terça-feira, agosto 10, 2004

O Parlamento Europeu em 2000 caracteres por semana - VI
Por Sérgio Ribeiro

Estamos mesmo no meio de Agosto e tinha pensado que ia aproveitar uma certa pausa no trabalho parlamentar para desfrutar em pleno o Zambujal.
Afinal, o relatório das pescas, sobre os Açores e a Madeira com os seus recifes de coral e a protecção que lhes é devida, embora num quadro perverso que a Política Comum de Pescas lhe criou, tem-me perturbar o desejado (e necessário) sossego, tem-me feito andar á volta do tema, a estudar (e a descobrir!) coisas novas e muito interessantes.
É assim, nas férias a dedicar-me à pesca... e ainda parece que me queixo.
No entanto, como a pesca e os relatórios serão temas a que naturalmente voltarei neste "prestar de contas" que o Ourém-blog me proporciona, nesta semana do meio de Agosto queria trazer um outro assunto.
O Parlamento Europeu atribui a cada deputado o direito de, por ano, organizar duas visitas de convidados seus, ou a Bruxelas ou a Estrasburgo. Há para isso verbas que cada um gere como melhor lhe parece e, no caso dos eleitos do Partido Comunista, são utilizadas para se organizarem visitas de cerca de 40 visitantes, de acordo com uma planificação que responde a critérios que têm em consideração, de forma cruzada, oportunidade política, distribuição regional e profissional, escolas de vários níveis, comunicação social, solicitações diversas.
Na década de 90, quando então por lá estive, mais de uma vez promovi a ida de oureenses, particularmente a de Junho de 1991, em que os visitantes foram quase todos de Ourém, mas também noutras oportunidades em que muitos oureenses lá se deslocaram.
Para esta legislatura, com partida a 14 de Novembro calhou-me (porque tal reivindiquei...) organizar-se uma visita e queria que Ourém estivesse bem representada.
Estou a fazer contactos e a pensá-la maduramente e voltarei a falar disto. Aguardando, também, manifestações de interesse.
A viagem é em autocarro – para poder ir o maior número possível, pois se fosse de avião seriam menos os convidados e/ou teriam de ajudar às despesas… –, não é desconfortável – eu já a fiz... –, será a Estrasburgo por altura da sessão plenária e ocupa, praticamente, toda a semana pois o regresso é no sábado 20.
Voltaremos a falar disto.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...