sábado, agosto 20, 2005


Um outdoor que não será visto pelas nossas ruasPosted by Picasa
A afrancesada

Não sei que mal lhe fez o OUREM para tão ostensivamente o ignorar.
Esta menina marota, Elvirita de seu nome, que da cultura tem obcessão, resolveu listar todos os blogs do concelho. Lá aparecem anónimos molhos de bróculos sem casaco do século XXI ou posterior. Mas o OUREM foi desprezado.
Não me conformo.
Que poderei fazer para corrigir tão má impressão acerca deste humilde sítio?
Será bimbo, pimba, inculto...?
... rústico, vermelho, comuna...?
... triste, antiquado, servil?...?
... parvo, ignorante fútil...?
... radical, moderado ou senil?
Será isso razão para o excluir?
Da INEVITÁVEL Queda

... António Costa, o número 2 do Governo, não interrompeu as férias de Sócrates...
... Enquanto o país ardia, ele preferiu cozer o primeiro ministro em lume brando...

in Publica (Expresso, 20-08-2005) pgs. 8-9
O Governo pára a compra de carros

Acho muito bem.
Com as aquisições de Santana e as que terá feito depois da tomada de posse, pode muito bem fazer um brilharete e dar uma lição de poupança ao país. A partir de agora, só ambulâncias e carros para a polícia.
Se isto fosse mesmo a sério, lá se iriam os nossos lugares nos transportes públicos, tantos os detentores dessa mordomia...
Euromassa para descansar ou aproveitar a biomassa?

Com a crise petrolífera este problema virá inevitavelmente a pôr-se.
Teremos de circular menos nos nossos automóveis, deixar o combustível para o verdadeiramente necessário.
Imaginam-se a fazer esse sacrifício? Uma verdadeira lição de resistência?...
Passar o consumo de combustíveis derivados do petróleo para menos de metade, deixando o grosso às actividades produtivas, às empresas de transporte...
Vai ser bonito...
E não existirão alternativas?

sexta-feira, agosto 19, 2005

OURÉM Propaganda

É o que se me oferece dizer sobre um panfleto de luxo recebido em casa, com a denominação Ourém Informação, e que não passa de publicidade ao famigerado Catarino paga pelo contribuinte.
Uma vergonha!
Ainda se fosse possibilitado idêntico financiamento e possibilidade às outras candidaturas, aquilo aproximar-se-ia do legítimo, embora, repito, seja exageradamente luxuoso.
Dizia ele, em Fátima, em mais uma acção de propaganda, que iria para o Céu. Vá depressa! Mas quem espera por ele é Satanaz! É destino certo para batoteiros. Isso vos garanto eu...
E as outras candidaturas?

Convém deixar uma palavra relativamente a outras candidaturas. Além da nossa, são conhecidas três. Saúdo todas pelo que têm de comum com a nossa: apresentarem-se a sufrágio com cidadãos disponíveis para mandatos de representação dos concidadãos.

Saúdo a disponibilidade de Sandra Nunes para a coisa pública e apesar das monumentais diferenças entre os interesses que nos guiam. Tal como nós, parte em desvantagem, as coisas não lhe serão fáceis, espero, dada a sua juventude, que seja uma participação enriquecedora.

Tenho todo o respeito pelas intenções e pelo programa do candidato José Manuel Alho. Vejo que se rodeou de pessoas competentes e acredito que, com sinceridade, queira servir Ourém. Mas nós somos diferentes, temos um foco diferente. A nossa perspectiva de desenvolvimento passa inexoravelmente pelos que trabalham, pelo pequeno e médio empresário, pela economia real, prefere a ocupação ao desemprego remunerado. São nossos concorrentes, respeitá-los-emos, mas tudo faremos para os vencer com o objectivo de com eles virmos a colaborar num esforço convergente naquilo que nos une.

