Em algum contacto com pessoas das freguesias tem-me sido apontado o facto de, tendo nascido em Ourém, o programa que tenho vindo a dar a conhecer, é essencial dirigido às pessoas da sede do concelho.
Não é verdade.
Para o demonstrar façamos um pequeno exercício. Vamos rever as nossas propostas e ver o que, das mesmas, é aproveitável em qualquer freguesia e concluamos a partir daí se há ou não benefícios que as outras candidaturas não apresentam.
Para qualquer pessoa, independentemente do local em que se situe, dentro do nosso concelho, todos os pontos seguintes são concretizáveis:
O que isto significa é que, em termos do que é responsabildiade da autarquia, viver nas pequenas localidades não é substancialmente diferente de viver no centro do concelho. A premente necessidade de deslocação para qualquer assunto deixa de se fazer sentir sistematicamente. Tudo estará mais perto do munícipe. Garantimos um acentuado decréscimo das condições de desigualdade.Vamos criar na autarquia um gabinete para contacto permanente com as necessidades de todos os jovens do concelho ao qual estes podem recorrer quando necessitarem de apoio para qualquer projecto, mas que terá uma atitude proactiva dirigindo e dialogando com eles para a efectivação de acções que lhes respeitem.
Em fase de carreira universitária, qualquer jovem será acompanhado pelos nossos serviços de interessamento sistemático no sucesso dos estudantes, nas suas carreiras, procurando desencadear actividades que os motivem em matérias que por vezes lhes poderão não ser as mais simpáticas.
Poderá beneficiar do apoio à formação profissional que desenvolveremos e orintaremos para actividades da nova economia, do desenolvimento agrícola e da protecção florestal através de novos cursos e concretização de estágios.
Poderá utilizar um UNIVA completamente remodelado e renovado onde as nossas empresas poderão colocar ali as suas necessidades em recursos humanos, e os nossos jovens, à procura de emprego, poderão expor o seu currículo, formação e interesses tudo sendo levado a todo o lado através da Internet.
Poderá beneficiar de financiamento de publicações de autores não consagrados.
Poderá participar em projectos da autarquia de índole estatística, informática ou de comunicação empresarial, o que permitirá aos estudantes mais avançados a realização na prática de algumas matérias que só teoricamente terão abordado e apoiará a concretização de estágios aos que tenham terminado determinado grau académico.
Poderá fazer o seu estágio, finalizada a licenciatura, no centro de desenvolvimento de soluções informáticas para o pequeno e médio empresário que será o local privilegiado para a realização de estágios e de fixação dos jovens à terra onde nasceram.Poderá beneficiar da criação de bolsas a atribuir a alunos com altos níveis de aproveitamento escolar, estimulando, com ajuda monetária, o prosseguimento dos estudos e orientando-os, na medida do possível, para áreas de saber com manifesto interesse para a comunidade e com alta empregabilidade.
Poderá a partir da sua terra fazer acesso a qualquer das bibliotecas do concelho, visualizar o seu catálogo e reservar obras, pedindo eventualmente o seu envio por correio.
Poderá ver algum dos seus conterrâncos considerado nesta nova vertente turística que denominamos Nossa Ourém.
Poderá ver edifícios da sua terra classificados como de interesse municipal com o objectivo de os proteger relativamente a qualquer autarca menos respeitador e de garantir a sua preservação em moldes que satisfaçam quem os contemple e dignifiquem Ourém.
Poderá beneficiar dos novos passeios para peões que nos comprometemos a criar em todas as localidades do concelho com a consequente modificação das condições de circulação rodoviária de forma a diminuir a velocidade de circulação no interior das localidades ou a garantir alternativas.
Poderá utilizar os serviços da Câmara a partir de delegações nas juntas de freguesia ou, num estádio mais avançado, a partir de produtos de software instalados no seu computador pessoal.Poderá beneficiar das condições especiais para cidadãos com capacidades de deslocação limitadas que nos comprometemos a desenvolver no contacto com a autarquia e que incluirão a própria possibilidade de a Câmara ir ter com o munícipe.
Poderá adoptar algum dos animais que esteja à guarda da autarquia nos serviços competentes e, em momento de férias, recorrer à respectiva unidade de recolha para a sua protecção e tratamento por um curto período;
Poderá beneficiar do trabalho da brigada agrícola que iremos organizar com o objectivo de aproveitar a riqueza que anual e sistematicamente se perde pelos nossos campos e promover algumas culturas rentáveis;
Poderá beneficiar das estruturas de protecção florestal que organizaremos e cuja actividade será extensível aos privados que se integrarem numa associação tendente a evitar catástrofes como as que vivemos este ano;
Sem comentários:
Enviar um comentário