sábado, outubro 09, 2004

Inquérito ao campo
Lembro-me de vários: eu, o Luís Nuno, a Teresa, o Zé Pereira, o Al Simon, o Trinca espinhas, o descendente do mestre da música...
Há trinta anos reunimo-nos, se não estou em erro, no quarto do Al Simon em Lisboa,para preparar a realização do inquérito ao campo de acordo com as instruções previamente publicadas de um perigoso comunista: o Chico Martins.
O quarto era óptimo para estas actividades conspirativas. Logo à entrada, tinha um magnífico poster de Mao e da revolução cultural na China.
Claro que, com as dificuldades de transporte para Ourém, tudo se ficou pelas boas intenções e por uma visita, num sábado à tarde, ao Avenida.
Será esta magnífica realização em Ourém, a "radiografia" do concelho, mais um resultado dos preciosos ensinamentos do camarada Mao aos seus discípulos laranja através do camarada Relvas? Estará a preparar-se uma bem necessária revolução cultural para Ourém e para o país?
Já os viram por aí?
Estou aqui, à porta de casa, há mais de três horas, à espera deles para me fazerem a "Radiografia", mas não aparece nenhum. Será que se esqueceram da minha terra? E como eu gosto de ver estas caravanas de malta barulhenta e ululante...
Mas foi mais uma partida do Relvas.
Está quase a chover, vou mas é para dentro que ainda me constipo e estrago a imagem do concelho.

sexta-feira, outubro 08, 2004

Uma brisa suave, mas, por vezes, excessivamente forte
Encontrámos mais um blog por Ourém. Trata-se do brisa mínima.
É assinado por um estranho 1bigonbalcão(??????).
Desejamos-lhe o melhor sucesso, Ourém precisa cada vez mais de vozes pelo desenvolvimento, pela ética, pela liberdade...
Faltas ao serviço
Esta semana não fomos brindados com a agenda do Presidente, assim não podemos prosseguir com a descoberta e análise das grandes linhas da sua prática. Estará certamente a compensar o tempo gasto durante o fim de semana em actividades de representação.
Mas outras faltas se detectam na página do Município
- as actas da Câmara têm quase um mês de atraso: a última é de 13 de Setembro;
- o directório de empresas nunca mais é preenchido;
- Viver Ourém e Ourém informação estão em actualização há meses sem nada daí resultar;
- Formação pós-graduada não tem conteúdo nos links para onde somos remetidos excepto no que respeita ao Aconselhamento.
Uma observação final: é uma pena que as páginas das autarquias não tenham uma estrutura de blog a qual permitiria a inserção de comentários. Pode-se argumentar: mas há um endereço para onde os podemos enviar. Há, é verdade, mas em muitos casos, não chegam ao destino. Todo o correio que enviei pela Internet para Cascais, Tavira e Parede me foi devolvido ou não foi tido em conta.
Ficando visível, o comentário mostraria essa falha do interlocutor e poderia mobilizar outros municipes.
Leitaria Oureana
Este post é uma correcção.
Já há algum tempo, deixámos aqui um artigo denominado Leitaria Guerra.
Pareceu-nos essa a designação mais lógica. É um pequeno espaço que sempre nos lembra o Vítor, o Carlitos e o seu pai.
Distinto oureense chamou-nos a atenção para uma incorrecção: a sua designação foi Leitaria Oureana.
Assim deverá passar a designar-se esse artigo.
Amordaçado?...
Este professor é, sem dúvida, o maior.
De um momento para o outro conseguiu estranhíssima solidariedade de Cavaco Silva a Fernando Rosas.
Mais, foi praticamente a primeira notícia em quase todos os canais e ocupou os noticiários da rádio por várias horas.
O Barnabé fez quase uma dezena de posts por sua causa.
O blog de esquerda foi um pouco mais comedido mas não deixou de o referir.
Ana Gomes, no Causa Nossa, pôs o seu espaço no blog à disposição daquela estrela. Hoje, no mesmo blog, Vital Moreira deixa algumas perguntas inocentes.
Os jornalistas da TVI, em abaixo assinado, obrigaram a administração a pronunciar-se.
A RTP, em horário nobre, mobilizou quadros importantes de todos os partidos com representação parlamentar para um debate que demorou horas.
A SIC entrevistou Pacheco Pereira cuja análise não ficou muito distante da interpretação de de Fernando Rosas. No Abrupto, Pacheco referiu por vários vezes o caso neste pobre país.
O Presidente chamou-o a Belém e dedicou-lhe cerca de uma hora.
PSL foi posteriormente reunir-se com o Presidente e à saída foi obrigado a referi-lo.
Tudo isto em pouco mais de um dia. Ele continua sem dizer palavra, mas os outros falam por ele. É admirável.

quinta-feira, outubro 07, 2004

O professor
Se a TVI tem o Castelo Branco para que precisa do Marcelo? As audiências estão garantidas...
Um atentado à democracia calar ou censurar o professor? Então a TVI não é uma empresa privada onde quem manda é o patrão? Pode tolerar-se lá dentro um indivíduo que estraga os seus negócios com o governo?
Eu acho que o GOverno e a TVI fizeram muito bem.
Calem o Marcelo, calem o Pacheco...
... mostrem ao povo o que verdadeiramente são!
Teremos novo supermercado ou piscina?
Nada me move contra o Intermarché.
Mas estou farto de ver aqui em Lisboa o resultado de se construir sobre leitos de ribeiros, rios, etc.
Assim, saúdo a iniciativa parlamentar do PCP que tende a apurar até que ponto é que o novo supermercado reune as condições fundamentais para o podermos frequentar sem perigo de sermos levados pela cheia. O documento que originou estas considerações foi-nos enviado pelo Sérgio e já é post do Castelo.