Finalmente, David Catarino. Não o conheço, até pode ser muito boa pessoa, mas não é isso que aqui está em causa. É o adversário, que parte como vencedor antecipado. Todos os seus actos e realizações são comandados pelo desejo de se manter no poder. A sua utilidade e bondade é sempre posta em causa pois essas acções não são neutras como se vê bem pela sua utilização como propaganda nesta campanha. Catarino quer manter-se no poder e o seu objectivo de transformar Ourém num estaleiro de betão de onde a nossa memória foi banida é repugnante e tem de ser contrariado. A nossa palavra de ordem será:


Abaixo Catarino e seus cúmplices!
Viva a CDU!

quinta-feira, agosto 18, 2005

O Partido Ecologista os Verdes - da Coligação Democrática Unitária/CDU - em Ourém


“OS VERDES” EM OURÉM NA ROTA DOS INCÊNDIOS

Perante o drama dos incêndios que repetidamente assola o país, deixando milhares de pessoas em situação precária e provocando danos ambientais de extrema gravidade, tanto para o presente como para o futuro, uma delegação da Direcção Nacional do Partido Ecologista “Os Verdes” deslocou-se a Ourém (distrito de Santarém) hoje, quinta-feira, dia 18 de Agosto, para demonstrar a sua solidariedade às população afectadas pelos fogos deste ano e fazer o levantamento da situação no terreno, de modo a aferir as suas propostas e iniciativas legislativas ao nível da Assembleia da República.

Tivemos o privilégio de acompanhar alguns passos desta acção cujo programa foi o seguinte:

INICIATIVA EM OURÉM – 18 DE AGOSTO

10.30h – Reunião com o representante da Câmara Municipal de Ourém

12.00h – Reunião com o Sr. Comandante dos Bombeiros de Ourém

15.00h – Reunião com o núcleo da QUERCUS de Ourém

16.30h – Reunião com o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Espite

17.30h – Visita e contacto com a população da Freguesia da Urqueira
O desleixo, a ausência de limpeza, o fim da actividade produtiva agrícola, a importação do incêndio de outro concelho estiveram entre as causas principais que vimos apontadas.
Sentimos também que há muito jogo de empurra entre responsabilidades, isto é, descobrem-se mil e um argumentos para fugir à limpeza que, julgamos, só coercivamente e através de uma estrutura supra agentes proprietários (que não se preocupe com a aplicação de coimas) poderá ser resolvida.
Deixamos de seguida quatro apontamentos fotográficos sobre esta acção.

O canito nem sabe do que escapou Posted by Picasa

A versão do presidente da Junta de Freguesia de Espite Posted by Picasa

De um negro impressionante Posted by Picasa

Troca de impressões na Amieira Posted by Picasa


Ourém precisa de mudança no poder autárquico - 35
Os direitos de TODOS os cidadãos - os cidadãos com deficiência

Os cidadãos com deficiência são… cidadãos!
A sociedade tal como se organiza deveria ter em consideração particular os direitos desses cidadãos. Nomeadamente no que se refere às acessibilidades.
Mas tal não acontece. Porque os critérios que levam às tomadas de decisão obedecem a outras prioridades que não os direitos dos cidadãos, porque o mercado, a produtividade, a competitividade comandam.
O poder local, autárquico, como aquela parcela do poder que mais próxima está dos problemas e das dificuldades dos cidadãos, deveria, por um lado, no que respeita às suas competências e actividades ter em atenção pequenos pormenores que são cruciais na vida dos cidadãos com deficiência e, por outro lado, ser uma forma de pressão para que outros poderes não esqueçam esses cidadãos e os seus direitos.
Em coerência com a sua postura face à deficiência e aos portadores de deficiência, Sérgio Ribeiro, quando esteve na AM, batalhou pelo arranjo dos passeios para que as cadeiras de rodas pudesses circular, e algo se conseguiu, e, enquanto esteve na Parlamento Europeu, durante mais de uma década, foi um dos temas que tratou frequentemente, com alguns resultados.
Com todos os outros candidatos da CDU, particularmente os que o são a funções executivas, irá continuar essa luta, com uma atenção imediata e especial aos acessos ao edifício do Tribunal que, nesse aspecto, nos envergonha.
E como a CDU não é uma força política que apenas critica negativamente, saúda-se o esforço da Junta de Freguesia da Atouguia no que respeita a esta questão, ao instalar um ascensor exterior.
Não prometemos nada, comprometemo-nos!

