Frazão conseguiu o que queria: rejeitado pelo PSD, procurou ser eleito vereador e, com esse objetivo, desencadeou o movimento MOVE. As particularidades do eleitorado levaram-no a um resultado curioso: PS e PSD/CDS estão empatados com três vereadores e Frazão pode ter papel decisivo no executivo camarário. Não seria assim se os resultados para aquelas forças tivessem sido 4-2 ou 2-4. Neste caso, a sua eleição resultaria num papel inteiramente nulo, uma espécie de "verbo de encher". Com o resultado atual, Frazão pensa ir longe, ele pode ser uma espécie de Paulo Portas do executivo, pode ser o "enfant terrible" da Câmara.
Pode...
Mas Fonseca é inteligente e manhoso. Na sua declaração política, já falou em negociar. (vide
facebook do NO). Não sei se Albuquerque tem a esperteza de Fonseca... Moura tem, estou seguro, e talvez convença aquele a entender-se com Fonseca, retirando todo o protagonismo a Frazão. Afinal, é do interesse dos dois a morte política deste já que tem efeito sanguessuga sobre o eleitorado de ambos e uma atração populista significativa: Frazão montado no seu cavalo em combate pela honestidade e competência contra os corruptos e despesistas, apoiado no seu escudeiro de prestígio inestimável...
"Movimentos" como o MOVE, se não têm espetacular êxito no início, tendem a cristalizar. Ora, o êxito do MOVE não foi grande. Pelo contrário, se Frazão ganhou, o MOVE pouco tem para além dele. Que irá fazer de seguida, sem uma dinâmica partidária por trás? Noites de fados? Saltos de paraquedas? Tem muito valor um movimento de cidadãos, mas, depois, vem o dia a dia, o trabalho, os problemas e as próximas autárquicas são só daqui a quatro anos.
A verdade é que Fonseca e Albuquerque podem estabelecer um programa mínimo para os próximos três anos, deixar as diferenças para o quarto ano ao mesmo tempo que nessa altura se trata das calçadas, ruas e obras de fachada e mandar o MOVE para o esquecimento total a não ser que este tenha força e discernimento para se tornar em força de protesto.
Enfim, Ourém tem muita coisa interessante para nos mostrar no futuro.