sábado, julho 03, 2004

Um susto em Fátima
E, de repente, soa-me aos ouvidos que há por aí intenções de destruir a Via Sacra, em Fátima, que, nascendo na rotunda sul, conduz aos Valinhos.
Não sei se os meus amigos conhecem esta maravilha. Eu admiro-a e gozo-a, sempre que posso, há muitos anos.
Desaprovo totalmente a intenção relatada. Esperemos que não se concretize e que os Fatimenses se revoltem se a tentarem implementar.
Restauração em Ourém
Quinta e sexta almoçámos na cidade.
Uma desgraça.
Carne seca, comida mal cozinhada. Não diremos nomes para não estragar a vida a ninguém, já que num dos casos, inclusivamente, quiseram devolver-nos o dinheiro após reclamação.
O que mais me admira é ver ao lado pessoas comerem aquilo com aparente satisfação. Grandes pratos, carregados, de baixo preço, um grande banquete para quem só vê quantidade.
Som da Tinta
Sábado, 11 horas. Visita à Som da Tinta.
Momento ideal para em sossego me aperceber das edições recentes e para procurar alguns textos para desfrutar.
Procuro algo que me dê mais força para falar sobre Ourém.
E aqui vão cinco livrinhos. As próximas semanas serão boas pelo menos em leitura.
Indiferença
Sinto que esta é a palavra que melhor caracteriza a atitude dos meus amigos oureenses quando tento chamá-los para a revolta contra o poder que vai destruindo a nossa Ourém.
Será que me tomam por maluquinho?
Será que pensam que não sei o que digo?
Ou terão receio de ferir o poder instituído?
Já estou a vê-los a apelidarem-me de reaccionário por não apoiar esta forma de desenvolvimento que sistematicamente destrói o nosso passado e o que foi a nossa história.
Mas estão equivocados. Só haverá verdadeiro desenvolvimento de Ourém quamdo ele não for contra o passado dos que lá viveram.

quarta-feira, junho 30, 2004

Contemplação

Wanderer above the Sea of Fog
Caspar David Friedrich (1818)
Nenhum olhar
Hoje o tempo não me enganou. Não se conhece uma aragem na tarde. O ar queima, como se fosse um bafo quente de lume e não ar simples de respirar, como se a tarde não quisesse já morrer e começasse aqui a hora do calor. Não há nuvens, há riscos brancos, muito finos, desfiados de nuvens. E o céu, daqui, parece fresco, parece água limpa de um açude. Penso: talvez o céu seja um mar grande de água doce e talvez a gente não ande debaixo do céu mas em cima dele; talvez a gente veja as coisas ao contrário e a terra seja como um céu e quando a gente morre, quando a gente morre, talvez a gente caia e se afunde no céu. Um açude sem peixes, sem fundo, este céu. Nuvens, veios ténues. E o ar a arder por dentro, chamas quentes e abafadas na pele, invisíveis. Suspenso, como um homem cansado, ar.
José Luís Peixoto
Ensoñacion

Lurdes Buitrago López
Crónica de Distintos Oureenses
E ei-la disponível.
Não vou nomear ninguém, há sempre o perigo de algum esquecimento. Espero que todos se reconheçam, porque estão lá todos (amigos, familiares, professores, equipa maravilha...) e acreditem no imenso prazer que tive em elaborá-la.
É óbvio que gostava de lá voltar, àquele tempo...
Hoje, só disponibilizo o endereço para visualizarem controlados por menu, mas qualquer dia permitirei que a visualizem sequencialmente: é que ainda há um pequeno erro de paginação.
Não esqueçam de fazer acesso aos postais sobre Ourém.
E preparem já uma lagrimazinha no canto do olho.
Hesitei na designação.
Balada do Largo de Castela não dava, porque a polícia quase nunca entrou nos nossos jogos e preocupações, ou se entrou não era sistematicamente.
Crónica da destruição de Ourém era por demais negativo e nostálgico.
Ficou Crónica de Distintos Oureenses, a celebração da nossa juventude e amizade. Tem princípio, meio e fim. Sigam-na, carregando nas palavras sublinhadas. Ela está aqui.
Dizer mal?
O Zéquim comove-me.
Desaparecidos o Luís Nuno e o Jó Rodrigues, parece o único distinto da minha geração disponível para sair em minha defesa.
Mas, nestes casos, o desprezo é a melhor arma. Aos JAs e companhia eu mando a Sybylla.
Caminhar
Aproveitei a frescura da manhã para desenferrujar as pernas.
Tenho de ficar em boa forma para aguentar tanta responsabilidade.
Entretanto fui chamado ao gabinete de crise.
Hoje, ainda posso deixar algum post, mas só voltarei na próxima semana.
Divirtam-se a comentar.