CDU Ourém


Sérgio Ribeiro de volta à Assembleia Municipal
Uma vereação em que haja oposição

Os nossos autores


Ele parte com vantagem Posted by Picasa

Augusto Trigo era outro que poderia ter lugar no ciclo de BD da Som da Tinta se este fosse reeditado.
Admirem como nos consegue trazer a imagem da desproporcionalidade em todas as lutas.
Ainda a arte de Trigo


As quatro almas Posted by Picasa

Que pensamentos andarão pela cabeça dos agentes do mal para abater o guerreiro vermelho?

quarta-feira, agosto 17, 2005

Uma oferta aos amigos do OUREM


O assessor para a sesta do presidente Posted by Picasa

Não há mal nenhum em fazermos uma pausa na campanha. Aliás, ela está presente como podem depreender da legenda. Só este candidato se lembraria de se expôr, com os seus gostos, amizades, como eu o faço. Lembrem-se, o OUREM é amistoso, brincalhão...
Esta é uma oferta aos amigos do OUREM; e, em especial, à Maria que se tem revelado tão sensível sempre que eu aqui trago algum felino.
De outro ângulo


Peras Ruivas: vejo-o sempre ali Posted by Picasa

Em Ourém, ainda podemos encontrar estas delícias. Mas se este simpático amigo se lembra de descer à rua sem passeio, no fim de contas sem condições para circulação pedonal, arrisca muito, bem como todos nós.
Os que têm gerido isto, bem têm pugnado por extinguir o fruir das nossas localidades. Loucos! Sempre a correrem atrás do dinheiro, como se isso fosse algo muito importante na vida...
Temos razões para nos candidatarmos

Trata-se de uma candidatura contra a corrupção, a especulação, o clientelismo, o favorecimento, a destruição da memória da terra que recebemos.
Trata-se de uma candidatura pelo desenvolvimento de uma cidadania nas suas múltiplas dimensões. Nós vamos devolver à nossa Ourém tudo o que os sem-amor à nossa terra lhe destruíram, ainda for recuperável e preservar e valorizar o que ainda não foi destruído.
Partimos em desvantagem, mas não partimos derrotados. O nosso objectivo é a presidência e as nossas propostas demonstram-no vivamente. Nessas condições, opomo-nos a qualquer das outras forças presentes nesta eleição. A todos respeitamos, mas de todos somos diferentes e, enquanto houver um oureense que nos dê razão, não vemos motivos para nos calarmos.
Carências
Nesta visita ao Tribunal, apercebemo-nos de carências que dificultam a sua acção.
Ar condicionado, um segundo gravador são elementos que poderiam traduzir-se em mais produtividade.
Amigos do tribunal, a CDU está convosco.
Votem em nós e, se formos maioritários, garantimos que, mesmo do nosso bolso, teremos todo o prazer em dotar as vossas instalações com esses dois elementos que o actual poder tanto tarda em vos facilitar.
Votar na CDU é, assim, votar em melhores condições de trabalho e no aumento da capacidade de produção dos tribunais.
Votar no último!!!

Realizou-se, há pouco, nas instalações do tribunal de Ourém, o sorteio relativamente à ordem pela qual as listas concorrentes às eleições autárquicas no nosso concelho se vão apresentar.
Será: PSD - 1º, CDS/PP - 2º, PS - 3º e CDU - 4º.
Que os nossos amigos não fiquem tristes. Os que vão em último são sempre aqueles por quem há deferência, que são reconhecidamente os melhores.
Por outro lado, até facilita a indicação de voto: Vota no último!
É que, mesmo que a CDU não concorra em alguma freguesia, o voto no último irá para uma força com quem procuraremos pontualmente unidade na acção. Isto é, não se perdia.
Primeiras reacções

Tento testar o que as pessoas sentem em relação à candidatura. A verdade é que não me surgiu de lado algum qualquer apoio declarado. Há receio, desconfiança, surpresa...
Julgo que me cruzo com muitas pessoas e algumas delas fingem que não sabem de nada. Está tudo bem. Eu não vou pedir pessoalmente o voto a ninguém.
Mas houve uma cena gira. Um amigo, por quem tenho particular estima, chamou-me junto à Assembleia Municipal e disse-me:
-Luís, criaste-me um problema. Já estava todo virado para o José Manuel Alho e apareces tu a lançar-me dúvidas.
A minha resposta foi e será sempre:
- Vota de acordo com a tua consciência, isso é que é importante.
E alguns aspectos da importância que eu, Luís, atribuo às minhas razões estão na entrada da minha intervenção na apresentação da candidatura:

