quinta-feira, abril 07, 2011

LIXO

Lixo!
Fomos reduzidos à condição de lixo.
O percurso foi longo, fruto de políticas erradas ao longo destes trinta anos, políticas que fomentaram o consumo sem uma contrapartida na produção... logo, recurso ao crédito e recurso ao exterior.
Devo confessar que nunca esperei assistir a um ataque tão avassalador à nossa economia como o efectuado recentemente pelas agências de rating, uns dos principais causadores da grande crise internacional que nos ajudou a atirar para o abismo. Esse ataque, apoiado na ânsia de chegar ao poder dos partidos de direita e no pronunciamento de uma banca que explorou à exaustão o endividamento soberano enquanto tinha credito barato, conduziu a isto...
Quero com isto dizer que, apesar do coro de prestigiados economistas secundados pela Ordem, não estou convencido que isto acontecesse se o PEC4 tivesse passado. A execução orçamental até parecia correr bem: seria finalmente o momento de ter alguma mão sobre as finanças? Isso não seria incomodativo para os candidatos ao poder? Sei que o governo de Sócrates foi bem anti-social, sei que essas medidas eram duras, mas o que aí vem, putativamente controlado pela direita, é, com certeza, pior. Ela não nos vai fazer ter mais agricultura, mais pescas, mais indústria, isto é, não vai ajudar a criar mais riqueza e substituir com ela muito do que temos de importar. Vai antes tentar baixar custos, cortando, cortando, cortando, para ser competitivo na exportação... mas à custa do mercado interno.
E agora é preciso fazer reciclagem... de onde possa brotar uma verdadeira alternativa patriótica e de esquerda.

segunda-feira, abril 04, 2011

"Portadas" Interessantes



Em "Portadas" Interessantes não tratamos os dislates de Portas e da sua equipa. Mas podemos fazê-lo já que procuramos mostrar como as ilustrações da década de 50 e 60 podiam antecipar a fabulosa política dos tugas. Por isso, amigo oureense, não deixe de visitar o Memorial do Búfalo e apreciar o modo agonizante como encara os seus últimos posts.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...