terça-feira, junho 29, 2004

Durmo


Um gracioso tropel de donzelas formosas,
Frescas e virginais como botões de rosas,
A saia curta, o rir brejeiro, o arzinho honesto,
Deixando ver a perna e fantasiar o resto,
Vinha cantando atrás esta canção feliz,
Ao som de tiorbas d'oiro e avenas pastoris:

Somos trezentas sessenta e seis,
Olhos maganos, bocas em flor...
Dignas de reis!
E vimos todas, senhor Prior,
Dar-vos aquilo que vós sabeis...
Somos trezentas sessenta e seis!
Um calendário d'ano bissexto,
Feito d'amor!
Livro novinho!... papel e texto!...
Abra-lhe as folhas sem medo ao sexto,
Abra-lhe as folhas, Padre-Prior!


in A Sesta do Senhor Abade
Sesta
Quase 40 graus...
Acho que foi o ano passado por esta altura que se falou muito na Associação dos Amigos da Sesta...
Sampaio nada decide nas próximas horas.
Os oureenses não reagem a tão enriquecedores posts.
Que hei-de fazer durante o resto da tarde?
Exemplo para Ourém?
"No Mercado de Santana
Leiria abriu Loja do Empresário para desburocratizar serviços públicos
Lusa

Leiria tem a funcionar desde ontem uma Loja do Empresário, no Mercado de Santana, com o objectivo de dar uma resposta eficaz às necessidades dos empresários em assuntos relacionados com a autarquia.

Com o novo serviço, a autarquia descentraliza os serviços em processos de natureza empresarial, "oferecendo um atendimento personalizado", disse a vereadora Neusa Magalhães, que tutela o pelouro do Desenvolvimento Económico, e que foi a autora deste projecto."

Trata-se de notícia do Público que pode ser consultada aqui.

Considerando qualquer exemplo de desburocratização válido para Ourém, há que dizer que é pena que haja cidadãos de primeira e segunda na óptica da autarquia.
E o que é que estes produtores de riqueza fazem sem a força de trabalho dos outros, isto é, dos que não têm direito ao mesmo atendimento e que são efectivamente quem tudo produz?
Vi mesmo agora no blog de esquerda
"Já está. José Manuel Durão Barroso acaba de anunciar ao país o que se esperava: aceita o convite de Bruxelas e vai ser presidente da Comissão Europeia, deixando para trás um partido às turras e um país suspenso da lucidez de Sampaio".
Quase 13 horas
Estranho silêncio na sequência das instruções...
Será que recusam?
Será que estão tratar da barriguinha?
Ou meteram-se no carro e vêm para Lisboa, direitos a Belém, onde às 19.00 há encontro importante?

E o PM prometeu que falava e não aparece...
As instruções do ser da luz
Abri o envelope que me tinha sido entregue e destaquei uma folha com instruções para a acção.
Não são segredo. Descansem, não vão ficar dezenas de anos à espera para as conhecer a todas.
Afinal, era algo simples, possível de fazer. Vejamos:

“Luís pretendo que convides alguns distintos oureenses para colaborarem no Ourém blog.

O deputado no PE pode muito bem semanalmente criar um texto sobre o que é tão importante local e o que se pode esperar do mesmo para Ourém e para o país. Pode, também, a exemplo do que fez para o Joaquim Espada, dar-nos a conhecer outras figuras de Ourém. Todos sabemos que ele está muito ocupado, mas um ou dois posts semanais com quatro ou cinco parágrafos não custam nada.

O professor na Suíça tem um jeitão para histórias como tu já viste na versão que ele elaborou relativa ao “O tiro saiu pela culatra”. Ele que traga mais histórias. Ele que fale sobre a sua esperiência de ensino naquele país que parece tão europeu e, ao mesmo tempo, de costas viradas para a Europa.