Ao longo dos últimos anos, a Ourém que conhecia e tanto gostava foi sujeita a um rocesso de destruição por todo o concelho operado pelas forças políticas dominantes.
Em 2003, avancei com o blog Ourem denunciando essa prática. Conheci essoalmente Sérgio Ribeiro que já acompanhava desde a juventude através dos seus escritos de Economia, através das colecções que dirigia, através da sua actividade política.

Aliás, meus amigos, o Sérgio não precisou do 25 de Abril para ser democrata, para ser famoso. Já antes, ele detinha grande admiração entre os estudantes de Económicas cujo ambiente pude desfrutar.

Em momento eleitoral, ele convidou-me para a lista da CDU. Não tenho qualquer experiência de trabalho político ou autárquico. Mas tal convite é irrecusável. Pela pessoa que ele é e pela Ourém que adorávamos e continuamos a adorar apesar de tudo o que dela estão fazendo. E a resposta foi: "sinto-me muito honrado".

O OUREM

Continuará a ser como era.
Simples, brincalhão, amistoso, com muito amor à nossa terra.
É o meu espaço, por isso vou usá-lo nesta campanha. Os outros temas continuarão.
Significa isto que tudo se mantem, sendo o enfoque um pouco diferente.
Terminada a campanha, terá apenas um tema a menos. E julgo que o OUREM terá muito mais amigos
O mapa da agressão a Ourém

Aproveitemos esta oportunidade para estabelecer o mapeamento da monumental agressão desencadeada pelos políticos que nos têm representado no concelho.
Em Fátima, no Cercal, em Casal dos Bernardos, na Urqueira (predoem, tenho de parar a referenciação...) que por todo o lado se multipliquem iniciativas para identificar tudo o que eles destruíram da terra que os nossos pais e avós nos deixaram.
Ponhamos isso como comentário neste blog.
Se formos eleitos, nenhum desses problemas será esquecido...

terça-feira, agosto 16, 2005

Nós vamos devolver aos oureenses tudo o que os sem-amor à nossa terra lhes destruiram e for recuperável

Este foi um dos principais pontos de orientação da nossa intervenção na apresentação dos candidatos CDU à Câmara de Ourém.
Referimo-nos aos oureenses de todo o concelho que, decerto, encontrarão na sua terra exemplos da monumental agressão operada com a responsabilidade ou, pelo menos, conivência, doa autarcas anteriores. Vamos fazer esse levantamento, se formos eleitos.
E vamos preservar e melhorar tudo o que ainda resta.
Eis alguns momentos registados pelo nosso repórter.

Convidei o Luís e ele disse: é uma honra Posted by Picasa

Ora vamos lá a começar isto Posted by Picasa

Há um programa CDU para as autarquias Posted by Picasa

E, curiosamente, eu, Luís, apercebi-me como estava perto desse programa em muitas coisas que defendia. Queremos o melhor para a nossa terra, para as pessoas...
A comunicação social


Não estamos isolados Posted by Picasa

Também esteve presente através de alguns dos melhores profissionais do nosso concelho. Nesta imagem, o empenho do Rui era tal para captar a intervenção que chegou a atrapalhar a acção do nosso repórter.
Mas nós estamos muito agradecidos ao Rui e à Aurora por terem aparecido. Dar voz a todos os candidatos é muito importante para a nossa democracia.
A equipa


