sexta-feira, maio 19, 2006

Serviços de informação das autarquias – 15
As câmaras e a eficiência a nível de Navegação

O concelho mais eficiente em termos de concretização das condições de Navegação na página da autarquia é Vila Nova de Famalicão com um ratio de 8,71 entre o valor do critério e a despesa corrente per capita do município.
Curiosamente, Famalicão, no distrito de Braga, ainda não tem todas as funcionalidades do critério implementadas, mas mesmo assim consegue mostrar a forma mais económica de o fazer. Também é curioso o facto de, falando com pessoas que têm neste momento um relativo conhecimentos destas páginas, ninguém se ter apercebido do facto. E, se os meus amigos visitarem aquela página, descobrirão com facilidade algumas razões para muito deste sucesso.
Ourém queda-se pela 163ª posição com um valor de 1,26 no ratio calculado. Note-se que esta posição é melhor que a classificação de Ourém em Navegação.
Se Ourém tivesse a eficiência de Famalicão, poderia ter um valor para a maturidade em termos de Navegação de 2,304 o que significa que aproveita qpenas 14% do que poderia aproveitar. Por outro lado, aquele número significa que Ourém poderia ter todas as funcionalidades de Navegação implementadas gastando cerca de 2,3 vezes o que os mais eficientes gastam.
Enfim, valha-nos o novo edifício... será que vai ter ratios semelhantes?

Notas: se quiserem encontram aqui a folha de cálculo de que me servi para estes resultados. Podem brincar com ela e, se virem algum erro, avisem...

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...