quinta-feira, julho 07, 2005



Ourém precisa de mudança no poder autárquico - 14
Estas “notas”


Estas “notas” começaram a ser divulgadas há algum tempo, procurando-se, com elas, dar a conhecer posições nossas, relativas às autárquicas 2005, e promover debate, troca de impressões.
A primeira foi elaborada e distribuída ainda em Março. Há, portanto, mais de três meses. E temos mantido uma saída regular, o que faz com que esta seja a 14ª e já duas estejam prontas para serem distribuídas.
Dizemos o que somos, ao que vimos, levantamos questões, apresentamos as nossas propostas. Estamos em campanha eleitoral, tal como a entendemos, há mais de três meses.
Mas a política em geral, e a oureense em particular, não é assim que se faz. Faz-se com nomes, com “fulanização”, o que este disse, o que aquela fez àquele, a intriga doméstica, o clientelismo na tradução “se queres o nosso apoio, o nosso subsídio, participar na partilha do bolo… vota em nós” com a contrapartida “sim, senhor… voto eu e a família toda… mas vejam lá se me empregam o rapaz, se me alcatroam a estrada e etc.”, e com troco ou bónus “tá bem… ainda te levamos os velhotes a dar um passeio anual”. Só que se parte de um logro inicial: o apoio não é “deles”, o subsídio não é “deles”, o bolo “deles” não é. Tudo o que “dão” é nosso (sem aspas) e “eles” “dão” a uns, segundo critérios seus, o que de todos é por direito de todos.
E parece que só os nomes dos candidatos é que interessa. Na verdade, as equipas são indispensáveis. Mas equipas/soma são uma coisa, nomes/parcelas são outra. Bem diferente.
Há três meses que estamos em campanha para as autárquicas, que definimos o objectivo nº. um de eleger Sérgio Ribeiro para a Assembleia Municipal, que distribuímos estas “notas”, que são fruto de participações várias… e é como se só houvesse aquele nome e nada mais contasse.
A seu tempo, haverá mais nomes mas, por agora, insistimos em apresentar ideias e levantar questões.
É a nossa maneira, procurando implicar cada vez mais pessoas na reflexão sobre os seus problemas.



CDU OURÉM______________________________
Sérgio Ribeiro de volta à Assembleia Municipal
uma vereação em que haja oposição

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...