quinta-feira, julho 21, 2011

Uma síntese cinzenta

O défice do Estado diminuiu 20,7% entre início de Janeiro e fim de Junho relativamente a igual período do ano passado, de acordo com os dados divulgados pela DGO na síntese da execução orçamental.
O resultado não é mau, mas, projectado para o final do ano, parece insuficiente para garantir um défice de 5,9%, o negociado com a troika, o que é agravado pela tendência recessiva.
Assim o julgaram Coelhinho e Gasparzinho...
A bolsa dos portugueses vai pois estar mais uma vez debaixo de fogo, como o demonstra o brutal corte no subsídio de Natal. Mas isso não chega: os transportes vão subir 15%. Valha-nos a consolação de assim não prejudicarmos a poupança... de capitalistas e especuladores, já que aos outros nada restará para aforrar.

domingo, julho 17, 2011

Ena! O desvio já vai em 2000 milhões

Decididamente, Gasparzinho e Coelhinho não se entendem.
Há dias, o primeiro anunciou um desvio de 1000 milhões motivado fundamentalmente por a despesa não ter descido tanto quanto era esperado. Hoje, o segundo (indigitado em Primeiro) garantiu a existência de um desvio de 2000 milhões.
Sinceramente, não consigo descobrir qualquer informação oficial a sustentar aquelas afirmações. Convém fazê-las para tornar os sacrifícios mais aceitáveis aos portugueses... mas o que eles querem, o que o PM quer é financiar a descida da TSU, antes a cargo do patronato, com os impostos de trabalhadores e reformados.
Como desconfio disto tudo, interrogo-me se no próximo dia 20 vamos ter acesso à informação sobre execução orçamental. Possivelmente, será banida para não os contradizer...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...