sexta-feira, setembro 13, 2019

Os problemas do infinito



… Eu já gostava dos desafios da Matemática dedicando-lhe largas horas de estudo e, por vezes, do tempo livre. Mas com ela ganharam outra conotação.
Problemas, teoremas, axiomas, postulados… tudo se transformava, envolvendo-se em cores fantásticas sem perderem a identidade.
Um dia fui chamado ao quadro e, desengonçado, resolvi armar-me em esperto, usando a matéria de simplificações.
- Vou demonstrar que 2 é igual a 3.
- Como?
- É verdade, descobri esta noite numa investigação que fiz…
Qual júri de um concurso musical da RTP, ela respondeu:
- Faça favor, o quadro é todo seu…
E eu comecei a escrever:
0 = 0, logo
2-2 = 3-3, pondo em evidência vem
2*(1-1) = 3*(1-1).
Podemos substituir 1-1 por X, logo
2*X = 3*X, pelo que, simplificando
2 = 3
Comecei a ouvir uns risinhos.
E, de repente, ouvi aquela vozinha, proveniente do lado direito da primeira fila, estilo Ronaldinha das Matemáticas:
- Não pode ser. 0 não divide por 0, dá infinito…
Olhei-a furibundo, batido em toda a linha. Ali estava ela, com ar de vencedor, de todas as cores, um verdadeiro arco-iris. Esta a razão por que não segui Matemática e desgastei o meu tempo no mundo da Economia onde se pode demonstrar tudo e o seu contrário…

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...