sexta-feira, junho 20, 2008

Novos serviços online: marcação de reunião



Amigo oureense, se lhe disserem que já pode marcar reuniões através da iNternet com o presidente ou com o vereador da sua preferência, desconfie...
Repare no formulário que lhe é dado para preenchimento.
Encontra nele a disponibilidade do presidente?
Encontra no mesmo ou noutra página da autarquia os pedidos de reunião que estão por satisfazer?
As nossas perguntas não têm nada de estranho. O presidente (ou o vereador) só se reúne consigo se lhe apetecer e não se o seu problema for muito importante. Ele pode ignorar completamente o seu pedido pois não fica nenhum registo do mesmo.
Isto é mesmo uma tribo mefistofélica...

20 de Junho, dia da cidade de Ourém

Dentro em pouco começam as cerimónias oficiais.
Um grupo de pessoas ilustres vai ser homenageado. Haverá menções honrosas, medalhas de bons serviços, medalhas de ouro de mérito municipal e medalhas de ouro do município. Procura-se assim distinguir aqueles que, por feitos importantes, por bons serviços, por dedicação a uma causa, trouxeram algo de bom à nossa terra.
Tenho todo o respeito por essas pessoas.
E teria ainda mais, se, no momento decisivo de atribuição da distinção na cerimónia oficial, elas a declinassem com toda a naturalidade e firmeza, sem arruaça, recusando assim ser associados à miserável política que o presidente David tem mantido na nossa terra.
Verificar-se-ia então que, para além das magníficas qualidades que todos lhes reconhecemos e pelas quais lhes estamos gratos, eles teriam verdadeira raça, verdadeira fibra oureana.

quinta-feira, junho 19, 2008

Novos serviços online: consulta a processos



Pensávamos em grandes novidades para a página da autarquia. Elas até vão ser anunciadas no dia da raça oureana...
Mas o panorama é desolador. Qualquer informação mais avançada depara com um "Página em construção". Este é o caso da "Consulta a processos". Mas não é único, já que qualquer simples informação sobre empresas municipais tem o mesmo destino.
O OUREM promete um brinde único ao primeiro dos seus amigos que, nos próximos seis meses, consiga uma consulta online a um processo. Vamos, não hesite! Use os novos serviços online prometidos pelo presidente David.

O Leiria Digital, a câmara e os novos serviços online

O Leiria Digital é um dos muitos projectos de região digital lançados nos últimos anos que pretendiam a melhoria dos serviços baseados em sistemas de informação e comunicação nos municípios associados.
A estruturação destes municípios em região nunca foi muito bem definida. Casos houve que englobaram apenas um concelho, vários concelhos ou todo um distrito ou vários concelhos de vários distritos desprezando esta forma de organização. Ourém associou-se a alguns concelhos do distrito de Leiria e houve concelhos deste distrito que se integraram no Oeste Digital. É ainda de referir um caso, Vila do Rei, se não estou em erro, que se integrou em duas regiões digitais. Portanto, à partida, a anarquia...
As promessas e prática do Leiria Digital nunca foram muito entusiasmantes. Integrando uma autarquia com considerável avanço na utilização de sistemas e tecnologias de informação, Pombal, nunca conseguiu alcançar a projecção que a mesma tem no país com classificações consecutivas como a mais avançada em termos de maturidade. Também não conseguiu ter a capacidade de outras regiões digitais como Maia e Aveiro que atingiram notável articulação com as necessidades do município e o tecido empresarial contribuindo para a criação de valor nos concelhos dessas regiões. Também não conseguiu desenvolver e implementar um formato avançado de página como aconteceu nos municípios algarvios organizados no Algarve Digital.
A página do Leiria Digital é uma página sorumbática, tristonha, da qual os oureenses pouco ou nada poderão esperar, que, com algumas coisitas novas, está condenada ao que muitas regiões digitais fizeram: consumir recursos públicos em projectos que vão duplicar na região muitas funcionalidades que já existiam a nível concelhio, transformando-se em entidades redundantes, deixando para um futuro “próximo” aquelas que se traduziam em verdadeiro benefício ou ajudar a desenvolver páginas de relacionamento pouco transparente entre autarquia e munícipe onde o mais poderoso tem sempre a última palavra.

quarta-feira, junho 18, 2008

Vida Municipal

Como sabem o presidente David vai fazer uma comunicação sobre este tema. Estou a vê-lo, corpo de David Catarino, todo bem vestido, fato acastanhado e gravata, leve cheirinho a naftalina disfarçado de água de colónia. Ao lado, a fidelíssima presidenta que fará o elogio do dito e o ajudante de estimação que conhecemos por Faca Voadora. Por cima dele, esvoaçando quando necessário, os heterónimos:
- Ó Bössta recordará a obra feita que não é mais que monumental desperdício de recursos e destruição de uma cidade com eventual benefício para alguns actores, benesses para clientelas e criação de eventos para geração de presidentes.
- Arino de Kat, falar-nos-á na ligeireza e subtileza do relacionamento com especuladores, leiloeiros e outros sacripantas, lamentando a triste sina de um município sempre sujeito a uma pressão financeira superior à última projecção aprovada, qual evolução de preço de barril de petróleo e como tal é conciliável com declaração de rendimentos evidenciadora de enriquecimento anual superior aos 100000 euros.
- Orelhas Moucas mostrará como se pode fingir abrir canais para ouvir o povo, restringindo-os a gente do seu agrado e acabando por manter a eterna arrogância que todos lhe reconhecem.
A comunicação é um auto-elogio baseado na mais pardacenta obra que confunde desenvolvimento com arrasar de coisas antigas e instalação de coisas novas, muitas vezes nas mais precárias condições, gerando movimentos de concentração da propriedade.
No final, os aplausos dos apoiantes transmitir-lhe-ão a encenada ideia de que está no bom caminho, que ficarão tristes por o seu mandato terminar no próximo ano, mas a verdade é que ele merecia monumental vaia...

terça-feira, junho 17, 2008

Há festa na nossa aldeia

Animem-se, oureenses. No dia 19, começam as festas da cidade e o programa deste ano, não envergonhando os anteriores, promete...
A abrir, teremos tasquinhas, exposições e folclore. Depois, vem um dia em cheio. Pela manhã, há que não faltar à sessão solene onde o magnífico presidente fará uma oração de sapiência sobre "Vida Municipal". Haverá distinções, e lançamento de livros. No cine-teatro falar-se-á sobre "novos serviços online". Depois do almoço oficial (só para eles...), haverá um seminário sobre eficiência energética. À noite, e pondo certamente em prática as recomendações do seminário, haverá a inauguração da nova iluminação da Zona Histórica de Ourém e a inauguração da “Ucharia do Conde” e actuações da Sabrina Simões e da banda Kamasutra.
No sábado, haverá torneio de natação, demonstração de iniciação de hóquei e patinagem artística e gincana de escuteiros. A banda da noite é os "Peorth".
Finalmente, após tanta excitação, o domingo trar-nos-á ainda Gincana de Cavalos, Desfile de Fanfarras dos Bombeiros e Largada de Pára-quedistas. Mais para o fim do dia, haverá Sardinhada Popular e Porco no espeto. O grupo da noite será “Quinta do Bill”.
Depois, é o encerramento. Vai tudo para casa, reencontra os mesmos problemas e... para o ano há mais...
Bom, mas antes disso, o Ourém vai fazer uns posts sobre algumas destas coisas. Estejam atentos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...