sábado, junho 04, 2005

O que lhes falta hoje


Um livro de estudo da 1ª República Posted by Hello


Em todos os países cultos se tem reconhecido a vantagem de desenvolver a instrução e, ao mesmo tempo, dar a todos os cidadãos uma educação que os torne aptos para bem cumprirem os seus deveres e exercerem os seus direitos. Por isso, modernamente, as lições de civismo constituem em toda a parte cursos obrigatórios e ocupam nas escolas primárias o lugar mais importante.
Já entre os povos antigos as crianças eram guiadas por mestres competentes no estudo das questões que interessam à sua futura vida pública; e na Grécia e em Roma - cuja história é um maravilhoso campo onde se encontram estímulos e ensinamentos da maior utilidade - a missão da escola quase se resumia em formar bons cidadãos.
Nos países modernos, principalmente naqueles que se orientam por instituições democráticas, o sentimento instintivo do amor da pátria é robustecido pelos exemplos da história; e a maior preocupação é formar o carácter da mocidade, ensinando-lhe todas as virtudes cívicas sem a s quais não pode haver progresso.
Em Portugal, esse estudo, tão importante e tão necessário, só nos últimos tempos se tem desenvolvido um pouco.

Um extracto deste livrinho, datado de 1917, com 225 páginas, onde são apresentados alguns dos factos essenciais da nossa história com o objectivo de reforçar a união entre as pessoas e o seu país. Ao que parece tinha começado naquela altura em Portugal, mas, a avaliar por exemplos actuais, cedo deve ter terminado.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...