quarta-feira, janeiro 05, 2005

UMA INFORMAÇÃO/EXPLICAÇÃO
Por Sérgio Ribeiro


Gostaria de ter sido eu a ter dado a “novidade”. A quem ela pudesse interessar.

Na quinta-feira, 16 de Dezembro, depois da votação do meu relatório sobre a protecção dos recifes de coral nalgumas zonas do Atlântico (Açores, Canárias e Madeira), entreguei ao Presidente do Parlamento Europeu uma carta em que lhe dizia da minha intenção de renunciar ao mandato, e lhe pedia para desencadear o processo necessário para a substituição.

Quando no meu Partido – que sou eu… – me foi proposto que fosse o nº 2 da lista para as “eleições europeias”, comecei por recusar, e com veemência, por não ter condições pessoais para sair de Ourém, do Zambujal, e fazer com a disponibilidade exigida o que compete a um eleito para esse cargo.

Face a insistência e à argumentação da importância de ser eu o candidato, na sequência de dois mandatos anteriores, e de estar no lugar desde Fevereiro por efeito de uma substituição esporádica, só acabei por aceitar com a condição de, a ser eleito, tomar posse e cumprir o mandato mas apenas até ter a consciência de que não fora candidato para ganhar o lugar e não para fazer o trabalho para que poderia ter criado expectativas.

Desde que fui eleito, trabalhei no PE com toda a vontade e dedicação, e consegui, logo no início do mandato, um relatório significativo. Essa circunstância de certo modo abreviou o espaço de tempo que a minha consciência julgava necessário para justificar a minha eleição. Não fiz nada de espectacular mas trabalhei muito e consegui alguns resultados. Assim o possam afirmar todos os que lá estiverem até 2008…

E como a vida em Ourém, familiar e ligada a todas as actividades a que me fui dedicando desde 2000, cada vez me pressiona mais para em Ourém viver e trabalhar, senti que estavam reunidas as condições para sair do PE de cabeça erguida e sem de nada me acusar a consciência, Que é o meu primeiro e maior juiz!

Não foi fácil a tomada de decisão! Mas também o Partido – que sou eu… – não faltou ao compromisso que tomáramos e aceitou a minha decisão. E quem me vai substituir, uns 30 anos mais novo, tem todas as condições para completar o mandato sem que ele perca em quantidade e em qualidade de trabalho!

Aos oureenses, aos eventuais leitores do que venho escrevendo em blogs (em particular no Ourém.blog) e nos nossos jornais, gostaria de ter informado desta decisão em primeiro lugar. Mas a comunicação social é como se sabe e antecipou-se, o que também obrigou o CC do Partido a vir dar a informação nos termos correctos e impedindo especulações.

E, pronto. A concelhia do PCP, a livraria Som da Tinta (que não tem nada a ver com a primeira referida), o Centro de Contabilidade, os projectos de teatro, os papéis velhos por arrumar, os livros por escrever, uma ou outra aula ou conferência, as visitas ao Lar de Vilar dos Prazeres, os convívios com amigos de que tanto gosto, e sei lá que mais, tudo poderá contar com maior disponibilidade da minha parte. Tudo e todos!

Além de que os meus camaradas da frente de luta do Parlamento Europeu sabem que continuam a contar comigo para o que possa ser útil… desde que não tenha de fazer 2 a 4 viagens de avião por semana, de dormir mais em camas de hotéis vários (por Bruxelas, Estrasburgo e onde calha) que na minha, desde que não me afaste nada – ou nem para muito longe, nem por muito tempo – do Zambujal!

Sérgio Ribeiro
Buenos Aires, 18 de Dezembro de 2004

E só hoje, 4 de Janeiro de 2005, assinei, perante o Secretário-Geral do Parlamento Europeu, o pedido de renúncia ao mandato com efeito a partir de 12 de Janeiro.
Bruxelas, 4 de Janeiro de 2005

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...