem, dois em um



Parque com saída pela passadeira de peões

É com certeza mais um excelente resultado da actividade (ou ausência dela) dos responsáveis pelo planeamento municipal, os mesmos que nos têm vindo a brindar com a destruição dos pedaços históricos da nossa Ourém.
Se não fosse trágico era de desatar a rir.
Podem lá ir ver que é verdade. É mesmo em frente ao Centro de Negócios...
Serviços de informação das autarquias - 23
Eficiência em termos de informação sobre os eleitos

O concelho mais eficiente em termos de concretização de Informação sobre os eleitos na página da autarquia é, de novo, Vila Nova de Famalicão (mais uma vez sem ter todas as funcionalidades implementadas) com um ratio de 8,71 entre o valor do critério e a despesa corrente per capita do município.

Ourém ocupa a 57ª posição com um valor de 2,21 no ratio calculado. Note-se que esta posição é melhor que a classificação de Ourém em Informação sobre os eleitos. É também muito melhor que a que decorre do ratio relativo a Naegação.

Se Ourém tivesse a eficiência de Famalicão, poderia ter um valor para a maturidade em termos de Informação sobre os eleitos de 2,304 o que significa que aproveita apenas 25,31% do que poderia aproveitar. Por outro lado, aquele número significa que Ourém poderia ter todas as funcionalidades de Navegação implementadas gastando cerca de 2,3 vezes o que os mais eficientes gastam.
Claro que bolsos para receber o resultado da ineficiência deve haver muitos...

Notas: se quiserem encontram aqui a folha de cálculo de que me servi para estes resultados. Mais uma vez, podem brincar com ela e, se virem algum erro, avisem...
Serviços de informação das autarquias - 22
Composição das juntas de freguesia



E quem são os membros das equipas das juntas de freguesia?
Parece que a resposta é fácil de dar, mas a avaliar pela ilustração isso só acontece em 51% dos concelhos do país. Aveiro é o distrito com informação mais satisfatória, seguindo-se-lhe Porto e Viseu. No outro extremo, Setúbal quase não dá atenção a esta questão.
A página da câmara de Ourém também não publica a composição das equipas das juntas de freguesia. E para que querem saber?

sexta-feira, maio 26, 2006

Pedaços da nossa Ourém em acto de destruição - 3

Está confirmado.
A besta destruidora autárquica levou até ao fim os seus desígnios. Já nem o pó se vê.
A casa amarela olha para o lado, envergonhada, a pensar: "será agora a minha vez?". Não se lembraram, mas capazes já demonstraram sê-lo.
O Castelo publicou aqui a sequência fotográfica deste atentado urbanístico.
O OUREM tem fotografias, mas não publicará mais nenhuma. O depósito acabou.
Amanhã, tudo volta ao mesmo.
Pelo nosso lado, podem estar certos de uma coisa. Não esqueceremos nem perdoaremos este acto à camarilha dominante. E isto alguma vez terá de mudar...
Pedaços da nossa Ourem em acto de destruição - 2O depósito


Talvez seja o último dia em que o podemos contemplar.
A máquina do carrasco já o contempla, faminta. O monte de terra parece indicar o seu destino.
A estupidez e impotência criativa dos que exercem o poder levou à sua destruição.
Leva com ele centenas de estórias.
Ourém fica com certeza mais pobre. Vai ali um pouco da história viva da maneira como se fazia em determinada época. No futuro só restarão os livros…
Serviços de Informação das autarquias - 21
Informação sobre os detentores de pelouros



Saber quem detem determinado pelouro, como o planeamento urbano ou cultura, pode ser extremamente importante para acelerar qualquer acesso.
Em Ourém, temos essa facilidade. Os concelhos de Lisboa também a cumprem a 100%. No outro extremo, Vila Real parece esquecida da necessidade deste interface.
Em termos médios 49% das autarquias apresentam esta funcionalidade na página.

quinta-feira, maio 25, 2006

Just for today

Tristemente, apetece-me acompanhar estes últimos dias em que ainda desfrutamos aqueles pedaços de Ourém com mais uma canção do George: Just for today...

Oiça Just for Today por George Harrison
Serviços de informação das autarquias - 20
Disponibilização de curriculo dos eleitos




Tal como a esmagadora maioria das páginas das autarquias do país, Ourém não disponibiliza o curriculo dos seus eleitos. Para quê? Se o partido os recomenda...
O melhor valor é o do Porto onde a disponibilização não atinge os 25%, seguindo-se-lhe Açores, Beja e Braga...
Creio não serem necessárias mais palavras em prática tão clara.
Pedaços da nossa Ourém em acto de destruição


A enorme serpente da destruição mandada pela miserável equipa de urbicidas já engoliu o velho edifício da GNR e avança inexoravelmente sobre tudo o que ali existe.
O presidente David esfrega as mãos de contente. Tudo lhe corre bem, vai dar mais monumental desgosto aos oureenses que não o gramam. E vai deixar obra…
O velho depósito ainda lá está. Consta que vai resistir até sábado.
Aproveitem as últimas, breve não passará de recordação.