Não deves esquecer o Zé Rito. Os estúdios Trini foram famosos no final da década de sessenta, ele tem que deixar aqui a história dos mesmos. Quero lá saber que não tenhas um mail ou um telefone, alguém que lhe faça chegar a mensagem. Alguém que diga à Teresa, a Teresa que o avise... Ele também era competentíssimo a relatar jogos de futebol, será que não nos poderá surpreender com alguma coisa nessa área?

E o Zé Domingos? É o melhor contador de histórias de Ourém. Conhece as histórias todas, ele que as ouviu ali naquele cantinho onde se celebrava o palhete, ele que acompanhou o Néné em tantas e tantas borgas. Sei que é um grande preguiçoso, mas deve esse sacrifício a Ourém.

Tens que esclarecer com o Julito este estranho silêncio que parece uma barreira intransponível para ti e para o blog. Fala com ele, sem ninguém saber. Ainda me parece que o estou a ver, magnífico, naquela transmissão televisiva após a desgraça dos incêndios: “Bombeiros de Portugal...!”. E nunca te esqueças do pacto entre distintos oureenses: onde quer que um se candidate, quer se situe à direita quer à esquerda, deverá ter o teu apoio. Aquele atributo é a tua melhor garantia.

E o Alfredo? Será que não tem nada para nos dizer? Abre isto, Luís, abre isto, para isso precisas do mail dele...

E que espero eu de ti, meu caro?
Para já, vais reorganizar o teu trabalho anterior. Vais criar uma crónica dos distintos oureenses com os posts que já elaboraste, quem sabe se um dia não poderão passar a livro e ser um testemunho mais directamente aceite sobre essa Ourém que tiveste. E, se outros trouxerem histórias, um segundo e um terceiro livro podem ser publicados. Vais criar um guia para a leitura dos posts sobre as europeias. Vais organizar uma coluna sobre um oureense na área do poder, onde descreves esses contactos que tens a tão alto nível.
Se estás ocupado e tens dificuldade em ir a Ourém, é contigo. Mas, como vês, se eles não recusarem, não é razão para desistires.
E, agora, volta para o teu posto. Vamos, fala sobre o que é importante para o teu país e para a tua terra. Proclama a unidade que sempre tens defendido. E nunca te esqueças: não tens qualquer obrigação de pôr aqui um post todos os dias, isso até tem o perigo de afastar alguma coisa importante que tenhas dito.”

Respirei aliviado.
Afinal, parece que posso passar a dormir melhor todas as noites e manter o blog. Se não houver nada para dizer, nada se dirá...
E, agora, mãos à obra!
Por esta hora
O Sérgio deve estar a voar, rumo ao PE.
Nem sabes o petisco que preparei para ti, meu caro...
Não esqueçam
Ao meio-dia divulgaremos as instruções do "ser da luz".
Por outro lado, vi, no blog de esquerda, esta convocação:

TERÇA-FEIRA, 29, ÀS 19h00, PALÁCIO DE BELÉM. SEREMOS AINDA MAIS CONTRA O GOLPE DE SANTANA LOPES. ANTECIPADAS, JÁ!

E se fosse em Ourém?
A esquerda, unida, vencerá
Esquerda Unida: mas que magnífica designação para assinar comentários. De qualquer forma, apesar de não excluir Louçã ou Carvalhas, mantenho a confiança que, há muitos anos, Ferro me desperta.
É preciso ser tão inteligente como os outros foram...
É preciso unir:
- os que falam de humanidade e solidariedade;
- os que falam em eficiência, iniciativa privada, liberdade de acção;
- os que defendem um controlo operado a partir da sociedade organizada em Estado;
- os mais radicais.
É preciso que todos mantenham a sua especificidade que ela não seja esmagada pela aliança, mas também que não sirva para se apunhalarem mutuamente.
É preciso que os mais moderados tenham um papel chave, mas que, logo nos primeiros momentos, não se esqueçam que são esquerda e que têm compromissos com os seu ideais.
É preciso tirar o país deste pântano de miséria, corrupção e fuga às obrigações.
É preciso arranjar quem governe borrifando-se no resultado de futuras eleições.
Quer haja ou não eleições antecipadas...
Bom dia
Vinha desejoso de conhecer os comentários da noite, mas o título de capa (manchete?) do Correio da Manhã entristeceu-me.
Como diria Pacheco Pereira:

Pobre País.

