Ao contrário do que parece acontecer com pessoas isoladas ou pequenos grupos, tarda a surgir, na Web, uma presença dos jornais da terra.
Eu julgo que um projecto de digitalização do seu arquivo teria muito interesse para todos os que quisessem saber o reflexo de certos acontecimentos em Ourém ao tempo a que se deram. Claro que isso implicaria um patrocínio com algum significado e uma mobilização de recursos relativamente volumosa. Mas para que servem a Câmara e os investidores da terra que poderiam encontrar aí um meio para o seu nome ser conhecido num espaço mais amplo?
Pessoalmente, proporia três modalidades de concretização distintas:
- um acesso a determinado número de um jornal que devolveria a sua imagem por exemplo em formato gráfico que poderia ser percorrida página a página;
- um acesso por tema que devolveria em texto, eventualmente reutilizável, uma lista das colaborações em determinado tema (por exemplo, o que se escreveu sobre o 25 de Abril) permitindo a sua consulta após escolha com o rato;
- um acesso por autor que devolveria em texto, também reutilizável, as colaborações de determinado autor, escolhido por exemplo de entre uma lista alfabética e que nos possibilitaria, ver tudo o que foi feito pelo Sérgio ou pelo Luís Nuno ou outro colaborador.
E pronto. Está definido o projecto, agora é mãos à obra.
Sem comentários:
Enviar um comentário