sábado, abril 25, 2015
domingo, abril 19, 2015
Feira do Livro
Tarde interessante por Ourém com uma visita um pouco tardia à Feira do Livro (cuja existência só conheci por acaso). Apesar de tudo ainda pude desfrutar da presença de Ana Margarida de Carvalho e claro que não resisti a adquirir este magnífico livro do qual extraí este resumo:
Numa madrugada de 1934. um maço de cartas é lançado de um comboio em andamento por um homem que deixou uma história de amor interrompida e leva uma estilha cravada no coração. Na carruagem, além de Joaquim, viajam os revoltosos do golpe da Marinha Grande, feitos prisioneiros pela Polícia de Salazar, que cumprem a primeira etapa de uma viagem com destino a Cabo Verde, onde inaugurarão o campo de concentração do Tarrafal.
Dessas cartas e da mulher a quem se dirigiam ouvirá falar muitos anos mais tarde Eugénia, a jornalista encarregada de entrevistar um dos últimos sobreviventes desse inferno africano e cuja vida, depois do primeiro encontro com Joaquim, nunca mais será a mesma. Separados pelo tempo. pelo espaço, pelos continentes, pela malária e pelo arame farpado, os destinos de Joaquim e Eugénia tocar-se-ão, apesar de tudo, no pelo de um gato sem nome que ambos afagam e na estranha cumplicidade com que partilham memórias insólitas, infâncias sombrias e amores decididamente impossíveis.
Subscrever:
Mensagens (Atom)