quinta-feira, setembro 30, 2004

Uma estrutura esquisita, a da câmara (3)
Miscelânea de órgãos

Ao entrarmos mais profundamente na caracterização do órgão e na sua proximidade ao nível mais alto, já encontrámos alguns elementos que nos parecem confusos.
A Câmara organiza-se em Dartamentos (Dep), dentro dos quais encontramos Divisões (Div) e estas projectam-se em Serviços (Serv), Gabinetes (Gab), Sectores e Secções sem que nada deixe transparecer se alguma destas estruturas é mais importante do que as outras. Por exemplo, ao nível do Apoio Administrativo, um serviço que se repete em múultiplos órgão, encontrámos várias caracterizações como Sector e como Secção.
Outro aspecto desta confusão tem a ver com o surgimento de um órgão cujo estatuto nos parece indefinido (Ind) e situado ao mesmo nível dos departamentos: é o chamado Projecto de Requalificação de Ourém e Fátima. Compreendemos que não se chame Departamento, é uma estrutura possivelmente transitória, mas colocá-lo nestes moldes sugere-nos que se está a justificar um nível de vencimento.
O resultado do cruzamento dos órgãos assim classificados relativamente ao seu nível, considerando também, o exercício da Presidência (P) originou o quadro seguinte:

Tipo Orgão

Nivel

Dep

Div

Gab

Ind

P

Secção

Sector

Serv

Total

n0

1

1

n1

2

3

2

1

8

n2

7

2

1

1

11

n3

11

3

10

23

1

48

Total

2

7

16

6

1

10

24

2

68


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...