sexta-feira, janeiro 25, 2008

Colecção Caravana, Vol I – O Rural voltou

Data de edição: Janeiro de 1962
Dimensão aproximada: 70 * 105
Número de páginas: 92, manuscritas, tinta azul
Organização: 8 capítulos sem título; o IX aparece iniciado sugerindo que a obra ficou inacabada
Capa: em papel "Cavalinho" a cores, representando um cow-boy que espera enquanto um homem está pelo chão, sem consciência, provavelmente morto. Reparem no excelente pormenor da cerca em madeira. Desenhada pelo autor a partir de decalque de fonte já desconhecida
Sinopse da obra: acabada a guerra da secessão, Claude estabeleceu-se numa povoação onde conviviam antigos nortistas e sulistas. Apesar das feridas deixadas pela guerra, o relacionamento entre as pessoas era na generalidade bom, mas havia dois conhecidos de Claude que não lhe perdoaram a condição de antigo nortista. Um deles, Larry Ferguson, era o pai de uma escultural e linda menina a cujos encantos o ex-combatente não conseguiu escapar. A paixão entre eles cresceu até que um dia foi descoberta por Larry que tentou afastar Claude da filha. Não o conseguindo, optou por o atacar das mais diversas formas. Num desses ataques, Claude foi abrigado a abater alguns homens de Larry e, apesar de o combate ter sido leal, formou-se contra ele formidável opinião negativa que o levou a abandonar a terra por alguns anos. A filha de Larry não o seguiu, sofrendo com a sua ausência. Longe da sua terra, Claude dedicou-se à defesa da lei e da ordem integrando um corpo de polícia do Texas que o levou a múltiplas aventuras. Um dia, pensando que tudo estaria esquecido da mente das pessoas, voltou à sua terra, para recuperar a sua amada. Mas encontrou o local em que vivera sob o jugo do todo poderoso Arino the Kat, detentor de extensa propriedade, com múltiplos pistoleiros a soldo e capaz dos actos mais vis para sustentar o seu poder. Contava-se que um dia tinha entrado na povoação com a manada de gado tresmalhada e pistoleiros a soldo, disparando para o ar, arrasando completamente uma das suas ruas, sem qualquer respeito pelos que lá viviam, e com a argumentação de que aquelas casas “estavam no sítio errado”. Nada podia motivar mais o nosso herói do que repor a lei e a ordem na sua terra e recuperar a mulher que adorava. A obra continua através de um conjunto de peripécias cujo desenlace não é fácil de desvendar... Quem vencerá? Claude? Arino the Cat? Encontrará ele a sua amada? E Larry? Nas novas condições, aceitará tê-lo por perto?

3 comentários:

Anónimo disse...

nada sei sobre o caso. mas era uma bonita história de cowboys se o Arino the Cat levasse nas lonas. para não aprender. só mesmo para levar.

Sérgio Ribeiro disse...

Meu Caro Luís,
Tenho andado por outros caminhos que não me têm trazido aqui. Até porque tinha receio que tivesses concretizado algumas ameaças de abandono que procurei - com muitos outros - contrariar.
Mas estava com saudades e resolvi passar.
Que alegria ver o Ourém vivo e cheio de genica! E até com livros de cowboys... Não sei bem como mas vou voltar a ser assíduo.
Um grande abraço

Lobo Sentado disse...

Caríssimo Sérgio!
Abandonar?
São palavras que se dizem, que se pensam, mas sempre à espera de " deixa lá ver se vem algo que me ajude a ficar...".
Um abraço

Luis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...