terça-feira, julho 26, 2005



Ourém precisa de mudança no poder autárquico - 24
Utilizar localmente o conhecimento adquirido pelos nossos jovens

Reconhecemos a importância do conhecimento no desenvolvimento das sociedades.
Ourém, como outras localidades, tem servido de financiadora de cérebros para os grandes centros. Tudo porque não criou condições de atractibilidade para os seus filhos. E, consequência disso, não pode contar com o seu trabalho localmente.
É um facto que os jovens da nossa terra, mal iniciam os seus estudos universitários, têm de deslocar-se para outros locais. Isso é positivo: abre os seus horizontes, contactam pessoas com outros hábitos, ganham um sentido de desenvolvimento mais global. Mas, são os recursos gerados na terra onde nasceram que financiam, numa parte significativa, a sua formação.
Terminados os estudos, a mesma terra de origem nada tem para lhes oferecer, e eles procuram estágios e trabalho nos grandes centros urbanos. Há que modificar este estado de coisas. Ourém tem de potenciar o investimento feito nos filhos da terra.
A CDU, Coligação Democrática Unitária, sempre tem estado atenta às necesidades dos jovens, às questões da sua articulação com a sua localidade de origem. E, neste contexto, considera imperativo propor a modificação das formas de ligação das autarquias com os nossos universitários em momento de frequência dos estudos e em momento de realização de estágios.
Ao longo de funcionamento dos estudos, é possível a selecção de um conjunto de projectos que possam aproveitar as especificidades de formação de cada um e confiá-lo a equipas integrando os nossos jovens e que possam aproveitar a sua presença no centro de produção de conhecimento e dos meios técnicos que o mesmo tem ao seu dispor.
No final dos estudos, a autarquia poderá proporcionar ou catalizar a realização de estágios destinados a licenciados da nossa terra.
Sérgio Ribeiro, candidato da CDU à Assembleia Municipal, sempre procurou compreender as necessidades dos jovens em matéria da sua integração na vida social e da sua articulação com os seus locais de origem.
Eleito, com outros que o sejam nas listas da CDU, proporá naquele orgão a actualização anual de um repositório relativo aos estudantes universitários da nossa terra, às suas especializações, a realização de um contacto anual com os mesmos para a determinação de possíveis colaborações (obviamente remuneradas) em matéria de projectos ligados à autarquia.
Proporá ainda, a disponibilização anual de estágios para licenciados das áreas de engenharia, sistemas de informação, gestão e outras que se venham a revelar necessárias na autarquia ou em empresas do concelho.

CDU Ourém

Sérgio Ribeiro de volta à Assembleia Municipal
Uma vereação em que haja oposição

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...