quarta-feira, julho 06, 2005



Ourém precisa de mudança no poder autárquico - 13
Promover a habitabilidade das aldeias do concelho

Ao longo dos anos, temos vindo a assistir à concentração da população nos meios urbanos mais desenvolvidos e ao progressivo abandono das aldeias do concelho. Nos próprios meios urbanos, pequenos núcleos como o de Castela e dos Álamos, foram e continuam a ser sujeitos a formidável agressão em ordem a viabilizar a construção em altura e o enclausuramento das pessoas em habitações com melhores condições, é certo, mas onde se perde a vivência ao ar livre e algum sentido comunitário.

Paralelamente, desenvolve-se a especulação imobiliária e torna-se a população trabalhadora exclusivamente dependente das actividades nas cidades.

O desenvolvimento da crise da União Europeia e do país leva-nos à consideração de que o retorno à aldeia será uma alternativa que poderá minorar, nos viveres quotidianos, os efeitos da crise do sistema capitalista.

O trabalho no campo, a criação de aves e outras espécies para autoconsumo e troca de excedentes no mercado proporcionarão aos oureenses uma almofada paara resistir aos vorazes avanços do sistema em que estão inseridos representado e defendido pelos actuais detentores do poder na autarquia.

Por outro lado, o aproveitamento de aldeias correctamente equipadas, com fins turísticos, poderá apoiar novas direcções de desenvolvimento do nosso concelho.
Para isso, é preciso dotar as aldeias de melhores condições de habitabilidade.
Os candidatos da CDU bater-se-ão sempre pela melhoria das condições de vida da população que representam.

Sérgio Ribeiro, candidato à Assembleia Municipal – como os outros candidatos nas listas da CDU – promoverá, se eleito, o levantamento completo e sistemático das necessidades das aldeias do concelho com o objectivo do fazer ressurgir uma nova vida nas aldeias adaptando-as a novas necessidades dos produtores ou à sua reutilização em termos turísticos.



CDU Ourém________________________________
Sérgio Ribeiro de volta à Assembleia Municipal
Uma vereação em que haja oposição

1 comentário:

Anónimo disse...

- Promover a habitabilidade das aldeias do concelho –

Ora aí está um tema pertinente e actual da sociedade individualista e consumista (capitalista) em que vivemos.
É preciso mobilizar as pessoas à auto-reflexão sobre os problemas estruturantes desta sociedade globalizante.
Um dos meios para sensibilizar as populações sobre os perigos que enfrenta, seria efectuar palestras, debates ou pequenas conferencias onde estes problemas seriam analisados e debatidos.
Sómente alertando e esclarecendo o cidadão para a descaracterização e desertificação do meio rural poderemos contar com a sua participação cívica.

É preciso urgentemente alterar as mentalidades...

Zé Abreu

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...