
Semelhanças com os que dominam a nossa terra: estes enterram o passado próximo, os outros enterram o ballet.
Fonte BAllet Gulbenkian
CDU Ourém
Sérgio Ribeiro de volta à Assembleia Municipal
Por uma vereação em que haja oposição
Sérgio Ribeiro de volta à Assembleia Municipal
Uma vereação em que haja oposição
CDU OURÉM______________________________
Sérgio Ribeiro de volta à Assembleia Municipal
uma vereação em que haja oposição
CDU Ourém________________________________
Sérgio Ribeiro de volta à Assembleia Municipal
Uma vereação em que haja oposição
A instalação de uma antena retransmissora de telemóveis na Moita Redonda está longe de ser consensual. Um grupo de moradores daquela localidade não aceita que a antena seja instalada num terreno privado situado a poucos metros das habitações, por temerem eventuais consequências para a saúde. Alegam também que nunca foram consultados sobre o processo.
Os contestatários concentraram-se quarta-feira, dia em que estava prevista a colocação da nova antena, junto ao local da obra, impedindo assim a sua instalação.
Vítor Frazão, que também esteve quarta-feira de manhã no local, deu a garantia aos populares de que a antena não iria ser instalada, assegurando que iria mandar embargar a obra. E, de facto, um fiscal municipal deslocou-se ao local, ainda durante a manhã de quarta-feira, com a ordem de embargo. Mas na realidade a obra acabou por não ser embargada, uma vez que a notificação do embargo só pode ser feita à direcção técnica da obra ou ao titular do alvará de licença
CDU Ourém___________________________________
Sérgio Ribeiro de volta à Assembleia Municipal
uma vereação em que haja oposição
CDU Ourém__________________________________
Sérgio Ribeiro de volta à Assembleia Municipal
uma vereação em que haja oposição
Acordei e, rapidamente, descobri que tudo era um disparate. Efectivamente, em Fátima, não há sinal de especulação operada com terrenos e imóveis. Não existem monumentais mamarrachos, desocupados, à espera de revalorização. Estava enganado, a semente do mal não concorre com a palavra de Deus.Sonhei com uma lucubração estatística que conseguia levar tudo à mesma unidade, comparando a situação em 1960 com a situação em 2000 para cinco elementos fundamentais: culto, restauração, comércio, serviços de alojamento e especulação. Admiti que faziam um todo e tentei medir a contribuição de cada um para esse todo...
Que dizer do culto? Com certeza que em 1960 era extremamente importante, talvez o elemento mais importante dessa cidade, claramente dominante, atribuamos-lhe, numa escala de 0 a 100 o valor de 65.
E a restauração? Na década de 60, haveria alguns locais, umas tasquinhas, talvez 5%.
Quanto ao tradicional comércio, também não seria excessivo, admitamos 15%.
A produção de serviços de alojamento estaria entre os dois valores: 10%.
Finalmente, a especulação: já existia, um terreno nessa cidade custava bem mais do que em Ourém, mas não era muito significativa: 5% .
O desenvolvimento veio a modificar este equilíbrio. A cidade, de bonita, transformou-se num trambolho onde o cheiro a frango assado, misturado com o gasóleo queimado dos autocarros que em plena rua põem os motores em funcionamento para os seus passageiros desfrutarem de ar fresco quando a ele regressarem, mais o esburacado criminoso do arvoredo que rodeava o santuário bem patente nas clareiras, mais o ruído associado a manifestações que têm a ver com tudo menos com a religião evidencia brutal degradação do ambiente. Mas podemos ir mais longe: quantas habitações lá existem à espera de revalorização?
Dirão: mas existem mais e melhores serviços de hotelaria e alojamento. Sem dúvida, é uma realidade indesmentível, aí está um activo valioso para o desenvolvimento.
Apesar de tudo, a especulação teve um incremento notável. À custa de um pequeno cochicho, fazem-se negociatas de milhares de euros. Isto não é criação de riqueza, é um facto económico, mas em nada beneficia o concelho e o país. A partir deste exercício de constatação tentemos uma medição nos moldes anteriores.
A especulação será muito mais importante, digamos 15%.
A produção de serviços de alojamento cresceu muito e terá ultrapassado ou igualado
o comércio (20%, para ambos).A restauração também cresceu e melhorou: 10%
Que resta para o culto? É importante, mas um valor bem inferior ao de 60: 35%.
Façamos as contas: qual foi a alteração sentida em cada um dos elementos considerados?
Representemos graficamente os resultados a que chegamos e que, recordamos, são resultado do meu pesadelo: