quarta-feira, outubro 30, 2013

Guião para a reforma do estado


O ministro Portas apresentou ao cair da noite o tão falado Guião para a reforma do Estado. Quem esperava alguma coisa de original deste governo terá com certeza ficado desiludido. As 110 páginas não passam de um conjunto de chavões já mais ou menos conhecidos acerca de intenções deste governo assentando nas ideias de privatizar hospitais, segurança social e escolas... e o que mais se lembrarem.
As palavras do ministro são uma espécie de música para acompanhar a morte do Estado Social.  Claro que Portas garantiu estar de acordo com o Modelo Social Europeu, mas a sua perspetiva sobre o dito deve ser tão aberta que tudo cabe neste "estar de acordo".,, mesmo a sua negação.
Não sei se algumas afirmações foram rigorosas como aquela em que se referiu ao grau de cobertura das despesas com pensões de reforma. Convém recordar que, neste particular, muitas vezes o Estado esquece o seu papel de patrão e, como tal, de contribuir como os outros patrões, gerando os problemas de financiamento agora tão falados na CGA.
Apresentado para cumprir calendário, parecendo um nado-morto, este guião representa intenções pouco estruturadas, é certo, de uma dada direita, que, ao contrário de outros, tem capacidade para se unir para concretizar projetos, e, nesse contexto, é perigoso.

Um governo com muita sarna

Ainda durante a miserável perseguição a reformados, função pública e trabalhadores em geral, o governo inicia nova campanha destinada a sofrer o maior repúdio dos portugueses. Agora, pretende limitar o número de cães e gatos que é possível manter num apartamento. Isso mesmo, o número...
Parece que a bela ideia, com certeza inspirada em algum utilizador de folha de cálculo tipo Moedas, procedeu da ministra Assunção, provavelmente ciumenta de o seu colega de Lima encontrar excelentes sinais na economia. Esta senhora, que até ao momento apenas tinha implementado o projeto de dispensar gravatas nos locais de trabalho do seu Ministério para não gastar energia, é inspiradora de nova ideia para o magnífico governo que vai além da troika no lichanço dos portugueses. E não contente com isso, pretende abater a bicharada portadora de doenças que possam ser transmitidas aos seus superiores humanos. Eutanásia é a palavra de ordem para a bicharada doente. Qual será deles o que se lembrará de a estender aos inúteis grisalhos?
Enfim, um governo cheio de sarna
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...