Contem connosco Posted by Picasa

Eis quatro caras para a futura equipa de trabalho na Câmara: o Luís, a Isabel, a Margarida e a Sónia.
Dispostos a trabalhar (e não temos em dúvida que o mesmo acontece com outras candidaturas) dispostos a dar tudo pelo nosso concelho.
Uma equipa que ainda não está completa, porque alguns dos nossos não puderam estar presentes e contamos com os vereadores das outras candidaturas para o trabalho. Nem pensem que vão ficar sem trabalho ou sem pelouro. O povo paga-lhes e não é pouco, terão de dar ao litro...
Uma equipa que atravessa várias gerações. Sónia, símbolo de uma juventude bonita que encontra nos estudos e na causa autárquica uma razão para a sua acção. Margarida, disposta ao trabalho, aos maiores sacrifícios pela nossa terra. Isabel, alguém que toda a Ourém conhece, descendente de uma família de históricos que sempre souberam estar na luta por uma sociedade mais justa, por um país melhor.
Uma equipa que assenta em várias freguesias. É óbvio que não há lugar para 18 vereadores. Mas esta equipa garante que a sua ligação com as juntas de freguesia ultrapassará esse pequeno problema. A presença da Sónia garante especial atenção a Fátima, que respeitaremos, que queremos que continue a ser terra de fé, que queremos que continue a ser ponto de atracção de muitos peregrinos, que queremos que mantenha condições de alojamento, restauração e comércio ao melhor nível, que apoiaremos no desenvolvimento de uma espiritualidade inteligente. A presença de Margarida garante elevado conhecimento das questões relacionadas com Caxarias. A estação, a sua utilização, os estacionamentos, a agricultura, a floresta tudo questões que veremos com competeência e paixão. E Ourém, sempre Ourém, a nossa querida terra que os bárbaros tudo fazem para destruir.
Uma equipa que garante que muita coisa vai mudar nesta Câmara. Temos de descentralizar e ir para junto do munícipe. Temos de usar mais informática, mais comunicações, possivelmente, mais algumas pessoas. Temos de rejeitar uma concepção errada que aposta em mais cinco pisos de betão para apoiar os negócios das construtoras. É uma perspectiva completamente desfasada dos interesses do concelho.
Estamos para trabalhar para o munícipe, com ele, sempre que for necessário.
Mas, para isso, é preciso que os oureenses de todo o concelho ultrapassem os seus receios e votem em nós!!

segunda-feira, agosto 15, 2005


.. Posted by Picasa


Ourém precisa de mudança no poder autárquico - 34
Restaurar a cidade de Ourém

Ao longo dos últimos anos, por todo o concelho, assistimos a enormes agressões à cultura e identidade da população local através de uma política sistemática de destruição urbana e betonização a que se chamou pomposamente desenvolvimento.

Está por fazer o levantamento de todo esse conjunto de práticas, e é necessária a sua travagem imediata e a recuperação do que for possível.

A CDU defende que, por todas as localidades do nosso concelho, se proceda a esse levantamento e que o próximo mandato seja marcado pela Restauração da cidade de Ourém que, emblematicamente, podemos exemplificar com o jardim frente ao Central, mas que terá, com certeza, muitas outras possíveis concretizações por todo o concelho.

Restaurar a cidade de Ourém é devolver aos oureenses de todo o concelho tudo o que os sem-amor à nossa terra lhes destruiram e ainda for recuperável.

Os eleitos pela CDU bater-se-ão nos locais em que se encontrem pela identificação de todos os actos lesivos do património urbano, praticados pelos actuais detentores do poder e pela sua reparação quando a mesma for possível.

Votar em Sérgio Ribeiro é assim votar numa política que nos devolverá o ambiente destruído da terra onde nascemos e que temos obrigação de preservar.
CDU Ourém


