quarta-feira, junho 14, 2006

Serviços de Informação das Autarquias - 43
Biblioteca - descrição do serviço, consulta do catálogo, reserva



Num mundo em rede, não faz sentido que organizações muito interrelacionadas estejam como que de costas voltadas. É o que acontece muitas vezes entre bibliotecas municipais e câmaras municipais.
Procurámos assim determinar até que ponto, partindo do site da câmara era possível chegar ao catálogo da biblioteca ou mesmo proceder à reserva de livros. Esta última funcionalidade foi tão rara em termos de frequência que acabámos por desistir da mesma. Já o mesmo não acontece em relação ao acesso ao catálogo pelo que passámos a considerar a funcionalidade implementada pela sua concretização e considerámos um nível inicial quando era possível obter uma descrição relativamente pormenorizada do serviço.
Como se pode ver no gráfico, no país, apenas 15% da funcionalidade está implementada. Lisboa (0,38), Viana do Castelo (0,38) e Setúbal (0,37) apresentam os melhores resultados. No outro extremo, o de Ourém, os concelhos do distrito de Bragança e Castelo Branco não encontram qualquer referência na página da câmara à utilização das suas bibliotecas municipais com eventual excepção da sua localização física.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...