terça-feira, julho 04, 2006

Cavalgar



Vamos estar ausentes mais uns dias...
Não é que o tempo esteja grande coisa, mas a verdade é que também não é de todo desagradável imaginar-me por essas pradarias com uma brisa suave e chuva miudinha.
Voltaremos para o terceiro aniversário do OUREM. Ideias? Duvido...

segunda-feira, julho 03, 2006

Exorcismo consumado

"O OUREM está um pouco parado...", diz-me aquela que eu confundo com a formoza amazona.
É verdade, mas, como verão, tenho as minhas razões.
Tempos houve em que o OUREM se arvorou numa voz que trazia um pouco da Ourém das décadas de cinquenta e sessenta, procurando gerar um sentimento e uma prática colectiva que levassem à não destruição de alguns símbolos dessas gerações. Houve mesmo pessoas que prometeram contribuições na mesma linha para o blog...
Mas, não menosprezando duas ou três honrosas excepções, pouco ou nada consegui.
Nenhuma bela oureana me mandou o seu livro de memórias para eu desfolhar e aqui apresentar os factos mais significativos. Também não consegui contribuições de pessoas que conheciam alguns da nossa geração. E quanto a protestos pela defesa do património urbano da época o melhor é estar calado porque o bicho que domina a casa amarela não é para brincadeiras e ainda estraga algum favor que pode vir a ser necessário.
Pouco a pouco, fui vertendo o que me recordava de Ourém. Mas, com o tempo, desapareceu-me o encanto de escrever sobre a terra: uns não ligavam nenhuma, outros estragaram tudo o que me recordava o passado...
No final, tenho a sensação de um exorcismo, porque acabei por me livrar daqueles fantasmas todos... e entrar na indiferença que se deseja para regra.
Desperados

Esta semana prossegue a alienação colectiva.
Sorte têm os incríveis dirigentes autárquicos e nacionais que escolhemos que assim veem completamente descompensada a atenção que se deveria dar aos problemas do país e da terra.
Eu devo dizer que este ópio me sabe um pouco bem. Ver aqueles onze, cheios de técnica, força e raiva, a ultrapassar a nossa pequenez traz-me algum alento. E, no fundo, a falta de atenção que associo agora à cambada de brutos que domina as condições em que vivemos é um reflexo do desprezo que lhes voto.
Mas gostava, oh!, se gostava!..., ver esses dirigentes desperados waiting for the train que os levará para bem longe, tal como aos bifes depois de tanto mal terem dito dos nossos...

Oiça "Desperados waiting for the train"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...