terça-feira, junho 14, 2005

Gondemaria


Escudo de prata, coroa mariana de ouro, debruada de púrpura e dois cachos de uvas de púrpura, folhados de verde, tudo em roquete. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro em maiúsculas : “ GONDEMARIA “. Posted by Hello

Freguesia onde se integra a Amieira, terra do Joca que tarda em reaparecer no nosso blog. Eis o que sobre ela diz o sítio da casa amarela:
Elevada a freguesia em 1928 e a paróquia em 1940, Gondemaria exprime no entanto antiguidade no seu povoamento, confirmada por estações arqueológicas datadas nomeadamente do período romano. Da toponímia supõe-se que o topónimo Gondemaria seja de origem visigótica - “Gunth-mar-ia”.
No campo religioso a primeira capela foi erigida em 1603, ao que passaria a desempenhar o papel de igreja paroquial até à inauguração da recente igreja matriz, em devoção a N.ª Sr.ª da Graça.
Freguesia dedicada aos trabalhos agrícolas, não se lhe pode negar o entusiasmo ancestral com o cultivo da vinha nas favoráveis encostas de que goza e a sequente produção do afamado vinho mediante preceitos tradicionais. É pois paragem indiscutível numa rota da vinha e do vinho.

Há muita verdade nestas palavras da página referida. Gondemaria é terra de boa pinga. Lembro-me perfeitamente de ir com o meu irmão ali comprar boa matéria para produzir o precioso néctar a locais onde me era sempre dada a provar uma amostra do que iria resultar. Grandes tempos...

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...