sábado, agosto 19, 2006

3 semanas 3

Foi este o espaço de tempo passado em Ourém, desta vez. Terminado, há que dizer que quase não dei por ele.
Foi uma espécie de retiro.
Fechado em casa, procedi a pequenos trabalhos de manutenção e pintalgação. A tarde era destinada à sesta e a noite à contemplação das estrelas, do castelo e do caminho para o mesmo já que, iluminados, ao longe, criavam um ambiente majestoso (?).
O dia começava pelas 6.30 com a Pipoca a dar os primeiros sinais de acordar e querer companhia activa. Raspava as portas até os seus amigos se levantarem. Nos dias de maior calor, o trabalho ia pela noite fora para compensar a tarde perdida.
Três semanas em que não senti o tempo passar e, no fim das quais, sinto, curiosamente, o esqueleto mais direito e o braço mais musculado. Uma maravilha…
Agora, vamos esperar o cavalo de ferro.

sexta-feira, agosto 18, 2006

Um susto no Cavalo de Ferro

Eu não vos tinha dito? Que isto do dinheiro trazia água no bico?
Claro, foi hoje.
Toca o telefone e surge a voz do PedroL.
- Pai, a máquina diz "out of credit". Não consigo levantar dinheiro...
Ninguém se lembrou da explicação mais simples. A conta tinha saldo, que poderia ser? O destino foi obviamente a CGD de Ourém onde se deparou com uma bicha de quinhentos.
- O melhor é ter paciência e esperar...
Mas o processo era lento e exasperante. No seu canto, o Skywatcher despachava como podia, mas o nosso destino era outro...
Quase duas horas depois, lá fomos atendidos. Em vão. O funcionário não estava dentro da matéria e remeteu-nos para a colega dos cartões...
Aqui, antes de se passar à acção, foi a inevitável defesa do cartão de crédito...
- Se vão para o estrangeiro, por que levam cartão multibanco?
- Ó senhora, na descrição do cartão, a CGD é peremptória quanto à funcionalidade. Ele pode fazer o que se pretende. Queremos perceber porque não a cumpre...
- Mas não paga nada pelo cartão...
- Não há cartões grátis. Ao fazerem isto aos miúdos estão a tentar fidelizar clientes...
Lá apelámos ao seu coração de mãe e actuou. Actuou e bem...
- O Pedro está a tentar levantar mais do que é possível por dia...
O malandro!
Se pudéssemos davamos-lhe uma sova frente a toda a CGD!
Mas ficámos tranquilos, respirámos. O PedroL já tem dinheiro para comer e iniciar o regresso...

quarta-feira, agosto 16, 2006

Borreguinho com batatas



Hoje, o Abelito fez anos: 68A, como é costume dizer-se para não haver dúvidas acerca da virilidade dos machos da família.
Por esta altura, nas festas das festas das terras do nosso concelho, aparece sempre o célebre carneiro com batatas. Mas há variações...
O Abelito é um ás em termo de culinária, por isso, brindou este seu devotado irmão com magnífico almoço de que a foto (desculpem a inclinação, o espaço era apertado) só documenta uma parte. O sabor estava divinal...
Sinais do cavalo de ferro

Mas que se passa com o PedroL de quem já não falamos há uns dias?
Como é natural, passou algum tempo no seu reino, na Croácia. Zagreb e, depois, Pula (?) serviram para abrandar um pouco o seu ritmo de deslocação. De Pula (?) disse-nos estar numa estância paradisiaca embora a praia fosse assim um bocadinho para o calhau duro e o frio se fizesse sentir.
Depois, passou à Eslovénia e daí já saltou para Munique.
Telefonou há pouco a falar de dinheiro. Imagino o que se avizinha...

terça-feira, agosto 15, 2006

A menina da pescadinha congelada

Sábado, vinha do Central para o local onde habitualmente estaciono. De repente, um velhote pára diante de uma montra, tira um papel do bolso, levanta a bengala que trazia na outra mão apontando-a para o ar e começa a ler em voz alta. O texto era mais ou menos assim:
Isto é uma confissão, não creiam que vou mentir, sinto uma nova paixão que não para de florir. Há uma loja em Ourém, com uma menina graciosa, é tão linda e, vejam bem, um bocadinho opiniosa. Tem uma carinha de anjo e uma voz bem pausada, fala em tudo e no arranjo da pescada congelada. Não paro de a ir ouvir, só pelo prazer de a olhar, ela olha-me intensamente, será que estou a corar? As noites são sofrimento e, imaginando-a noutros braços, aqui fica o meu lamento por não seguir os meus passos…
Depois, rasgou a folha e seguiu o seu caminho na direcção da igreja. Fiquei boquiaberto, mas ainda consegui apanhar alguns pedaços. Decididamente, Ourém está cada vez mais romântica e de um romantismo que não tem idade.

segunda-feira, agosto 14, 2006

The Rising Sun

O dia vai longo, distraí-me e o OUREM ficou para trás. São os percalços das férias.
Rising Sun tem muito a ver connosco por causa da House e pela tal casa virada ao Sol poente do Luís Nuno e do Avião.
Voltamos, assim, a uma canção do George que faz parte do álbum póstumo Brainwashed.
 

domingo, agosto 13, 2006

A banda do barracão

Alguns dias têm sido tão calmos, a quietude é tanta, apesar do calor, que temos sentido a tentação de estabelecer paralelos com a habitação na Parede.
- Com este sossego, só nos falta que a casa dos vizinhos de baixo seja habitada pelo Flautas e pela Cantora de ópera. Já imaginaste estar aqui meio adormecido e, do meio das árvores, sair a voz dela ou ouvirmos os acordes dele?
Este é um dos nossos privilégios na residência habitual: gozar das horas de treino de duas excelentes pessoas ligadas ao canto e à cultura. Algo bem desejável para aqui onde os diálogos dos tais vizinhos de baixo, em português vernáculo, não são passíveis de reprodução em blog.
Mas está estabelecido que, sempre que uso esta forma de chalaça, algo me cai em cima de um modo que me obriga a recordar dever ter mais cuidado.
A Dona Maria costumava dizer à sua netinha: “Quando eu morrer , esta casa será tua”. Na vida, as coisas quase nunca se passam como esperamos e a dita casa que tem enorme barracão acabou por ser vendida e já não é propriedade da netinha.
Na tarde de sábado, entretinha-me a pintar o gradeamento. Admirava aquele verde garrafa adquirido na loja de utilidades da Teófilo Braga, quando comecei a ouvir o som de uma bateria e uma voz:
- Um, dois…
Juntou-se-lhes um baixo e o som pareceu mais composto. Pouco depois, veio a voz em tom algo dilacerante. Não reconheci o tema. Qualquer coisa desses grupos novos que tocam mal, cantam mal e fazem a cabeça doida aos miúdos.
O ensaio durou horas. Sempre a mesma música. Comecei a lembrar-me que, um dia, também dei uma seca aos vizinhos com o Trans European Express, dos Kraftwork, desdenhosamente apelidado de Comboio lá em casa.
- Estamos tramados. Lá se foi o nosso descanso…
- Ontem, estávamos a gozar com os vizinhos e, agora, vamos ter de suportar este ruído. Qualquer dia, ainda trazem para aqui o 22…
E aqui fica a dúvida sobre como serão futuras estadias por aqui. A banda do barracão actuará à noite? Teremos sossego? São terríveis estes tempos onde a libertinagem tanto se confunde com a liberdade…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...