quarta-feira, outubro 06, 2004

Um castigo merecido
Isto parece um ataque da RIAPA ou do Anacleto, mas há que repor a verdade.
Pus-me a editar a template. Cortei umas passagens sem querer e ficou tudo uma desgraça.
Resultado: tive de mudar de template o que me levou à perda de comentários.
Amanhã apurarei outros estragos e verei o que se pode recuperar
Pelas freguesias de Ourém

Acho sempre um piadão a estes mapas, especialmente quando a partir deles, com um simples click de rato, temos acesso a um descritivo e a uma pequena história das freguesias da nossa Ourém.

terça-feira, outubro 05, 2004

Feriado
Há 30 anos, imbuído de fervor revolucionário, o pessoal foi todo trabalhar. No final, ofereceu-se o dia de trabalho à nação.
Não interessa, nem quero discutir o que aconteceu a esse dinheiro. Se foi bem ou mal aproveitado. Se alguém, oportunisticamente, se aproveitou ou não dele...
O que é importante é constatar que, hoje, possivelmente, considerando o leque de políticos que potencialmente nos governam, nenhum conseguiria aquele magnífico espírito que, então, ainda nos unia. Imaginem que PSL ou BF vinham com esta conversa...

segunda-feira, outubro 04, 2004

Gente barrasca
São aquelas as Celebridades do meu país.
Gajas que se despem por dinheiro, mariconços que mercadejam obras de arte, autarcas com processos de corrupção até ao pescoço, gente que participa em filmes pornográficos. Ficam muito bem quando o curral do porco estiver cheio daquela coisa. Nem sei se o apoio moral de PSL e PP, hoje manchete no 24 horas, nessa altura, lhes valerá.
Com gente desta, como é que isto pode sair da fossa?
4 pontes como esta = 1% do PIB
Ouvi, há pouco, nas notícias de uma estação televisiva, que alguém tinha feito um estudo científico e apurado que quatro pontes como a de hoje provocavam perdas estimadas em 1% do PIB.
É formidável a desfaçatez de alguns portugueses.
Por um lado, dizem que o funcionalismo não faz nada, é um conjunto de preguiçosos, que 80% do seu trabalho é para si (vide, por exemplo, a grande loja do queijo liminiano). Por outro, mal o governo tem a lucidez e sensatez, suportadas por estudos fidedignos sobre os feriados do ano, de calar o seu desencanto com a dádiva de um dia que até dá muito jeito, argumentam que há prejuízos monumentais para o país.
Nem notam que, se aquela ponte fosse estendida ao ano inteiro, nas condições do estudo dito científico, o PIB mais do que desapareceria. É caso para perguntar: que andam então a fazer os que realmente produzem?
Ainda os complementos de reforma dourados
Um regulamento criado em 1993, quando Braga de Macedo era ministro das Finanças e Rui Vilar presidente da CGD, atribui aos administradores da instituição um complemento de reforma equivalente a 15 por cento do salário bruto no banco pelo tempo de serviço prestado em outras empresas públicas.
O suplemento de Economia do Público de hoje traz a história completa desta gestão obscena sempre dirigida para a resolução dos grandes problemas do país.
Bakunine em Ourém
"A imensa maioria dos indivíduos humanos, não só nas massas ignorantes, mas também nas classes civilizadas e privilegiadas, não quer nem pensa senão o que toda a gente à sua volta quer e pensa; acredita, sem dúvida que quer e pensa por si mesmo, mas não faz mais do que repetir servilmente, rotineiramente, com modificações inteiramente imperceptíveis e nulas, os pensamentos e as vontades de outrem. Este servilismo, esta rotina, fontes inesgotáveis do lugar-comum, esta ausência de revolta na vontade e esta ausência de iniciativa no pensamento dos indivíduos são as causas principais da desoladora lentidão do desenvolvimento histórico da humanidade."
In Bakunine, por Henri Arvon, colecção Filósofos de todos os tempos, Estúdios Cor, Lisboa 1966
Interrogações sobre Cumplicidades
Mas como é que a Maria consegue tratar tão bem a cor, o formato do blog e as palavras?
Terá uma equipa por sua conta ou serão inúmeros talentos numa só pessoa?
Aquele blog continua magnífico.
Mas melhorará muito se um dia tiver a coragem de lá publicar um poema da Ana para o dar a conhecer a um mundo bem mais amplo que o dos meus amigos. Ao lado do Eugénio, do Zé Carlos, dela...
As novas fronteiras

Não há que duvidar
É o próprio Marcelo quem o diz: "este governo é bem pior que o pior de Guterres".

domingo, outubro 03, 2004

Ricucu Uma simples folha branca que esvoaça,
Ritmada por ecos de música e p'lo vento que passa
À espera dum breve registo... um qualquer pensamento
Que a enriqueça com arte, feliz contentamento!

Uma tábua comprida é um banco
Uma mesa corrida um convite ao descanso
O mar ao longe, cenário e as dunas um manto
Aqui repousam lamentos, aqui o amor é santo!

Que seja imortal este momento,
A paz, a alegria, o sentimento....
Que tenha memória viva este sabor ameno!

Anseio sempre por voltar aqui
A este lugar tão fabuloso e tão pleno!
.... este refúgio de mim!

Ana Prata
(Praia do Gancho/ Bar do Ricucu / Agosto 2004)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...