segunda-feira, julho 25, 2005

Mais um elefante branco do presidente David


O desvario de DAvid Posted by Picasa

As intenções até poderão parecer as melhores:

O novo imóvel permitirá a melhoria das condições de trabalho dos funcionários que passarão a exercer funções em ambientes pensados e projectados para o melhor atendimento dos munícipes.

Mas basta uma breve análise para demonstrar que a concepção de base está errada e esta obra não é mais do que desperdício:

O prédio será constituído por 5 pisos, sendo 2 subterrâneos, com uma área de mais de 5.000 m2 cada, reservados a estacionamento (358 lugares para funcionários e munícipes), arquivos, armazéns e zona técnica. O piso térreo, com 1300 m2 albergará os serviços de atendimento ao público, assim como um refeitório, um bar e um espaço comercial.O 1º piso contará com os serviços administrativos, sala da assembleia municipal e um pequeno bar de apoio. No 2º serão albergadas as salas da presidência e da vereação. Neste piso estará também o Salão Nobre.


Conseguem imaginar a monumentalidade dos pisos subterrâneos? Qualquer coisa como 100m por 50m em parques de estacionamento que dariam quase para Ourém inteira. A verdade é que, modernamente, não me parece que se justifique esta atracção de pessoas à Câmara. O investimento deveria ser em tecnologias de informação e comunicação. Os funcionários deveriam ser dispersos pelas freguesias embora se admitisse alguma concentração na Câmara. Os munícipes deveriam ser estimulados a interagir com a Câmara através da INternet. O que isto mostra é exactamente o contrário. É uma espécie de investimento de pernas para o ar ou ao lado ou no cavalo errado.

Passemos ao piso térreo. Será repartido entre atendimento ao público, um bar, um refeitório e um espaço comercial. Esperemos que este espaço comercial seja para promover edições da Câmara. Juntar o atendimento ao público num local é positivo, por exemplo, aquela cena de estarmos na divisão de obras e termos de nos deslocar à tesouraria era um tanto caricata, mas até pode acontecer que o espaço a estas funções destinado seja curto.

No primeiro piso há mais um bar, instalações para a Assembleia Municipal e os serviços administrativos. Penso que a reengenharia de processos poderia levar a uma monumental redução nesta área, tanto mais que a Assembleia só funciona de quando em quando, portanto é um piso quase totalmente inútil.

Finalmente, teremos um piso para os lordes e para o salão nobre. Acho bem o salão nobre, temos de dar alguma dignidade a estas coisas, mas há que ver uma coisa. Se esse piso também tiver 1300 m2 e for dividido ao meio, cada vereador ficará com um espaço pessoal de quase 100 m2! Sinceramente... não faziam isso por menos?

Admito que a estrutura do antigo edifício não seja a mais indicada. Admito que mexer na mesma com as pessoas lá dentro seja impossível. Admito que rasgá-lo para fazer passar tudo o que uma comunicação moderna exige é difícil. Estou de acordo com a centralização do atendimento se acompanhada por aproximação ao munícipe nas freguesias, mas os novos Paços do Concelho parecem-me monumental desperdício que irá alimentar nova campanha laranja que sairá directamente do bolso do contribuinte. Porque correspondem a algo do passado. Com as dificuldades que o país atravessa a sua concepção é quase criminosa!!!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...