O nosso...
onde a própria saúde tem de ser esmolada.


Vamos ficar por aqui esta manhã...
Estamos a ultimar um texto sobre a Esquerda Unida que nos foi sugerido por um comentário mais abaixo.
Vamos divulgar as instruções do "ser da luz".
Vamos estar atentos ao desenrolar político matinal.
Vai haver Conselho de Ministros.
O nosso primeiro vai encontrar-se com o Presidente, mas, segundo o Público, quer garantir que não haverá eleições para já.
Apesar de não estar muito entusiasmado com a ideia, recordo que está convocada nova concentração para Belém, às 19 Horas, exigindo:

segunda-feira, junho 28, 2004

Os seres da luz
Já estava praticamente em forma de espírito puro.
Ia por aquele túnel escuro que um dia todos conhecerão quando, repentinamente, distingo as suas faces: cinco distintos oureenses que já partiram. Contrariamente ao modo como sempre me olharam, nem sorriam. No seu olhar, eu via expressões duras onde só conseguia ler: "Traidor!".
Mesmo assim não parei e, mais à frente, oiço, distinta, a voz de helvética criatura: “Estou todos os dias à tua espera, embora não o saibas”.
Afinal, isto começa a ser incómodo. Eu a pensar que podia dormir até ser dia claro, sem mais preocupações com os posts e agora começa isto a morder-me a consciência.
Pouco depois, surge-me alguém a quem recentemente apoiei: “Luís, tu criaste blogdependentes. Não podes desistir”.
Passo pelo Abrupto e logo descubro a acédia: "A Acédia é a apatia, ou a indiferença perante a prática da virtude, ou o espectáculo do mal. Sabemos que está mal, mesmo muito mal, e ficamos calados. Acédia. Vai-se para o Inferno por isso".
E eis que, repentinamente, uma voz mais sabedora tranquiliza-me.
- Volta para lá! Não precisas de estar sózinho. Fala com o deputado oureense na Europa, fala com o professor oureense na Suíça, fala com a voadora criatura em Seia, fala com alguém que esteja em Ourém. Ainda lá estão tantos. Não haverá nenhum que queira colaborar? Não tens que te preocupar com questões eleitorais. Não te preocupes se gostam ou não de ti. É um simples blog que pretende respeito pelo passado que lá tiveste. Demora o que for preciso a organizar-te. Não precisas de estar em Ourém se é esse o teu problema, nestes moldes estarás lá sempre. Mas, por favor, não abandones, mostra que há alguém que se opõe.
E entregou-me um envelope com instruções para a acção.
De repente, vejo-me a recuar na minha decisão inabalável.
Até breve...
Novas tecnologias
Apreciem aqui o poder.

domingo, junho 27, 2004

Eleições antecipadas?
Acho que estou um bocado contra esta ideia que o pessoal de esquerda anda para aí a defender e que se traduz na exigência de eleições antecipadas se o PM se demitir.
Tem-se falado muito na retoma, mas não há retoma nenhuma. Isto vai cada vez pior, o défice ainda descontrolado, a Economia sem pinga de recuperação. Não se esqueça que não houve qualquer medida estrutural, houve pura e simplesmente venda de património.
E o pior é que se vai passando a mensagem que a retoma está aí.
Se Sampaio se decidir pela demissão do Governo e marcação de eleições antecipadas, lá virá o PS a pegar numa retoma envenenada.
E quem será o culpado da crise que se seguirá? Obviamente, a esquerda…
Por isso, a minha palavra de ordem é: com ou sem Santana, não os deixem fugir!
Parabéns ao Atlético
Hoje, o Clube Atlético Oureense faz 55 anos.
Tantos quantos eu já tinha desde Outubro.
Foi a equipa da minha infância e de tantos outros oureenses.
E venham mais 55...
Servir o país?
Ó meus amigos,
o que encontrei foi monumental oportunidade para me pirar...
Kilas
O mau da fita...
Apesar de tudo simpático, porque preocupado com a minha saúde.
Kilas, vê lá se escreves alguma coisa de jeito para postar aqui no blog.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...