terça-feira, abril 14, 2020

Nunca infrinjas os dez mandamentos

Obviamente que, onde há despesas, tem de haver algum controlo. E o Melo batia com as mãos na cabeça.
«Como é possível isto? Só trinta bilhetes vendidos? Mas eu vi umas quarenta pessoas na sala…»
Foi ter com o Mário que lhe confirmou o número de bilhetes vendidos, mostrando-lhe as sobras.
«Não há engano possível. Como poderei esclarecer este mistério?»
Reparou que, na sala de cinema, havia sempre uma ou duas filas vazias na plateia sensivelmente a meio e a seguir a essas, para a frente, estavam sempre os lugares ocupados por rapaziada de Ourém.
«Há aqui algo esquisito. Não que me importe que eles vejam o filme à borla, havendo lugares vazios, mas gostava de esclarecer isto.»
E resolveu preparar uma partida, combinando com o Mário:
- Numa próxima sessão, se chegar algum espetador mais tardio, vende-lhe bilhete para a fila L.
Esta fila era a que era geralmente ocupada por Estorietas e companhia.
Um dos filmes que teve grande êxito em Ourém foi «Os dez mandamentos» de Cecil B. de Mill. A história de Moisés, salvo das águas, crescendo ao lado do imperador, encantava as meninas de Ourém. E realizaram-se várias sessões do filme.
Durante várias vezes, Estorietas e amigos permaneceram junto à porta à espera da borla, mas, com a lotação esgotada, a sua entrada era impossível. Até que numa das sessões derradeiras, o Joia abriu a porta e disse:
- Entrem agora. Vá, não façam barulho, não se tornem notados…
Como por encanto, a fila L ficou quase cheia, ocupando o Estorietas logo o lugar da coxia central. E ali estava ele, com a restante miudagem, a ver o Pernalonga e companhia, a assistir a apresentação do trailer do filme seguinte e a alguns documentários sobre o mundo português. O cinema estava muito composto, quase todos os lugares tinham sido vendidos.
Pouco faltava para se dar início ao filme da noite. O Estorietas sentiu uns passos na sua direção e que alguém parou a seu lado. Nesse momento, ouviu aquela vozinha:
- O senhor está no meu lugar…
Levantou a cabeça. Era ela. Tinha de ser ela, a Cietezinha e restante família, um batalhão com quatro ou cinco pessoas com bilhetes para o lugar que ele e os amigos ocupavam. Ficou sem saber o que fazer, um pouco atrapalhado, mas, como havia quatro ou cinco lugares disponíveis na fila, um ligeiro shift permitiu que todos assistissem ao espetáculo.
Ali ficou ele sentado ao lado daquela linda rapariga, a sua eterna rival, sentindo a sua respiração suave, mas com um estatuto desconfortável: estava ali ilegal, sem bilhete, prestes a passar por uma vergonha, enquanto ela, altaneira, arrogante, assistia impávida e serena ao filme. Que gozo iria ser no CFL. Nem teve concentração para ver o filme…
Mas as desgraças não se ficaram por aí…
O problema é que o Melo tinha assistido a tudo e, no intervalo, veio ter com eles acompanhado de um polícia.
- Mostrem-me os vossos bilhetes…
Foi aflição total. Nenhum daqueles miúdos tinha bilhete e o passo seguinte foi irem todos para a polícia com o objetivo de esclarecer a situação…


E agora, meus amigos? Será que, por culpa da Cietezinha, o Estorietas e os amigos ficam presos?

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...