segunda-feira, junho 19, 2006

Serviços de Informação das Autarquias - 48
A informação sobre o concelho

Trata-se de uma informação que tanto interessa a pessoas do concelho como a pessoas que o visitem, servindo, de certo modo, para medir o pendor turístico da autarquia, mas também a atenção que dá a alguns problemas que só podem ter uma solução a nível nacional.
As funcionalidades que aqui considerámos foram as seguintes:
1 - Informa sobre Geografia do Território , Localização, Acesso e Vias de comunicação
2 - Faz Descrição Económica e Social do Concelho
3 - Disponibiliza Directório de empresas
4 - Informa sobre realização e resultados do Diagnóstico Social do Concelho
5 - Disponibiliza Indicadores Genéricos, Demográficos, económicos e sociais do Concelho
6 - Informa sobre História, Monumentos e Lugares Históricos, figuras ilustres, lendas e outros elementos sobre concelho e frequesias
7 - Informa sobre Freguesias do Concelho
8 - Lista Associações do Concelho
9 - Descreve Circuitos Turísticos do Concelho
10 - Informa sobre Gastronomia, hoteís, residenciais, restaurantes, bares, discotecas
11 - Lista e aponta Estabelecimentos de Ensino
12 - Lista Entidades culturais, desportivas e de lazer
13 - Informa sobre Parques industriais
14 - Informa sobre Serviços de Saúde
15 - Informa sobre Feiras e Mercados
16 - Apresenta Newsletter mensal sobre empreendimento no concelho.
A grande maioria das respostas a estas funcionalidades é do tipo 0 (não), 1(sim). No entanto, a nível de Diagnóstico Social foi considerada a existência de dois estádios intermédios 0,25 (Plano de realização) e 0,5 (Pré-diagnóstico).
Inicialmente, foi considerada mais uma funcionalidade relacionada com a área florestal cujos resultados não foram considerados apresentáveis.
Neste contexto, Ourém ocupa a 92ª posição com a mesma classificação do 91º e do 111º no ranking provisório que pode ser elaborado a partir dos dados dos alunos do ISEG que temos vindo a utilizar. O seu valor, 0.63, pode considerar-se positivo, mas indicia que ainda existe um bom conjunto de actividades a desenvolver para melhorar este tipo de informação. A página da câmara não nos dá informação sobre os parques industrias, sobre feiras e mercados e não faz a descrição económica e social do concelho. Por outro lado, apesar de ter uma entrada sobre directório de empresas, ela nunca está preenchida, tenta adiar as actividades relacionadas com o diagnóstico social e, contrariando objectivos do projecto Leiria Digital, não publica mensalmente qualquer newsletter sobre empreendimento no concelho.

Como podem ver na figura acima, Ourém situa-se num grupo um pouco abaixo dos melhores que, de acordo com os resultados do ranking, têm forte associação ao distrito de Évora. Pombal, apenas com o défice de uma funcionalidade, ocupa o segundo lugar.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...