quarta-feira, maio 26, 2004

O meu caderno preto


Folheio o magnífico livro oferecido pela Som da Tinta e da autoria do Dr. Durão. Passo pelas'tórias, vou até aos apontamentos.
Ali, na página 124, aparece
Do que eu me lembro…
A Vila há 50 anos
e é engraçado como um ligeiro desfazamento de gerações faz com que eu também já não recorde esta vila. Há passagens que se referem a momentos antes de eu ter nascido. E é neste contexto que posso interpretar alguma falha naquela lista dos Carros de Praça:
. Sabino
. António Chucha (da Silva Costa)
. Claudino
. Pícaro (Augusto)
. José Memória dos Santos (Cabeça Aguda)
. Chícharo (Francisco)
. António Flores
. António de Deus (chauffeur - o "Diabo")
Mas, dirão os meus amigos oureenses, falta lá alguém? É claro que falta, falta o nome do meu pai, José Vieira, que, lá para o década de quarenta, transportou o terrível ladrão Carvalhinho e as jóias e facas de que este se fazia acompanhar, e que o meu pai vislumbrava discretamente através do espelho retrovisor, num carro de referência, um magnífico Dodge que, quando estacionado, era o encanto do largo de Castela.
Pena estarmos perante uma edição póstuma, pois só o Dr. Durão poderia esclarecer este lapso inofensivo, mas, assim, irremediável.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...