sábado, agosto 12, 2006

O creme de barbear

"Não há oureense que se preze
Que não use para a barba Gilette"
Esta máxima, em centenas de versões, é conhecida há mais de trinta anos. Fiel à mesma, utilizo sempre, como creme de barbear, o de marca Gilette. Gostava da sua espuma que me fazia lembrar o ritual de passagem pelas barbearias noutros tempos e o escanhoar era fácil.
Há tempos, notei a sua falta no hiper habitual. "Mas que é isto? Só há espuma, lá estão eles a querer comandar os nossos consumos". Isto aconteceu várias semanas, pelo que em idas a supermercados, andava sempre de olho alerta à procura do desejado creme de barbear. E eis que, no Intermarché de Ourém, deparei com algumas embalagens que logo tratei de açambarcar...
Comprei novas máquinas, daquelas branquinhas e amarelas que dão para mais de trinta vezes sempre com a mesma suavidade e vêm todas num saco.
“Agora é que vai ser…”.
Mas o primeiro barbear deixou-me desiludido.
“Raios. Parece que a máquina não consegue tirar o creme…”.
Experimentei várias máquinas e dava tudo o mesmo. Barbear imperfeito, o creme ficava na cara.
“Estas máquinas não prestam para nada. Como me vou agora livrar disto tudo se ainda tenho tantas? O melhor é levar duas para Ourém…”.
Assim foi. Duas das novas máquinas vieram para a santa terrinha e aqui foram utilizadas com o resto de um creme que já nem sabia a idade embora de embalagem semelhante aos adquiridos. Curiosamente, o escanhoar foi suave e perfeito.
“E esta, hem? Lá fui, de novo, embarrilado
O creme de barbear Gilette anda falsificado…”

sexta-feira, agosto 11, 2006

O terror das lagartixas



Eis a Pipoca apanhada em actividade de desinfestação do espaço vital. Reparem no seu ar feroz.
De qualquer forma, é capaz dos melhores sentimentos. Por vezes, pensa no seu amigo Mounty a quem quer desejar o melhor deste mundo e um rápido repovoamento do espaço anónimo na blogosfera.

quinta-feira, agosto 10, 2006

Imagem do dia: um castelo quase lunar



Ourém, umas sete da manhã.
O cavalo de ferro continua estacionado em Zagreb, consta que em breve dará a volta.
Por aqui, a calmaria do costume. Agora fresquinho, mais logo a exigir cautelas...

quarta-feira, agosto 09, 2006

O rei da Croácia

PedroL, o rei da Croácia, acaba de chegar a Zagreb no cavalo de ferro.
Cumpre, assim, um dos grandes sonhos que o perseguia há uma série de anos, mais concretamente desde a guerra que se seguiu à desintegração da Jugoslávia. O PedroL está feliz e com algumas saudades de casa. Nós é que não deixamos de pensar nele e todos os dias fazemos por o seguir nesta aventura. E até a Pipoca olha para os confins, no horizonte...
Mas ainda faltam uns quinze dias.

terça-feira, agosto 08, 2006

Calor infernal



É impossível estar em casa. Os quarenta e tal da tarde encarregaram-se de aquecer as paredes e agora não há fresquinho que nos chegue. Apetece-me encharcar em água e permanecer na rua.
Não me lembrava desta Ourém. Os calores nocturnos terão ocorrido em tempo de praia, mais propriamente na Nazaré.
Olho lá para cima. Agora até o Castelo parece diferente com todas aquelas luzes como que a indicar o caminho. O que haverá por lá? Estará o calor daqui? Quantas aventuras por ali terão ocorrido em toda a nossa história? E romances? Existirá oureana que não tenha sonhado com o seu amado a partir daquelas muralhas?

segunda-feira, agosto 07, 2006

Dormir ao luar

Nestas noites cálidas, apetece-me transportar a cama para o exterior e tentar adormecer olhando estrelas no firmamento e sentindo à volta o cantar dos grilos, caladas que estão as cigarras com o anoitecer, o coaxar (?) das rãs que parece dizer “Arrã… Arrã.." e os ruídos mais ou menos indefinidos da bicharada que nos rodeia.
Não há coragem para tanto e os desejos ficam-se por uma daquelas cadeiras de estirar, mas onde as pernas estão caídas não nos dando aquela sensação plena da contemplação na horizontal e fazendo-nos recordar qualquer visita ao Planetário, mas aqui sem instrumentos de observação. As conversas são invariavelmente as mesmas, levam-nos ao mistério da criação, aos prazeres da juventude, à saudade de outros tempos… mas, apesar de tudo, sentimo-nos reviver.
Woman walking the line

O Jealous Guy calou-se naturalmente e vamos voltar à Emmylou. Ora oiçam...

Oiça "Woman walking the line" por Emmylou HArris

domingo, agosto 06, 2006

O cavalo de ferro chegou a Cracóvia



O PedroL anunciou a viagem e, hoje, já telefonou a dizer-se de visita ao castelo. Cá por mim, ele já tem é saudades da Pipoca e da comidinha da mãe. Mas o tipo não dá sinal de fraqueza. E continua. E ainda faltam quase três semanas...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...