sexta-feira, outubro 04, 2013

Masoquismo

Este blog é insustentável.
Terminadas as eleições, eis a velha falta de inspiração.
Puxo os cabelos (poucos), dou voltas à memória (cada vez mais fraca), revejo os órgãos de informação local. Nada aparece para o alimentar.
Diria o Presidente: "Você é um masoquista! Trate de alimentar o seu blog que logo ele ficará sustentável...". Mas serei eu o ele quem não quer ver a realidade? Aliás, já é a terceira ou quarta vez que isto sucede e, das outras, sempre se traduziu em longa ausência.
Por isso, não se admirem se o OUREM hibernar...

terça-feira, outubro 01, 2013

E agora, MOVE?

Frazão conseguiu o que queria: rejeitado pelo PSD, procurou ser eleito vereador e, com esse objetivo, desencadeou o movimento MOVE. As particularidades do eleitorado levaram-no a um resultado curioso: PS e PSD/CDS estão empatados com três vereadores e Frazão pode ter papel decisivo no executivo camarário. Não seria assim se os resultados para aquelas forças tivessem sido 4-2 ou 2-4. Neste caso, a sua eleição resultaria num papel inteiramente nulo, uma espécie de "verbo de encher". Com o resultado atual, Frazão pensa ir longe, ele pode ser uma espécie de Paulo Portas do executivo, pode ser o "enfant terrible" da Câmara.
Pode...
Mas Fonseca é inteligente e manhoso. Na sua declaração política, já falou em negociar. (vide facebook do NO). Não sei se Albuquerque tem a esperteza de Fonseca... Moura tem, estou seguro, e talvez convença aquele a entender-se com Fonseca, retirando todo o protagonismo a Frazão. Afinal, é do interesse dos dois a morte política deste já que tem efeito sanguessuga sobre o eleitorado de ambos e uma atração populista significativa: Frazão montado no seu cavalo em combate pela honestidade e competência contra os corruptos e despesistas, apoiado no seu escudeiro de prestígio inestimável...
"Movimentos" como o MOVE, se não têm espetacular êxito no início, tendem a cristalizar. Ora, o êxito do MOVE não foi grande. Pelo contrário, se Frazão ganhou, o MOVE pouco tem para além dele. Que irá fazer de seguida, sem uma dinâmica partidária por trás? Noites de fados? Saltos de paraquedas? Tem muito valor um movimento de cidadãos, mas, depois, vem o dia a dia, o trabalho, os problemas e as próximas autárquicas são só daqui a quatro anos.
A verdade é que Fonseca e Albuquerque podem estabelecer um programa mínimo para os próximos três anos, deixar as diferenças para o quarto ano ao mesmo tempo que nessa altura se trata das calçadas, ruas e obras de fachada e mandar o MOVE para o esquecimento total a não ser que este tenha força e discernimento para se tornar em força de protesto.
Enfim, Ourém tem muita coisa interessante para nos mostrar no futuro.

segunda-feira, setembro 30, 2013

... e quem perdeu

De resto, perderam todos...
O PS ficou entalado sem qualquer capacidade de decisão autónoma e um número de vereadores igual aos do PSD. Na Assembleia, a CDU encarregou-se de lhe roubar alguns votos e atirou Deolinda para um lugar subalterno a que não está habituada, ficando em clara minoria e incapaz de impor o quer que seja sem votos do MOVE ou da CDU... Manterá a arrogância?
Mas o PSD também não foi muito feliz, apesar de ter tido um resultado muito melhor do que aquele que eu esperava e que a sua campanha anunciava. Efetivamente, não há um texto escrito por Albuquerque ou Moura para a campanha e relativo a Ourém. Houve muita paródia, a malta foi atrás e isso bastou para penalizar Fonseca e Deolinda. No final, a declaração ao NO de Albuquerque é chocha ao considerar, com uma voz que parecia estar a soletrar, que o positivo tinha sido retirar a maioria absoluta ao PS. Fraco consolo!
Se Albuquerque foi incapaz de ganhar a Câmara, Moura conseguiu excelente resultado na Assembleia, logo, no meio dos perdedores, Moura foi o que se distinguiu por ganhar algo... isto talvez seja importante para o futuro em termos de PSD. Mesmo assim, nada conseguirá se PS, MOVE e CDU juntarem os seus deputados...
Enfim, o eleitorado oureense, criou uma boa confusão e estão todos de mãos atadas. Talvez seja o melhor... sem propostas, ou com propostas tão atávicas é uma espécie de mensagem do tipo: vale mais estarem quietos do que continuarem a fazer disparates mesmo que "excelentes"!

Quem venceu...

Ele prometeu, logo... "PODEM CONTAR COM ELE", "o vereador do povo de Ourém, o vereador da cidadania".
Vítor Frazão foi o grande vencedor das eleições em Ourém para a Câmara Municipal, apesar da exiguidade de votos.
Frazão vai ser o grande decisor.
Se houver proposta do PSD que lhe agrade, ele vota nela...
Se houver proposta do PSD que não lhe agrade, ele chumba-a...
Se houver proposta do PS que lhe agrade, ele vota nela...
Se houver proposta do PS que não lhe agrade, ele chumba-a...
Assim mesmo, tal como já tínhamos apontado (tic tac tic tac tic tac...).
Frazão não precisa de propor nada. Basta-lhe esperar e decidir como lhe convier. Ele implementou o circuito pendular mesmo antes de tomar posse.
Até que ponto terá este homem capacidade para levar a bom porto o papel que os oureenses lhe atribuíram? Espero que tenha bons conselheiros... de alguns não duvido que o são, mas há sempre riscos.

domingo, setembro 29, 2013

Preparem-se. A vingança vem aí...


Em resumo: Lugar ao diálogo e à negociação

Câmara
PS: 3
PSD/CDS: 3
MOVE: 1

Assembleia Municipal
PSD:10
PS: 8
MOVE: 2  
CDU: 1

Será empate?

De acordo com o NO, ganhou o PS, mas... de quem é o último mandato?

Fátima, de acordo com o NO

Fátima

Votantes 5139
Brancos 363
Nulos 304

Assembleia de Freguesia
PCP 279
Coligação 3131
Indep 1062...

Assembleia municipal
Brancos 352
Nulos 291

PCP 250
Coligação 2735
MOVE 557
PS 953

Câmara Municipal Brancos 321
Nulos 263

PCP 179
Coligação 2577
MOVE 594
PS 1205

Piedade, de acordo com o NO

Piedade

Votantes 3325
Brancos 126
Nulos 125

Assembleia de Freguesia
PCP 173
Coligação 1134
MOVE 335...
PS 1432

Assembleia municipal
Brancos 153
Nulos 132

PCP 343
Coligação 938
MOVE 413
PS 1340

Câmara Municipal
Brancos 151
Nulos 109

PCP 148
Coligação 891
MOVE 388
PS 1638

Há pouco era assim...


Beja, Évora, Alcácer do Sal

Parecem as conquistas do D. Afonso Henriques...
Isto está mau por Ourém, mas no resto do país não é bem assim.

Nervoso miudinho

As urnas já fecharam e os nossos candidatos devem estar relativamente nervosos. Fonseca voltará a conquistar a Câmara? Ou será Frazão? Ou  aquele terá de fazer significativas concessões para manter o domínio da autarquia?
Daqui a algum tempo, já saberemos algo. Apesar da elevada abstenção, Ourém encher-se-á de gente a festejar, a rádio entrevistará vencidos e vencedores que farão a sua leitura. Neste momento só um desejo: que ganhe a democracia e que o Governo seja o grande derrotado!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...