Imagem enviada pelo nosso observador em Ourém
Luandino fica referência do OUREM

Confesso a minha ignorância acerca da obra deste escritor. O facto de ser oureense não é para mim importante. Não o são também os que andam a destruir a nossa terra?
Sei que foi maltratado pelo poder como o Sérgio já nos deu testemunho no anónimo.
Refugiou-se num convento descrente das capacidades dos homens e renunciou ao miserável comportamento deste mundo.
Por isso não admira a sua recusa.
No momento do prémio, houve quem dissesse que ele há muito se tinha divorciado da nossa realidade e só escrevia sobre pretinhos, votando contra a sua atribuição.
Luandino respondeu da melhor maneira.
Gosto de pessoas assim, quem me dera ter coragem para fazer o mesmo em importantes ocasiões da vida. Condecorações e prémios são hoje monumental fantochada submetidas ao poder de lobbies. Vejam-se as do Jorge e o empresário de sucesso da Afinsa…
Vou fazer um esforço para conhecer melhor a sua obra. É tarde, mas vejo que vale a pena…
Serviços de informação das autarquias - 19
Disponibilização do email dos eleitos



E como hei-de eu chatear aqueles a quem ajudei a eleger? Aliás, pu-los lá para alguma coisa. Diziam eles que era para me servir. Chegados lá parece que logo se esquecem. Convencem-se que agarraram uma coisa a que chamam poder e actuam de acordo com isso.
A realidade demonstra que raramente estabelecem pontos de contacto connosco. Por exemplo, quase não disponibilizam sítios para onde os possamos contactar.
Em Ourém, não é asssim para todos. Digamos que conseguimos chegar aos endereços de uma pequena percentagem. No país, tal passar-se-á com 15%.
Apesar de ser um valor muito baixo, Lisboa é referência com uma disponibilização na ordem dos 40%. Seguem-se-lhe Aveiro e Leiria. Vila Real está no extremo da ocultação...

quarta-feira, maio 24, 2006

Serviços de Informação das Autarquias - 18
Composição da Assembleia Municipal




Lisboa é o único distrito cujos concelhos conhecem a composição da Assembleia Municipal, na sua totalidade. Segue-se-lhe Braga com alguma falha.
Em termos globais, isto ocorre em 72% dos concelhos. Ourém divulga a composição da sua Assembleia Municipal.
O pior distrito encontrado foi Bragança onde apenas 25% das câmaras apresentam essa funcionalidade ao nível do serviço de informação.
Julgo que é uma funcionalidade importante, já que se traduz no conhecimento daqueles que em termos de funcionamento da democracia nos representam. Estão ali para...
A arte do OUREM
Pipoca




Há tanto tempo que ela não vinha ao nosso blog danada que estava com a indiferença dos mountymaníacos...

terça-feira, maio 23, 2006

Serviços de informação das autarquias - 17
Composição do executivo camarário


Mais de 80% das páginas das autarquias informam-nos acerca da composição do executivo camarário. Às vezes, não passa disso, como iremos ver. Isto é, diz-se quem são as pessoas e pouco mais...
Os concelhos de Lisboa e Braga fazem o pleno nesta matéria, seguindo-se-lhes Guarda, Bragança, Aveiro.
A página de Ourém também apresenta essa funcionalidade.
No outro extremo, temos os concelhos do distrito de Faro e de Beja, uns sem página, outros mesmo sem esta informação como esclareceremos dentro de alguns dias.

segunda-feira, maio 22, 2006

A arte do Ourem
Pedaços de uma Ourém em perigo




Este mereceu especial descrição:

na avenida, na quinta do tenente-coronel Moreira Lopes, justa entre o cine-teatro e a taberna do Frazão, em frente ao armazém dos vinhos, há uma torre alta em ferro, com uma roda de pás de chapa zincada que chia e bascula consoante cata o vento, puxando à superfície a água de um poço, como seja uma nora sem besta, uma azenha sem rio.

Sacana de padre!

Anda para aí um gajo a meter-se comigo e a chatear-me no Ourém e seu Concelho.
Não me apetece dar atenção àquilo nem responder.
O tipo é um bossal e senil cretino tal como já o era na época do 25 de Abril.
O Rui Melo publica essas chachadas possivelmente à procura de audiência ou de animação. É lamentável, mas não discuto critérios editoriais baseados em pseudo liberdade de expressão.
Já disse o que tinha a dizer sobre o crápula LF há muito tempo. Nada tenho a acrescentar. Onde ele estiver, pela minha parte, fica sozinho...
Serviços de Informação das Autarquias - 16
Informação sobre os eleitos

Com este critério, medidos o grau de disponibilização de informação acerca dos eleitos como vereadores, deputados à Assembleia Municipal e para os cargos a nível de Junta de Freguesia disponibilizados pelos serviços de informação das Câmaras através de páginas da Internet.
Foram detectados e considerados relevantes as seguintes funcionalidades:
- composição do executivo camarário (Presidente e vereadores);
- composição da Assembleia Municipal;
- curriculo dos elementos eleitos para a Câmara Municipal e para a Assembleia Municipal;
- distribuição de Pelouros pelo executivo;
- composição das Juntas de Freguesia;
- disponibilização de Email para os eleitos.
A escala adoptada corresponde ao grau de concretização da funcionalidade.


O gráfico que disponibilizamos ilustra a distribuição dos serviços de informação das diferentes cãmaras englobando-se no intervalo [0-0,2] aquelas que não têm página.
No ranking elaborado Ourém ocupa a posição do 119º lugar com a mesma classificação do 110º de acordo com a qual preenche 58% das funcionalidades do critério.
O gráfico mostra que 10% dos concelhos do país cumprem estas funcionalidades com elevado nível, mas que existem 23% com um grau de satisfação nulo ou muito reduzido.
Lembrando que estamos a disponibilizar resultados provisórios que serão sujeitos a revisão a partir de reexame de algumas páginas, deixamos aqui o ranking elaborado a partir dos dados recolhidos pelos alunos do ISEG.

domingo, maio 21, 2006

Wonderful Tonight

E, agora, há que esquecer as ameaças do secretário de Estado e do presidente David e respectiva equipa de urbicidas...
A canção que vos deixo, apesar de ouvida centenas de vezes, é fabulosa. Canção para uma noite oureana...

Oiça Wonderful Tonight por Eric Clapton
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...