Sérgio Ribeiro de volta à Assembleia Municipal
Uma vereação em que haja oposição


. Posted by Picasa

domingo, agosto 14, 2005

A casa das velharias

Nesta vida passam por nós tantos objectos que deixam de fazer parte do nosso quotidiano que é possível montar com eles uma segunda casa e dar-lhs nova utilidade.
É o que se passa com o local onde habito em Ourém.
Aqui, tudo tem uma segunda vida, tudo ganhou uma nova utilidade.
A cama com uns 60 anos que era dos primeiros residentes.
O Pioneer que adquiri na década de 70, a minha primeira aparelhagem, aquela que adquiri no tempo em que tudo custava a adquirir e de que por isso se gosta muito. Mantém alguma qualidade, mas, por vezes, os disparos do amplificador tornam-na assustadora e insuportável.
Aqui, posso ouvir os vinis, os EPs que, garantidamente foram os que mais gostei e os que mais me acompanharam.
Por exemplo, agora passa o Aznavour com o La Mamma canção que, na década de 60, se ouvia incessantemente em Ourém, nos tais rádios do Central e do Avenida. Achava-o chato, um pouco insuportável, mas agora tem o mérito de me fazer recuar no tempo quase uns 40 anos, para perto dos amigos. Curioso. O Aznavour lembra-me muito o Rui Leitão. Porque será?
E aquela cadeira de baloiço e de palhinhas? Tem uma estrutura em madeira impecável. Ali viajava há uns trinta anos sentindo-me numa cabana a baloiçar. Mas a palhinha fraquejou e nas costas ostenta um monumental rasgão. Procuramos quem a arranje mas não é fácil. “Agora é tudo sintético. Temos de a mandar para o norte...”. Isto em Ourém, a tal que quer ser também capital do móvel.
Os sofás também são dignos de registo. Feitos de napa vermelha completamente fora de moda mas que nem a gatita se atreve a rasgar com as unhas. Hoje seriam um sucesso numa casa mais avant-garde.
Enfim, uma casa de velharias de que me é cada vez mais difícil separar, porque são o pouco que me resta desse tempo...
Passatempo


Caminhada nocturna Posted by Picasa

Adivinhem de que se trata...
As autárquicas

Não vão modificar a base económica do país ou do concelho. Não é credível que isso aconteça, no contexto actual.
Mas podem contribuir para a tomada de consciência. Fenómenos como a especulação, a corrupção, o clientelismo, o favorecimento, a transformação da fé em negócio, a própria destruição de Ourém estão ligadas a essa base económica. E é importante que as pessoas o compreendam.
A luta contra essas manifestações, por vezes sofrendo pesadas derrotas, outras vezes traduzindo-se na sua diminuição pode contribuir para as pessoas entenderem que a modificação das relações sociais, a transformação da maneira como produzem poderá ser determinante.
Os nossos desejos podem não ter uma satisfação no imediato, mas a luta por eles ajudará a uma concretização num futuro que nem importa se é muito longínquo. Ocorrerá quando as condições o permitirem e, quanto maior e melhor for a consciência, o conhecimento, mais suave será... porque a verdadeira revolução é o conhecimento.
Os meios

Ainda ontem, na Rotunda Sul, em Fátima, contemplando os outdoors de David Catarino e José Manuel Alho, alguém me dizia:
- Mas não vai ter promoção como aquela? A sua cara tem algo que inspira confiança às pessoas. Vencê-los-ia facilmente.
A verdade é que não vou fazer campanha com a cara, mas sim com o coração e a razão. E respondi:
- Não é tão fácil como se pode pensar. Não há dinheiro. O país está de rastos. Vamos gastar o mínimo possível. Vamos aproveitar o digital, a Internet e a colaboração voluntária de pessoas que falem e divulguem os nossos comunicados. Basta um, dois, algum que lhes diga respeito.
É isso, meus amigos. Em casa, no vosso local de trabalho, no café, na praia, há um comunicado CDU que tem a ver convosco. Divulguem-no, discutam-no com os amigos, familiares, tragam-nos as vossas opiniões, ajudem-nos a melhorar.
Fazer das fraquezas força

Mas não pensem que somos assim tão fracos:1,6% é muito melhor que 0,5%. Até podíamos partir do zero.
O que interessa tem a ver com as nossas propostas. Com o movimento que as mesmas podem gerar.
E, ainda ontem à noite, em Fátima, um grupo de jovens dizia que as iria imprimir e ajudar a divulgar. Força! Essa é uma das vias...
Candidato

Andaram a destruir tudo o que de bom a nossa Ourém tinha.
Protestámos.
Arrogantes como sempre, desprezaram-nos, não nos ligaram nenhuma.
Agora, a CDU deu mais expressão à nossa voz.
Podem dizer que não ganharemos. Estou-me nas tintas.
O nome deles ficará registado como aquele que mais perdas infligiu a Ourém em benefício de interesses privados. E será isso que um dia a História registará.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...