terça-feira, maio 10, 2011

UE: uma sigla para Usurários Excessivos

Mas que grande ajuda: juros a 5,5%!
Haverá algum país em recessão e com uma dívida pública quase igual à totalidade do PIB que consiga suportar isto?
Por isso, querem à viva força cortar em tudo: para garantir esta remuneração faraónica do capital especulativo que apelidaram de ajuda.
Mas será que o pessoal do PS não vê? Não haverá um pouco de consciência naquela gente, naqueles dirigentes?
Com juros destes, vale mais arriscar o descrédito que a reestruturação implica e tentar outros caminhos...
Com europeus destes, tenho de ser eurocético: o sonho era bonito, mas os parceiros não são de confiança.

segunda-feira, maio 09, 2011

Mais troikista que a troika

A verdade é que Step the Rabbit não está contente com as medidas da troika. Elas não lhe chegam. É preciso acabar com os governos civis, é preciso diminuir o número de membros do conselho de administração das empresas públicas, há que diminuir o número de deputados...
Confesso a minha simpatia por algumas das medidas. Dir-se-ia que elas materializam alguns dos impulsos que se sente nos não políticos.
Mas não serão estas medidas um engodo para esconder outras mais sérias e perigosas? Que pensarão os trabalhadores da RTP quando parece que mão destruidora vai cair sobre a mesma? E que julgar da privatização da CGD se calhar já com potenciais compradores a postos para o ataque ao bife do lombo?
E haverá alguma ligação lógica naquilo tudo? Baixar a taxa social única descapitaliza a Segurança Social e, se compensada com impostos, atira encargos do patronato para a generalidade doc contribuintes, indo financiar o Estado e não a SS.
As eleições de Junho vão ser muito importantes. E seria bom que contribuissem não para se determinar quem vai pôr em prática o acordo com a troika, mas como será possível uma unidade para descobrir uma alternativa credível que faça pagar a crise aos que criaram as ilusões que conduziram à mesma...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...